domingo, 20 de julho de 2014

Festival de Gastronomia oferece vagas gratuitas para degustação e aprendizagem

O Mercado do Rio Vermelho, nos dias 25 e 26 de julho, recebe o Festival de Gastronomia e Cultura da Bahia, que oferece 360 vagas gratuitas para degustação e aprendizagem de diversos pratos. Dentro do evento, acontece a Cozinha Show onde chefs fazem o passo a passo de comidas como a Paella Nordestina orientada pelo professor de gastronomia da Universidade Ruy Barbosa, Francisco Amorim, conhecido como Chicão.

O Festival faz parte dos programas Sebrae 2014 e Economia Criativa contando com a parceria do Governo do Estado, através da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal); da Associação Brasileira de Bares de Restaurantes-Seccional Bahia (Abrasel-BA); Senac; Universidade Federal da Bahia (UFba); Faculdade Ruy Barbosa e da Enashopp, empresa privada que administra o Mercado do Rio Vermelho.
São 30 vagas gratuitas para cada uma das apresentações, os interessados podem se inscrever no local. 

Confira a programação:

25 de julho
11h30 às 13h - Apresentação musical de Igor Reis (música regional)
13h às 14h - Chef Edinho Engel, do Restaurante Amado/"Amadinho", um mineiro descobrindo a Bahia
14h30 às 15h30 - Josenilton Santos, do SENAC-BA, com a Cozinha do Recôncavo: Maniçoba
16h às 17h - Edinho, do Mercado do Rio Vermelho - “A Receita do meu Prato e a História do meu Bar”

26 de julho
10h30 às 12h - Apresentação musical de Sandra Simões - Samba e MPB
12h às 13h - Josenilton Santos, do SENAC-BA, com o Escondidinho de Fumeiro
13h30 às 14h30 – França, da Confraria do França, e “A Receita do meu Prato e a História do meu Bar”, com o prato “Arroz de Polvo”
15h às 16h – Prof. Odilon Braga, da UFBa - Anduzada Ceasinha 

iBahia

Você conhece o seu perfil profissional?

Os testes de perfis profissionais, os estudiosos e os gurus do assunto, definem diversas nomenclaturas definindo-nos com perfis como: o conservador, o moderado, o agressivo, o da geração X ou da geração Y, entre tantos outros rótulos que nos são apresentados.

Mas, na verdade, as características que definem os profissionais, são muito mais abrangentes que isso, e não podemos encaixar inúmeras pessoas tão diferentes em um mesmo perfil. Na realidade, quem o define é você. Os testes nos auxiliam, nos dão um norte inicial, e com o passar do tempo, com o amadurecimento profissional tais padrões se apresentam alterados, evoluídos. 

O importante mesmo é saber quem você é. Por mais piegas que isso pareça, é extremamente necessário que você saiba quem você é quanto profissional, pois é isso que os recrutadores buscam quando querem adicionar um novo membro à equipe.

Ao estabelecer seus pontos fortes, suas fraquezas, habilidades, dificuldades e demais características, você passa a entender o que busca em uma empresa, e não perderá seu tempo em entrevistas desnecessárias.

(In)felizmente, a forma mais fácil de saber isso é com a experiência. Ao vivenciar seu dia-a-dia em um ambiente de trabalho, você passará a perceber as críticas e elogios que fazem a você. A partir daí, não será tão complicado de traçar novos objetivos para se aperfeiçoar!

A maior parte das empresas procura um profissional seguro, que saiba se adequar ao padrão da empresa e que gere mais lucro do que despesas. O grande desafio dos profissionais é se adequar a esse modelo sem deixar de lado quem você é. Apesar de ser difícil, é isso que te dará um diferencial no mercado de trabalho.

Passe a se observar dentro do ambiente de sua empresa e analise: o que você agrega? Do que mais reclamam? Como corrigir isso? Faça uma autoanálise constante, para encontrar as respostas. Novos desafios também são muito úteis para isso, já que é uma situação desconhecida por você. Observe a si mesmo quando surgir uma novidade nas suas tarefas: seu perfil estará especialmente exposto nessas situações.

Seus valores devem se fundir com os da empresa, só então você será capaz de dizer: esse é meu perfil, é nesse tipo de lugar em que eu me enquadro. Com isso suas chances de sucesso profissional serão mais prováveis.

Veja as vagas de emprego em Salvador oferecidas pelo SIMM para segunda-feira (21)

Vendedor interno (estágio)
Ensino médio incompleto, sexo feminino, vaga para estudantes do ensino médio, não exige experiência.
12 vagas

Costureira de máquina industrial
Ensino fundamental incompleto, 6 meses de experiência.
6 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoa com deficiência)
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.
5 vagas

Técnico de informática
Ensino médio completo, sexo masculino, habilitação B, 6 meses de experiência.
4 vagas

Mecânico de refrigeração
Ensino médio completo, sexo masculino, habilitação B, possuir curso técnico em refrigeração pelo SENAI, 6 meses de experiência.
4 vagas

Pizzaiolo
Ensino médio completo, sexo masculino, 6 meses de experiência.
3 vagas

Motoboy
Ensino médio completo, habilitação A, sexo masculino, 6 meses de experiência.
3 vagas

Soldador
Ensino médio completo, sexo masculino, imprescindível curso de soldagem, 6 meses de experiência.
3 vagas

Motoboy
Ensino médio completo, habilitação A, possuir moto, sexo masculino, não exige experiência.
2 vagas
Técnico de refrigeração
Ensino médio completo, 3 meses de experiência.
2 vagas


Professora de educação infantil
Ensino superior completo em pedagogia, sexo feminino 6 meses de experiência.
2 vagas

Auxiliar de escrituração fiscal
Ensino médio completo, sexo feminino, 6 meses de experiência.
2 vagas

Garçom
Ensino médio completo, vaga zoneada para a região da Avenida Suburbana e os bairros Centro e Ondina, 6 meses de experiência.
2 vagas

Ajudante de carga e descarga de mercadorias
Ensino fundamental completo, sexo masculino, habilitação B, vaga zoneada para Lauro de Freitas, 6 meses de experiência.
2 vagas

Consultor de vendas
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
2 vagas

Manicure (temporária)
Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.
1 vaga

Barman
Ensino médio completo, vaga zoneada para a região da Avenida Suburbana e os bairros Centro e Ondina, 6 meses de experiência.
1 vaga

Consultor de vendas
Ensino superior completo em marketing ou publicidade, sexo feminino, 6 meses de experiência.
1 vaga

Auxiliar técnico de eletrônica
Ensino fundamental completo, habilitação A, sexo masculino, 3 meses de experiência.
1 vaga

Eletricista
Ensino médio completo, sexo masculino, habilitação B, 6 meses de experiência.
1 vaga

Consultor de viagem
Ensino superior completo em turismo, relações internacionais, administração ou comunicação, inglês avançado, sexo feminino, 3 meses de experiência.
1 vaga

Auxiliar de comunicação
Ensino médio completo, sexo feminino, 6 meses de experiência.
1 vaga

Vendedor interno
Ensino médio completo, bilíngue, sexo masculino, 6 meses de experiência.
1 vaga

Auxiliar de cozinha
Ensino fundamental completo, sexo feminino, 6 meses de experiência.
1 vaga
Os interessados deverão ir a um dos postos do Simm, no Comércio - Rua Miguel Calmon, 382; no Cabula - Praça da Mangueira, 84, em Cajazeiras - Estrada do Coqueiro Grande, 1.902; na Boca do Rio - Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja; em Itapuã - Avenida Dorival Caymmi, s/nº, dentro da Feira de Itapuã, levando originais da Carteira de Trabalho, carteira de Identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 8h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. O público conta ainda com um ponto de atendimento do Simm na Estação Ferroviária da Calçada, nas instalações da Agência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), cujo horário de atendimento é das 8 às 14h. As vagas podem ser preenchidas ao longo do dia.

Os candidatos podem usufruir, também, do atendimento por hora marcada, que funciona das 08 às 16 horas, pelo telefone 2203-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

Se você quer uma carreira de sucesso, diga sim!

Você costuma dizer várias vezes a palavra “não” no trabalho? Isso pode estar barrando o seu sucesso. Entenda por que

Você se preocupa com as roupas que usa no seu trabalho, com o jeito como trata os colegas e até com a admistração do tempo que leva para desempenhar cada tarefa. Tudo parece estar perfeitamente sob controle, mas será que realmente está? Às vezes, pequenas atitudes como falar “não” mais vezes do que deveria pode colocar todo o esforço a perder.


Pessoas que dizem sim com uma frequencia grande costumam ser vistas de uma forma melhor. Elas parecem mais empolgadas e dispostas a desempenhar tarefas, o que conta muito para os chefes. Não é que elas tentem parecer funcionárias melhores que as demais: a verdade é que o ato de dizer sim demonstra boa vontade, mesmo quando as atividades que devem ser feitas são difíceis ou devem ser aprendidas.

Além disso, o ato de sorrir é contagiante e torna o ambiente de trabalho mais leve e harmônico. E, como você bem sabe, trabalhar num ambiente aprazível melhora o seu desempenho.

E você, conseguiu perceber se fala mais “sim” ou “não”? Faça uma autoanálise e preste mais atenção nisso. Talvez você esteja barrando o seu sucesso profissional sem ao menos notar.


Exposição do 'Museu Egípcio' tem peças como múmias e sarcófagos

Foi aberta neste domingo (20) a exposição inédita do Museu Egípcio Itinerante no Shopping Bela Vista, em Salvador. Múmias, sarcófagos e papiros são algumas das 150 peças contempladas na mostra, que fica na Bahia até o dia 20 de setembro. Além de ver de perto cada objeto, os visitantes também vão poder conhecer um pouco da história e dos costumes dos faraós e da mitologia egípcia.

As visitas são sempre acompanhadas por monitores e quem fizer o agendamento prévio pode participar de palestras, durante a exposição. O ingresso é no valor de R$ 10.

As peças são replicas perfeitas de obras expostas em museus espalhados pelo mundo, como é o caso do Museu de Louvre, British Museum e Ashmolean Museum. Em Salvador, são colocadas à disposição dos visitantes novas peças relacionadas ao Faraó Tutankhamon.

Todo o acervo é produzido pelo artista plástico Essam Battal e sua equipe em ateliês do Egito. Pedra, madeira, gesso e papiro são alguns dos materiais utilizados para produzir as réplicas.

Segundo o artista plástico, as múmias e os sarcófagos exigem maior tempo para ficarem prontas, devido ao grau de dificuldade e a riqueza de detalhes. Já as pinturas sobre papiro são finalizadas com maior brevidade. A exposição itinerante começou em 1982 e quatro anos mais tarde foi realizada a primeira edição do Museu Egípcio Itinerante, no Brasil.

G1 BA

Antaq abre concurso para 143 vagas

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou edital de concurso público para 143 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 5.674,25 a R$ 11.403,90.
No site do Diário Oficial da União, é possível ver o edital (acesse o edital).
Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros.

Os cargos de nível superior são para analista administrativo nas áreas de TI – analista de infraestrutura, TI – analista de sistemas e negócios e também em qualquer área de formação, especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários nas áreas econômico – financeira e também em qualquer área de formação.
As vagas de nível médio são para técnico administrativo e técnico em regulação de serviços de transportes aquaviários.

As oportunidades são para Brasília, Belém, Manaus, Paranaguá (PR), Porto Velho, São Luís, Salvador, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, São Paulo e Vitória.

As inscrições devem ser feitas de 25 de julho a 13 de agosto pelo site www.cespe.unb.br/concursos/antaq_14. A taxa é de R$ 80 para nível médio e R$ 120 para nível superior.

A seleção será feita por meio de provas objetivas, prova discursiva e avaliação de títulos, somente para os cargos de nível superior.

Ainda haverá curso de formação profissional somente para o cargo de especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários, em Brasília.

As provas objetiva e discursiva, a avaliação de títulos e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizadas nas cidades de Belém, Brasília, Corumbá (MS), Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Paranaguá (PR), Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 28 de setembro, no período da manhã para nível superior e no turno da tarde para nível médio.

O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.


G1 SP

Prefeitura de Correntina (BA) abriu processo seletivo para 467 vagas

Prefeitura de Correntina (BA)
 
A Prefeitura de Correntina (BA) abriu processo seletivo para 467 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, sendo 217 vagas imediatas e 250 para formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 724 a R$ 5.995. As inscrições podem ser feitas de 21 a 29 de julho no Ginásio de Esportes, localizado na Praça Heustógio Pinto Ramos de Araújo, s/nº, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h. 


As provas objetivas estão previstas para o dia 24 de agosto (veja o edital no site da organizadora).

Feira de livros infantis é realizada em shopping de Salvador

Evento ocorre até o dia 13 de agosto, no 1º piso do Shopping Barra.
Programação cultural também é oferecida aos sábados e domingos.

Até o dia 13 de agosto é realizada a 1ª edição da Feira de Livros BOOK LOVERS KIDS, em português "Livros amam crianças", no Shopping Barra, em Salvador. O evento, que acontece na Praça Central, no 1º piso, busca incentivar o hábito da leitura e criar desde cedo a paixão das crianças pelos livros. Na feira, estão à venda mais de 3 mil títulos infantis e infanto-juvenis com preços a partir de R$ 5. O acesso é gratuito.

Além disso, aos sábados e domingos, sempre às 18h, acontece o espaço “Contações de Histórias”. Nesse domingo (20), será a vez da “A Comadre Florzinha contra a mula sem cabeça”. Entre outras atividades, a feira conta com a Turma Bicho de Livro, formada por quatro personagens que surgem de forma lúdica no meio das crianças e devoram livros.

Na área infantil, dentro do espaço, as crianças podem folhear os livros e escolher o tema. Já na área externa, painéis remetem às capas de livros e mostram a importância de ler para as crianças. A feira acontece de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Confira abaixo a programação do espaço "Contações de Histórias":

20/07 - às 18h: A Comadre Florzinha contra a mula sem cabeça
26/07 - às 18h: A Yamaúba, a bruxa da Montanha
27/07 - às 18h: O João Mata-sete
02/08 - às 18h: A serpente de sete cabeças
03/08 - às 18h: O desaparecimento da princesa dos saleiros
09/08 - às 18h: O sumiço da noite
10/08 - às 18h: A história do homem que saiu pelo mundo para aprender a tremer e a arrepiar

G1 BA