quinta-feira, 27 de março de 2014

Secretaria do Trabalho oferece 8.360 vagas para cursos de qualificação profissional

Estão abertas, até a próxima sexta-feira (28), as inscrições para cursos do Programa Qualifica Bahia, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os cursos do Qualifica estão sendo ofertados em 158 municípios e atendem cadeias produtivas de alimentos, beleza e estética, construção civil, arte e cultura, agricultura familiar, metal mecânica, tecnologia da informação, dentre outras.

A execução do Programa Qualifica, assim como de outros programas da Setre, a exemplo do Trilha e do Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq), prioriza demandas de cadeias produtivas apontadas pelos atores atuantes no mundo do trabalho local, a exemplo das Comissões Municipais de Trabalho, iniciativa privada e Prefeituras.

“Nosso objetivo é promover a realização de cursos que amplie cada vez mais em todo o estado a oferta de mão de obra qualificada. Com esses programas, queremos atingir o maior número possível de municípios, preparando a mão de obra local para as diferentes oportunidades de trabalho que surjam, seja na iniciativa privada, seja na iniciativa pública, a exemplo de investimentos como Enseada do Paraguaçu, Ferrovia Oeste-Leste, implantação dos parques de energia eólica e outras importantes obras de infraestrutura em curso no interior do estado”, diz o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos.

O público-alvo atendido pelo Qualifica Bahia são pessoas com idade superior a 18 anos, de baixa-renda, desempregadas, com disponibilidade de horário. Para se inscrever, o interessado deve apresentar RG, CPF e apresentação do NIS/PIS/NIT. A escolaridade exigida é definida de acordo com cada curso e a carga horária varia entre 100 e 240 horas. A previsão é de que todas as turmas iniciem as aulas até o dia 15 de abril.

As inscrições acontecem em unidades do SineBahia e outros locais divulgados pelas instituições executoras em cada município. Clique aqui e veja a oferta de cursos e vagas em sua cidade.

Fonte: Ascom/Setre

Nenhum comentário:

Postar um comentário