quinta-feira, 15 de maio de 2014

Saiba como identificar psicopatas no mercado de trabalho

Pesquisa aponta que 16% dos CEOs e altos executivos são psicopatas.
Transtorno é caracterizado pela ausência de empatia em relação ao outro.


Eles parecem atenciosos e dedicados ao trabalho, mas, na primeira oportunidade, apunhalam pelas costas colegas que confiaram neles. Mentem sistematicamente, arruínam funcionários e até cometem crimes, como fraudes na contabilidade e eliminação de qualquer prova que os condenem. Tudo para conseguir o que querem. Não se trata de profissionais apenas ambiciosos. São o que os especialistas em comportamento chamam de psicopatas corporativos.

Os CEOs, diretores executivos das empresas, estão no topo do ranking da psicopatia, segundo pesquisa da Universidade British Columbia. Entre a população em geral, até 4% são considerados psicopatas. Entre os CEOs e altos executivos, o índice chega a 16%.

"Isso quer dizer que na população mundial, cada um de nós conhecerá pelo menos 15 psicopatas ao longo de sua vida. Imagine quantos deles são os líderes que conhecemos", diz Luiz Fernando Garcia, CEO da Cogni-MGR, empresa especializada na modificação de comportamento de líderes.

Como identificar
"A psicopatia é um traço de personalidade, caracterizado pela ausência de empatia em relação ao outro, sendo a realização dos desejos individuais o objetivo fundamental que mobiliza as ações do psicopata", afirma Rubens Luis Folchini Fernandes, psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein.


Segundo o especialista em comportamento de líderes, Luiz Garcia, profissionais com traços de psicopatia se caracterizam pela recusa do "não" como resposta, por não reconhecerem limites e não sentirem culpa pelos seus atos. "Essas características que podem ser equivocadamente privilegiadas pelas organizações que buscam resultados de curto prazo e que têm na rentabilidade o seu maior valor”, diz.

Com ajuda da empresa Cogni-MGR, o G1 listou algumas características para ajudar a identificar os psicopatas no ambiente de trabalho. Confira:

Tem um encanto superficial – O psicopata tem alto poder de sedução e capacidade para manipular as pessoas no início de relacionamentos. "Eles são pessoas, à primeira vista, 'muito normais', de notável capacidade sedutora e convencimento, podendo inicialmente enganar até mesmo os clínicos mais experientes. São essas características que levaram o autor Hervey Cleckley a utilizar o termo 'máscara da sanidade''', segundo o psiquiatra Rubens Fernandes.

Mente sistematicamente – Mentir é uma “ferramenta de trabalho” do psicopata. A mentira alimenta a personalidade egocêntrica dele, que gosta de mostrar que é o melhor, o mais rico, que pode tudo.

Não sente afeto – Ele é indiferente ao sentimento dos que o rodeiam. Tem baixa inteligência emocional. Simplesmente não consegue perceber o que as pessoas à sua volta estão sentindo.

Não tem moral ou ética – Para o psicopata, ética e moral não existem – apenas necessidades e objetivos a serem alcançados.

É impulsivo – A falta de moralidade leva à tomada de decisão sem ponderar pessoas e coisas envolvidas.

É incorrigível – Como não tem moral ou sentimento de culpa, a mente do psicopata não vê motivos para corrigir o seu comportamento.

É um hábil manipulador – Não mede esforços para mudar as aparências e trazer as pessoas para o seu lado nas mais adversas situações.

Não é social – Por ser excessivamente egocêntrico, tem dificuldade de se relacionar com as pessoas. Só faz isso quando há interesse em benefício próprio.


Fonte: G1 São Paulo



Dica Cultural

Apresentação da Orquestra Museofônica na Semana de Museus DIMUS

Nesta sexta (16/05), às 16h, acontece a palestra musicada da Orquestra Museofônica com o tema “Mestiço por inteiro, sou baiano, brasileiro”, no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho). Parte da programação da 12ª Semana de Museus DIMUS, a palestra musicada, através da utilização de instrumentos musicais tradicionais da Coleção Emília Biancardi, vai enfocar a diversidade cultural e musical dos grupos étnicos formadores da nossa sociedade.

O evento pretende ainda apresentar as possíveis conexões entre a coleção e a formação histórica e musical do povo brasileiro, com ênfase na contribuição do europeu, do africano e do indígena. Com Emília Biancardi e Orquestra Museofônica, além de convidados, entre eles o dançarino e coreógrafo Márcio Fidelis.

A 12ª Semana de Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) articulada na Bahia pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), acontece entre os dias 12 a 18 de maio de 2014. Para o evento – nacional –as instituições museológicas promovem ações voltadas para uma temática específica que, nesta edição, será: “Museus: as coleções criam conexões".

Orquestra Museofônica

A Orquestra Museofônica é uma proposta pedagógica musical idealizada pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), Ana Liberato, tendo como referencia a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. É composta por cerca por 30 integrantes, funcionários atuantes nas instituições museais e no IPAC, além de músicos convidados. Os instrumentos utilizados nas apresentações são provenientes das viagens de Emília por terras africanas, indígenas, orientais e europeias. Todo o acervo foi doado ao Governo do Estado da Bahia e encontra-se no Solar Ferrão, localizado no Pelourinho.


Visitação: terça a sexta, de 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h

Entrada: grátis

Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho

(71) 3116- 6743

Aratu On Line.

Vaga: Cozinheiro


Seleção para Atendimento


Semana de enfermagem oferece serviços gratuitos de saúde

Durante a comemoração da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem, que está sendo realizada até o sábado, 20, acontece a  IIª Feira de Saúde "Enfermagem na Praça" que vai prestar serviços gratuitos de saúde aos cidadãos soteropolitanos. A feira será realizada nesta sexta-feira, 16, das 8h às 17h, na Praça Almirante Coelho Neto, nos Barris.

Serão nove stands a disposição da população, com diversos temas como, Direito dos idosos; drogas, conhecendo para mudar; controle da tuberculose; DST/Aids; saúde bucal com escovódromo; saúde da população negra; combate à dengue; educação em saúde da criança e do adolescente; hanseníase; doação de órgãos e violência contra a mulher.

Durante o evento, serão realizadas rodas de conversa, que vão tratar de assuntos como hipertensão, diabetes, medida da pressão arterial, entre outros. Além dos debates, haverá projeção de filmes e realização de trabalhos manuais. Nesta edição, a população vai poder participar da oficina de recicláveis e será contemplada com uma campanha itinerante dos mosquitos da dengue. Será feito também um trabalho de recolhimento de resíduos, onde o material recolhido vai ser trabalhado, manualmente, por artesãos juntamente com as crianças para aproveitamento de bens usados, a exemplo de pneus transformados em jardineiras, cadeiras.

E a feira será animada pela filarmônica do maestro Fred Dantas, com um repertório com músicas de Caymmi, e a versão instrumental de clássicos do Axé dois anos 80 e 90.

Portal A Tarde

Arraiá do Galinho: troca de alimentos por ingressos começa nesta segunda

A troca de ingressos para o Arraiá do Galinho 2014 terá início na próxima segunda-feira (19). Os interessados devem se dirigir ao posto montado na Praça Wilson Lins (antigo Clube Português), na Pituba, mesmo local onde será realizado o evento. Dois quilos de alimentos não perecíveis darão direito a um ingresso. Cada pessoa poderá receber apenas um par de convites.

O posto de troca funcionará do dia 19 até o dia 30 de maio, das 9h às 17h e nos dias 31/05 e 01/06, das 9h às 23h. Neste ano, a festa comemora a sua 25ª edição. Com o tema verde e amarelo, a festa mais aguardada por baianos e turistas contará com shows, concurso de quadrilhas, praça de alimentação com comidas típicas e todo encanto da vila junina, que apresentará muita diversão e entretenimento para todos.

O evento traz uma grade musical diversificada e atraente, com shows de grandes atrações da música baiana. No sábado (31) se apresentam as bandas Cangaia de Jegue, Forrozão, Babado Novo e o cantor TH. No domingo (1) a animação fica por conta dos grupos Estakazero, Colher de Pau, Asas Livres e o cantor Daniel Vieira. As apresentações ocorrerão das 17h às 22h30.

Aratu On Line.


Dica Cultural

Biblioteca disponibiliza pré-convites para a peça O Menino Detrás das Nuvens

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em parceria com a produção do espetáculo "O Menino Detrás das Nuvens", disponibiliza pré-convites para esta temporada da peça, que está em cartaz de 17 de maio a 8 de junho no Espaço Xisto Bahia. Saiba mais: http://migre.me/jbw6I

Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Porque você faz parte dessa História!


I Encontro Baiano de Extensão e Pesquisa em Espiritualidade

Participe! O I Encontro Baiano de Extensão e Pesquisa em Espiritualidade, apoiado pela ProExt, será realizado nos dias 16 e 17 de maio, no Auditório do Pavilhão de Aulas da Federação III (PAF III), campus Ondina/Federação, da Universidade Federal da Bahia.

O evento contará com a participação de pesquisadores regionais e nacionais, como Profª. Drª. Eliane S. Azevedo, ex-reitora da UFBA, o Prof. Dr. Alexander Moreira-Almeida, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora, e o Prof. Dr. André Luís Peixinho (FAMED-UFBA), entre outros.

Mais informações: http://www.proext.ufba.br/evento-debate-extensao-e-pesquisa-em-espiritualidade

Curso de Faturamento Médico Hospitalar

A equipe de hospitais e clínicas precisa de profissionais competentes não apenas entre seus médicos e enfermeiros, mas também na área administrativa e financeira. Conheça nosso curso de Faturamento Médico Hospitalar e capacite-se! Maiores informações: (71) 3186-4000.

Vaga: Assistente de Marketing


Vaga: Tec. de Enfermagem Temporário


Vaga: Tec. em Oftalmologia


Vaga: Recepcionista


Vaga: Analista de Biblioteca


Dica Cultural

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 15 a 18 de maio, o espetáculo musical “A Harpista e o Roqueiro” que reúne a primeira harpista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cristina Braga, e o músico Dado Villa-Lobos, ex-integrante da banda Legião Urbana. O evento celebra a diversidade dos encontros e estilos da produção musical brasileira atual, promovendo o rompimento da fronteira entre os estilos musicais erudito e popular.

Serviço:

Espetáculo: “A Harpista e o Roqueiro”

Período: de 15 a 18 de maio de 2014 (quinta-feira a domingo)

Horário: 20h (quinta e sexta), 18h e 20h (sábado), 17h e 19h (domingo)

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Ingressos: apresentação do cartão Vale Cultura ou 1 quilo de alimento não perecível, ambos a serem trocados a partir das 9h do dia do evento

Classificação indicativa: Não recomendada para menores de 14 anos

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Salvador (BA)

(71) 3421-4200

A Procuradoria Geral do Município do Salvador abre vaga de Estágio na área de Suporte e Infraestrutura

A PGMS - Procuradoria Geral do Município do Salvador, está contratando estagiário com o seguinte perfil:

Oportunidade – Estágio na área de Suporte e Infraestrutura:

Local: Procuradoria Geral do Município do Salvador – PGMS

Setor: Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

Função: Estagiário de Tecnologia da Informação

Quantidade de vagas: 1

Área: Suporte e Infraestrutura

Atividades: Atendimento e suporte a usuários presencial e remoto, instalação de programas e sistemas corporativos, instalação de imagem com software de clonagem, abertura de chamados com fornecedores e outros órgãos da PMS, Obtenção de propostas com fornecedores, Realizar diagnóstico de Hardware e Software, manutenção de equipamentos e outros.

Remuneração:

Bolsa Auxílio: R$ 618,00

Auxílio Transporte: R$ 112,00

Horário: 13:00h às 17:00h (4 horas)

Turno: Matutino

Pré-requisitos:

- Matriculado em curso Tecnólogo ou Nível Superior da área de Tecnologia da Informação;

- Ter cursado pelo menos 50% do curso matriculado;

Interessados devem enviar currículo para: selecao.pgms@salvador.ba.gov.br, com assunto: Estagiário de Tecnologia da Informação – Suporte – 03/2014, no seguinte formato: Curriculo_Nome_Sobrenome, em formato PDF.

Atenção: Caso não seja atendido este requisito, o candidato será desclassificado.


TI Bahia.com

Estágio: Marketing

CARGO:ASSISTENTE DE PESSOAL

SALÁRIO :1300,00
BENEFÍCIOS:VT E VR R$10,00
HORÁRIO:40 Horas semanais e sábados alternados intervalo p/almoço 1hs e meia .

ESCOLARIDADE:2°grau completo/superior cursando
REQUISITOS BÁSICOS:Vivência total em rotinas de pessoal.

Favor enviar o currículo p/ vania@asabela.com /rhpercilia2@hotmail.com

Vaga: Motorista


VAGA: Estágio Administrativo

- 02 vagas

PERFIL:
- Estar cursando: Gestão Comercial, Administração, Ciências contábeis ou áreas afins.
- Bons conhecimentos de Informática.

BENEFÍCIOS:
Bolsa Auxilio: Varia de Acordo com o semestre
5º sem: R$792,00 / 7º ao 8º sem: R$ 870,00
CH semanal: 30 horas semanais
Refeição: R$ 18,00/dia
Vale Transporte Assistência

UNIDADE: Simões Filho

Interessados, por favor, enviar CV atualizado para recrutamentoba@bol.com.br com titulo: ESTÁGIO ADM

Empresa de recursos humanos oferece 400 vagas de emprego em todo o Brasil

Os candidatos precisam ter disponibilidade de horário, habilidade para lidar com público e noções ou interesse em tecnologia em telecomunicações

A Gi Group Brasil, empresa do segmento de recursos humanos, está oferecendo 400 vagas para profissionais em uma companhia de telecomunicações. As oportunidades são para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal, todas nas principais capitais e grandes centros urbanos.

As vagas oferecidas são para os cargos de consultor de vendas, que exige o ensino superior completo ou em curso (São Paulo), nos períodos da tarde e à noite, sendo que as oportunidades para outras localidades do país são nas áreas de atendimento ao cliente, vendas e caixa, para quem tem ensino médio completo ou superior em andamento. A jornada de trabalho é de seis dias na semana, com um de folga. A contratação prevê assinatura da carteira de trabalho, salário compatível com o mercado e benefícios, como vale-refeição, alimentação, assistência médica, plano para celular, seguro de vida e outros.


Os candidatos precisam ter disponibilidade de horário, habilidade para lidar com público e noções ou interesse em tecnologia em telecomunicações. Não é necessária experiência na função e os currículos podem ser enviados através do site da 'contratando'.  

iBahia