sábado, 15 de fevereiro de 2014

Como se defender da rádio peão?

A rádio peão já fez muitos dirigentes organizacionais perderem noites de sono, bem como talentos e até mesmo bons negócios. Isso porque essa "modalidade informal de comunicação" possui uma velocidade muito grande de disseminação entre os colaboradores e, geralmente, quando ganha força prejudica o clima organizacional e, consequentemente, os talentos que precisam estar centrados em suas atividades. Mas, o que fazer para se defender ou fragilizar a rádio peão? Abaixo, listo algumas sugestões para serem aplicadas por qualquer empresa, independente do porte e do segmento de atuação.

1 - A Era da Informação trouxe benefícios significativos à humanidade, inclusive no tocante aos novos canais de comunicação. Contudo, a empresa que deseja estabelecer um canal de confiança com os seus talentos internos, não pode deixar de lado o valor da comunicação face a face. É fundamental lembrar que ao estabelecermos um diálogo direto com alguém, somos capazes de perceber emoções que estabelecem ou comprometem a relação empresa-funcionário como, por exemplo, alegria, tristeza, insatisfação, entre outros. Aquele "olho no olho" nunca perderá seu valor nas relações humanas.


2 -
O estímulo à ética entre os colaboradores é um fator que fragiliza a rádio peão. Por quê? Suponhamos que a organização trabalhe constantemente junto aos colaboradores, o quanto uma "fofoca" pode ser considerada um ato antiético. Afinal, um infundado "zunzunzum" inicialmente pode parecer um comentário "engraçado", mas ao alcançar os ouvidos de várias pessoas, quem sabe, torne-se um motivo de demissão de um colega ou até mesmo em determinados casos, ser considerado assédio moral.


3 - Adequação dos canais de comunicação ao público. É de grande relevância que as empresas invistam nos canais internos, mas é preciso saber se os recursos adotados são, de fato, utilizados e compreendidos pelo público-alvo. Antes de se estabelecer qualquer comunicação é preciso fazer-se ser compreendido, porque não adiante divulgar informações se essas não serão úteis ou tampouco entendidas pelos receptores.


4 - A prática do feedback mais uma vez presente no âmbito organizacional. Como em qualquer processo de gestão, se a política de comunicação interna deseja ser eficaz, precisa oferecer feedbacks constantes aos colaboradores. Isso diminuirá os ruídos da radio peão, uma vez que os profissionais sempre sabem o que a empresa espera deles e as novidades relativas aos fatos que envolvem diretamente a companhia. Lembremos que o feedback, normalmente, é dado pela liderança. Por esse motivo, é fundamental preparar os líderes para que eles compreendam que são representantes diretos da empresa e como tal, precisam ter feeling para identificar quando sua equipe está sendo atingida por "rumores" disseminados pela rádio peão. Uma vez que isso é percebido pela liderança, é o momento de conversar com os liderados.


5 - Certa vez, um líder alemão comentou que "Uma mentira dita cem vezes, torna-se verdade um dia". Por isso, quando os boatos surgirem no campo corporativo, a rapidez em desfazê-los é crucial para neutralizá-los junto aos talentos humanos e com isso evitar que problemas indesejáveis surjam.


6 - Boatos são boatos e cada vez que passam de um "ouvido para outro", geralmente, ganham um "aumentativo". Quem já teve a oportunidade de brincar de "telefone sem fio" entende o que digo. Quando uma fofoca começa a ser disseminada nos corredores de uma empresa, ela se inicia do tamanho de um peixinho e em pouco tempo pode ganhar a formatação de um polvo gigante, cheio de tentáculos e pronto para agarrar o próximo "ouvinte". Por isso, não desmereça a "importância" de um boato, acreditando que logo ele perderá a força e será esquecido.


7 - Há situações em que a alta direção precisa manifestar-se. São aqueles momentos que envolvem boatos mais complicados como, por exemplo, desligamento em massa ou processos de mudança. Dizem que "cada cabeça é um mundo", imagine a interpretação que os colaboradores podem dar a uma informação de que as ações da empresa, em que ele atua, foram compradas pela concorrência. Há situações em que a dirigentes precisam posicionar-se rapidamente, antes que se ocorra uma instabilidade do clima organizacional.


8 - Abertura de canais diretos com o colaborador, para que esses possam apresentar suas opiniões diante dos processos de gestão. Sabemos que a comunicação caracteriza-se por ser um processo de "mão dupla", ou seja, a empresa precisa falar e ouvir os seus talentos. Diante disso, criar canais em que os funcionários possam tirar dúvidas, apresentar questionamentos que estão preocupando as equipes ou mesmo oferecer sugestões para a organização cria um estabelece um relacionamento de confiança, que dificilmente será abalado por algum boato divulgado pela rádio peão ou rádio corredores.


9 - Identificar de onde os boatos partem é uma força de fragilizar a rádio peão. Não falo aqui em encontrar culpados e começar uma caça às bruxas, pelo contrário. Encontrar como os boatos ou os ruídos surgiram permitirá que a organização reavalie seu sistema de comunicação interna e trabalhe os pontos considerados fracos.


10 - Informar sempre. Não se deve esperar que as especulações se formem, mas sim antecipar as informações que os colaboradores precisam receber para terem segurança de que atuam em um ambiente organizacional sério e que atenda às suas expectativas. Comunicação não deve ser lembrada apenas quanto a "panela esquenta", mas ser um processo contínuo.


FONTE: http://www.rh.com.br

A TIM está com inscrições para seu Programa Estágio sem Fronteira 2014.

A TIM Oferece seu programa Estágio de 20 a 30 horas semanais nas mais diversas áreas para você desenvolver o seu potencial e fazer a sua carreira ir mais longe.

Pré-requisitos Estágio TIM 2014 :

• Ter previsão de formatura entre julho/2015 e julho/2016, exceto para os cursos de Engenharia, TI e Estatística que será considerada a previsão até julho/2017;
• Conhecimentos de inglês e informática.

Cursos Elegíveis para Estágio TIM 2014:

Administração, Análise de Sistemas, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Comunicação Social – Jornalismo, Design, Desenho Industrial, Direito, Engenharia, Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Estatística, Geografia, Informática, Marketing, Matemática, Psicologia e Sistemas de Informação.

Locais de Trabalho para Estágio TIM 2014:

• Rio de Janeiro (Barra da Tijuca e São Cristovão);
• São Paulo (Capital, Santo André e Campinas);
• Minas Gerais (Belo Horizonte);
• Paraná (Curitiba);
• Rio Grande do Sul (Porto Alegre);
• Distrito Federal (Brasília);
• Salvador (Bahia);
• Pará (Belém);
• Pernambuco (Recife).

Benefícios Estágio TIM 2014:

• Bolsa auxílio compatível com o mercado;
• Assistência Médica e Odontológica;
• Vale-refeição e Vale-transporte;
• Smartphone funcional com pacote de dados ilimitado;
• Job Rotation;
• Programa de Formação e Desenvolvimento;

Programa de Desenvolvimento Estágio TIM 2014:

• Dia do Estagiário;
• Encontro Anual;
• Concurso Sem Fronteiras;
• Treinamentos.

Como se inscrever no Estágio sem Fronteira Tim 2014:

As inscrições podem ser realizadas até 16/03/2014 no Estágio sem Fronteiras da TIM! Para isso, acesse o site http://www.tim.com.br/rj/sobre-a-tim/carreira/oportunidades/programa-estagio-sem-fronteiras e clique em Inscreva-se.

INSCRIÇÕES ABERTAS! Ser Jovem Aprendiz Nestlé FAZ BEM!

LEIA EM: http://jovemaprendiz.net.br/nacional/jovem-aprendiz-nestle-2014-inscricoes-abertas284.html

Cursos gratuitos para jovens estão com inscrições abertas em Salvador.

Estão abertas as inscrições para oficinas nas áreas de artes visuais, dança, capoeira e teatro com inclusão digital para crianças e jovens na faixa etária de 8 a 17 anos que estejam cursando a partir da 2º ano do ensino fundamental.

Os cursos gratuitos são oferecidos pela Fundação Cidade-Mãe e as vagas estão disponíveis nos centros de convivência Cristo é Vida, localizados nos bairros da Chapada do Rio Vermelho, Saramandaia e Coutos.

As inscrições permanecerão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. Para inscrever-se, a criança deve comparecer à unidade mais próxima de sua residência e apresentar Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento e comprovante de escolaridade exigida para cada curso, além de telefone para contato.

Os mesmos deverão estar acompanhados do responsável que deverá apresentar a Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

Os centros onde as inscrições podem ser feitas funcionam nos seguintes endereços: Rua Antônio Carlos Pedreira, nº 01, Chapada do Rio Vermelho; Rua Maria Tereza Bernardina, s/n, Saramandaia; e Rua da Paz, s/n, Parque Setubal, Coutos.

G1 BAHIA

Lojas Guaibim – Valença – vaga assistente administrativo

VAGA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO – VAGA EM VALENÇA
Segundo grau completo
Mínimo: 20-35 anos de idade
Disponibilidade para viagem
Experiência administrativa
Experiência em RH 


O FUNCIONÁRIO DEVERÁ MORAR EM VALENÇA (BA)
Interessados cadastrar currículos no site www.lojasguaibim.com.br em trabalhe conosco.

Sinebahia abre 1.280 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

PlanTeQ irá qualificar mais de 2 mil trabalhadores de 41 municípios baianos
O Sinebahia, através do Plano Territorial de Qualificação (Planteq Bahia), abre na segunda-feira (17), as inscrições para 1.280 vagas em 38 cursos gratuitos, que serão ofertados em 24 municípios. Em Salvador, são 220 oportunidades distribuídas nos seguintes cursos: técnica de vendas, recepcionista de consultório médico ou dentário, operador de telemarketing, garçom, mecânico de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração, técnica de vendas e recepcionista com informática.

De acordo com a coordenadora do Planteq Bahia, Kadine Santos, o programa tem como público prioritário trabalhadores desempregados maiores de 18 anos. Ela explica que as qualificações têm carga horária de 200 horas e as aulas estão previstas para começar em 24 de março. “Serão 4 horas de aulas diárias, de segunda a sexta-feira, durante 50 dias”, diz. Segundo ela, as aulas serão ministradas em 10 instituições no estado habilitadas pela Setre, sendo cinco em Salvador. Além de não pagar o curso, os participantes ainda recebem auxílio transporte, lanche, fardamento e todo o material didático necessário.

Os interessados devem procurar os postos do Sinebahia na cidade onde deseja realizar o curso. Em Salvador, o cadastro deve ser feito na unidade central (Av. ACM, 3.359, Edf. Torres do Iguatemi, das 8h às 16h). A seleção será feita por ordem de chegada. É necessário levar o número do PIS, Pasep ou NIS, carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência.

IBAHIA

VAGA: ESTÁGIO EM ADM