domingo, 27 de julho de 2014

Maturidade profissional não está ligada à idade

Já não é novidade que, no contexto corporativo, as pessoas são julgadas e avaliadas muitas vezes mais pelo lado comportamental do que pelo técnico. E uma grande parcela das atitudes e postura dos profissionais é relacionada à maturidade, que não necessariamente está ligada ao tempo atuando em uma empresa ou no mercado como um todo.

“A experiência profissional contribui para a maturidade, mas não tem uma relação direta. Tanto que hoje existem profissionais muito jovens, de 20 a 25 anos, com responsabilidades de gestão e nível de comprometimento grande com as empresas onde atuam”, relata Mariana Almeida, gerente de RH da Mega Sistemas Corporativos.

Pessoas com baixa maturidade passam uma imagem para a empresa que pouco contribui para seu crescimento – cargos de gestão ou de tomadas de decisão, por exemplo, acabam ficando mais distantes.

“As mentiras, comportamentos infantilizados, egocentrismo, falta de foco, extrema competitividade em atividades que não são essência do trabalho e brincadeiras inapropriadas no ambiente de trabalho são algumas das características associadas à baixa maturidade profissional”, aponta Henrique Veloso, especialista em gestão de pessoas.

A imaturidade pode fazer com que o profissional se acomode demais na empresa, e permaneça por muito tempo estagnado em determinada função, mas também pode provocar a instabilidade do indivíduo, fazendo com que mude de emprego constantemente.  “Não encarar os problemas de frente e fugir das responsabilidades não colabora nem um pouco com o desenvolvimento profissional, que é consequência da imaturidade”,  conta Mariana.

Como atingir a maturidade

Ser autocrítico é fundamental para encontrar uma postura equilibrada e madura perante o contexto da organização onde atua. A inteligência e o controle emocional bem desenvolvidos são o espelho de um profissional maduro, e saber driblar e superar situações de pressão, cobrança e de conflitos é prova de que o sujeito é bem preparado.

Uma postura madura geralmente contagia e engaja os colegas de equipe, e leva, muitas vezes, o profissional a caminho de um cargo de liderança – a empresa geralmente valoriza e enxerga a maturidade de um funcionário, e abre espaço para que se desenvolva como gestor.

“Ser maduro profissionalmente permite saber lidar com as diferenças entre os indivíduos, saber se comunicar melhor, ou seja, dar e receber feedbacks sobre o trabalho, trabalhar em equipe, reconhecer falhas e aprender com elas. A maturidade também colabora para encarar situações desconhecidas e de pressão, permitindo lidar melhor com o estresse ocupacional”, opina Veloso.

Ambev inscreve para programa de trainee

As inscrições para o programa de trainee 2015 da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) vão até 7 de setembro por meio do site www.traineeambev.com.br. Podem se candidatar jovens de todo o Brasil com até dois anos de formados ou que tenham previsão de formatura para o final de 2014.

Entre os critérios analisados ao longo da seleção estão habilidade para gerenciamento de pessoas e negociação, interesse por desenvolvimento de novas tecnologias, capacidade de liderança e visão empreendedora. Inglês fluente e disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país são atributos importantes.

A Tarde

Vaga: Supervisor Call Center


SIMM terá posto de atendimento itinerante no Bairro da Paz

Moradores do Bairro da Paz e imediações interessados em entrar no mercado de trabalho terão oportunidade de se cadastrar no Sistema Único de Emprego na próxima quarta-feira (30) e, a partir daí, se habilitar às vagas de disponibilizadas pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e Projeto Formação Profissional Salvador (PFSSA), e será executada pelo Instituto Oikos, uma ONG italiana, junto à Cooperativa Colibris.

O objetivo é incentivar ações da sociedade civil buscando reduzir a pobreza e fomentar o desenvolvimento sustentável nas periferias, através da geração de trabalho e renda. Os atendimentos serão realizados no espaço “Avançar” no período matutino. Os candidatos deverão comparecer com RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. Os interessados também poderão participar de uma oficina gratuita sobre empregabilidade, abordando aspectos como elaboração de currículo, perfil profissional e seleção, focado na desenvoltura do
candidato.

Aratu On Line.

Vagas: Balconista - Caixa


Uneb inscreve para curso de francês até 31 de julho

O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) da UNEB inscreve, até o dia 31 de julho, novas turmas para o curso de francês. São 50 vagas para os níveis básico e intermediário, no valor de R$ 280 por semestre.

As matrículas acontecem no prédio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), na avenida Jorge Amado, ao lado do supermercado Atacadão Mix, no bairro do Imbuí, em Salvador, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Os interessados devem levar identidade e o valor da taxa de inscrição, em dinheiro ou cheque. Os alunos que tiverem algum vínculo com a Uneb ou a UFBA ganham desconto de R$ 40.

As aulas serão todas as sextas-feiras à noite, das 19h às 22h, no campus da Uneb, na rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Informações: NEC/Proex - tel. (71) 3371-0107.

A Tarde.

Vagas de estágio: Nível Superior






Jornalistas fazem palestra na próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira, 30, acontecerá na Saraiva do Salvador Shopping, às 19h, o Papo do Mercado. Trata-se de um ciclo de encontros que discutirá assuntos sobre o mercado de comunicação. Na primeira fase serão discutidos "Os desafios da comunicação na era digital". Aberto a profissionais de diversas áreas, o encontro terá palestras de Katia Borges, editora da revista Muito de A TARDE, e de Linda Bezerra, editora de produção do jornal Correio.

A Tarde

Encarregado de Logística


Assistente de Logística


Rede Globo abre vagas para trainee; inscrições vão até 3 de agosto

Quem sonha em trabalhar na Rede Globo tem até o dia 3 de agosto para se inscrever na seleção de trainee da organização, que vai escolher profissionais para atuar nas áreas de negócios, entretenimento e programação.

A seleção é destinada a universitários de todas as graduações. é necessário ter inglês fluente, mobilidade para residência entre Rio de Janeiro e São Paulo e interesse genuíno pelo segmento de
comunicação, mídia, publicidade e entretenimento.

A seleção conta com game online, dinâmica de grupo e circuito com gestores. Para se inscrever basta fazer um cadastro no site talentostvglobo.com.br/trainee.


iBahia