quarta-feira, 8 de abril de 2015

Vagas de estágio: Nível superior

Bolsa-auxilio: R$ 986,00

Bahia possui 28.751 vagas cadastradas no Portal Mais Emprego

O trabalhador brasileiro conta a partir desta quarta-feira (08) com um aliado na hora de procurar recolocação profissional. O Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego, permite que o próprio cidadão pesquise e se candidate às vagas existentes no Sistema Nacional de Emprego (Sine) sem precisar sair de casa ou depender de um intermediário. O sistema, disponível pela internet ou por meio do sítio no MTE, também oferece informações sobre o andamento do seguro desemprego, oportunidades de qualificação profissional e abono salarial.

A Bahia concentra 28.751 vagas, que podem ser verificadas pelos candidatos acessando o portal. O sistema já estava no ar, em testes e passa a ser divulgado a partir de hoje nas redes sociais com foco no apoio ao trabalhador que busca um novo emprego. Tem como maior destaque a oferta de vagas de todo o País, simultaneamente, pelo acesso ao banco de dados do Sine. Esse sistema, durante a fase de testes, no ano passado, captou mais de 2,6 milhões de oportunidades de trabalho. O Portal também permite ao trabalhador preencher e imprimir seu cadastro curricular e manifestar interesse por cursos de qualificação profissional do Pronatec. Também podem ser obtidos dados do PIS e verificadas informações sobre sua ocupação no mercado de trabalho, por meio da Classificação Brasileira de Ocupação (CBO).

Para as empresas, o sistema auxilia no atendimento das disposições trabalhistas, quando possibilita o empregador enviar o requerimento do Seguro-Desemprego pela internet, dispensando o requerimento adquirido em papelaria, substituindo o preenchimento manual pelo eletrônico.

As oportunidades de trabalho oferecidas pelo Portal Mais Emprego são informadas diariamente pelos empregadores ao MTE. Após a realização do cadastro no Portal Mais Emprego o trabalhador poderá verificar vagas de emprego condizentes ao seu perfil profissional, e se auto candidatar aos processos seletivos, sem ter de ir a um Posto de Atendimento do Sine, bem como ter acesso aos demais serviços disponíveis.

Cadastro do Trabalhador
Para se inscrever no Portal Mais Emprego e acessar o serviço de intermediação de mão de obra, o trabalhador precisa ter, no mínimo, 14 anos de idade, informar o número da identidade, da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), do Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) ou Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

Também é necessário informar a formação acadêmica e os cursos profissionalizantes realizados, além do seu perfil, pretensão e experiências profissionais, com e sem comprovação. O campo pretensão profissional é o local de preenchimento das vagas de emprego que o trabalhador deseja concorrer. É possível informar até seis cargos desejados.

Cadastro do Empregador
Para se cadastrar no Portal Mais Emprego e disponibilizar vagas de emprego, o empregador precisa fazer um login de acesso com o número de identificação registrado. Para isso é necessário ter em mão o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o CEI (Cadastro Especifico do INSS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Caso o empregador já tenha comparecido a uma Agência do Sine, o cadastro já estará preenchido, então será necessário apenas verificar se as informações precisam de atualização. O cadastro está dividido em cinco etapas, para que seja informados a identificação, contatos, principais atividades da empresa e o período que mais efetua contratações. Também é necessário selecionar a agência do Sine que ficará responsável por validar o cadastro, as informações das vagas que a empresa cadastrar e prestar todo o apoio durante o acompanhamento do preenchimento da vaga.

Se o trabalhador ou o empregador tiver algum problema ou a dúvida para realizar o seu cadastro no Portal Mais Emprego, é necessário procurar a agências de atendimento do Sine, mais próxima.

Aratu

Petrobras seleciona 250 jovens na BA

Pessoas com idade entre 16 e 21 anos terão a chance de trabalhar em uma das empresas mais cobiçadas pelos trabalhadores brasileiros, a Petrobras. A companhia abre na próxima segunda-feira as inscrições do Programa Jovem Aprendiz (PPJA), beneficiando jovens de baixa renda dos municípios de Alagoinhas, Araçás, Camaçari, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Entre Rios, Esplanada, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé. São 250 vagas para assistente administrativo, mecânica de manutenção, eletricista de instalações e edificações. Além da idade, os candidatos precisam ter concluído do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio em escola da rede pública de ensino. 

É necessário, ainda, possuir renda bruta familiar mensal de até R$ 600 por pessoa, sem incluir benefícios sociais de governo (como Bolsa Família). Com uma jornada diária de quatro horas, de segunda a sexta-feira, os aprovados terão direito a um salário mínimo (R$ 788), vale-transporte ou transporte, vale-refeição ou alimentação, uniforme e equipamento de proteção individual (EPI), 13º salário e férias. As inscrições deverão ser realizadas pela internet através do site www.consultec.com.br, de 13 a 15 de abril. A seleção inclui uma prova objetiva. Todos os aprovados terão as carteiras de trabalho assinadas pela Fundação José Carvalho, parceira da Petrobras para implantação do PPJA-Bahia. 

Cartão de Ponto