sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Sefaz realiza seleção para estagiários com bolsa-auxílio de R$ 1.182

A Secretaria Municipal da Fazenda realiza processo seletivo para o Programa de Estágios em Salvador. As inscrições começam no dia 8 e seguem até 18 de setembro, das 8h às 11h30, e das 13h às 16h30, no Setor de Acompanhamento de Estágio (Seace) da Secretaria Municipal de Gestão (Semge). 

Ao todo são 23 vagas para candidatos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Geografia e Gestão Pública.

Os estagiários receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.182 com carga de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira. Os candidatos devem estar cursando ensino superior, ter concluído 50% do curso e previsão de formatura posterior ao segundo semestre de 2016. Eles ainda precisam apresentar média nas avaliações acadêmicas superior a 7,0.

O contrato tem a duração de 18 meses. Os interessados podem buscar mais informações no setor de acompanhamento de estágio da secretaria pelo telefone 3202-4070 ou e-mail: estagio.semge@salvador.ba.gov.br

Metro 1

FEEDBACK NO PROCESSO SELETIVO

Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia, entre outras. 

É possível fornecer Feedback em todas as Etapas de um Processo Seletivo?
Vamos lá!


RECRUTAMENTO DE CANDIDATOS:
Será que quando fazemos o primeiro contato com candidato, considerando as regras impostas pela empresa, informamos ao mesmo o porquê do processo de comunicação para seleção? Vaga trabalhada? Salário? Benefícios? Entre outros? Sendo o Feedback um ato de responder a um determinado acontecimento, podemos sim considerar que ao fazer o primeiro contato com candidato, temos a triagem inicial e ao mesmo tempo podemos transmitir a certeza ou não de uma continuidade das outras etapas da seleção.


Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo. 

O problema que envolve essa questão é que na maioria das vezes, o RH não entende que dessa fase do processo precisa gerar feedback, e infelizmente, consegue frustrar o candidato. 

Na área da comunicação, o feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para um receptor, através de um determinado canal. 

É muito fácil e tranquilo dar retorno de um possível recrutamento, pois como o próprio nome já diz, existe a possibilidade ou não de triar aquele candidato. Sendo assim, vamos ter mais cuidado! Em um simples telefonema de primeira seleção, esclareça o processo na medida do que é possível, afirmando ou não a continuidade das etapas, e se for o caso, informe o porquê da negativa do referido processo; 

A mensagem poderá ser alterada por algum tipo de barreira (ruído), condicionando então a sua interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina o processo de comunicação com o feedback. 

SELEÇÃO DE CANDIDATOS
Após primeira triagem de candidatos, entramos na(s) etapa(s) de Seleção, que dependendo do cargo ou da formatação da Empresa, pode-se desenvolver de variadas formas.


O significado de feedback é utilizado em teorias da Administração de Empresas, quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. 

Considerando essa fase como crítica, entendemos que é neste contexto que precisamos ter cuidado redobrado em relação ao(s) Feedback(s) emitidos ou não emitidos. Sabemos que nenhum candidato participa de Processos Seletivos simplesmente porque estavam com vontade de fazer parte da seleção, ou porque não tinham o que fazer. Por mais simples ou complexo que seja o cargo, é criada uma determinada expectativa, tanto para possível empregador quanto para o selecionado empregado, por isso RH(s), vamos ter mais cuidado!

No âmbito da Psicologia, o feedback é também descrito como retroação ou devolutiva, uma vertente da comunicação interpessoal que pode servir para minimizar conflitos entre indivíduos. 

Sabemos que essa tarefa não é fácil, afinal de contas, na maioria das vezes, trabalhamos em empresas ou organizações que não se articulam, vivem despreparadas, e acabam descarregando no RH todas as suas angústias e frustações não planejadas em seu processo de implantação ou de manutenção da sua “Melhoria Contínua”; Por mais angustiante que também seja as fases do Processo de Seleção para o RH, temos a certeza que a angústia maior vem por parte do candidato, que de uma forma ou de outra anseia por uma mudança (empresa, ambiente, benefícios, atitudes, colegas/amigos, salário, entre outros);

ETAPA = FEEDBACK / Etapa = Feedback / etapa=feedback, simples assim!

Rosana Almeida Dias
Administradora
CRA-BA: 25460