quinta-feira, 21 de agosto de 2014

As mentiras mais comuns e absurdas em currículos

Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, os profissionais buscam diversas maneiras para se destacarem e conseguirem a tão desejada recolocação no mercado.

O currículo, como porta de entrada de muitos profissionais é uma das ferramentas mais utilizadas na busca de uma nova oportunidade, por isso, é essencial caprichar em sua confecção, mas muitas vezes invenções e “aumentos da realidade” são aplicados para que o currículo pareça melhor.

A CareerBuilder, divulgou nesta quinta-feira (7) uma pesquisa que revelou que cerca de 58% dos gerentes de recrutamento já descobriram alguma mentira em currículos e 33% dizem que os casos aumentam em períodos de pós-recessão econômica, quando o mercado se torna mais competitivo.  A pesquisa consultou mais de 2000 profissionais responsáveis por recrutamento nos Estados Unidos entre 13 de maio e 6 de junho de 2014.

A pesquisa ainda aponta que mais da metade dos entrevistados (51%) dispensam automaticamente um candidato que mente em seu currículo, enquanto 40% afirmam que essa atitude depende do tipo de mentira, apenas 7% mostraram-se dispostos a esquecer da mentira caso o candidato tivesse algo interessante a oferecer.

"A confiança é muito importante nas relações profissionais. Ao mentir no currículo, o candidato viola essa confiança desde o início", diz Rosemary Haefner, vice-presidente de recursos humanos da CareerBuilder. "Se o candidato quer melhorar seu currículo, é melhor se concentrar em mostrar exemplos da experiência real. O currículo pode não ser perfeito para a empresa, mas ele deve ser relevante e preciso."

Confira na sequência alguns tipos de mentiras mais frequentes:

As mentiras mais bizarras em currículos


1) Candidato incluiu experiência profissional que era de seu pai, já que os dois tinham o mesmo nome.
2) Candidato afirmou ser assistente do primeiro-ministro de um país que não tem esse cargo.
3) Candidato disse ter sido campeão de lances livre de basquete na sua escola, mas afirmou, durante a entrevista, que isso era mentira.
4) Candidato afirmou ter sido medalhista olímpico.
5) Candidato disse ter sido supervisor de construção. Sua experiência na área foi durante a construção de uma casinha de cachorro, alguns anos antes.
6) Candidato informou ter trabalhado por 20 anos como babá de celebridades, como Tom Cruise e Madonna.
7) Candidato listou três empregos nos últimos anos, mas ao entrar em contato com os empregadores, o entrevistador descobriu que ele trabalhou em uma das empresas por 2 dias, na outra por um dia, e que ele nunca tinha atuado na terceira companhia.
8) Candidato se inscreveu para uma posição na empresa da qual tinha sido demitido. Ele listou a empresa como antiga empregadora e indicou, no currículo, que havia se demitido.
10) Candidato se inscreveu duas vezes para o mesmo cargo e apresentou histórico diferente nas duas oportunidades.


As mentiras mais comuns em currículos:



1) Conjunto de habilidades: 57%
2) Conjunto de responsabilidades: 55%
3) Data de empregos: 42%
4) Cargo: 34%
5) Nível acadêmico: 33%
6) Empresas em que trabalhou: 26%
7) Reconhecimentos e prêmios: 18%


As áreas em que as mentiras são mais frequentes:



1) Serviços financeiros: 73%
2) Lazer e hospitalidade: 71%
3) Tecnologia da informação: 63%
4) Saúde: 63%
5) Varejo: 59%

De olho no currículo


Sobre o tempo de avaliação de cada currículo, 42% dos recrutadores disseram que gastam cerca de 2 minutos revendo cada um. Além disso, a grande maioria dos entrevistados revelaram ter duas ou mais pessoas que auxiliam na avaliação de currículos. Um gestor de RH possui habilidades e maneiras fáceis e rápidas de descobrir mentiras, por isso salientar seus pontos fortes é uma maneira muito mais eficiente de turbinar seu currículo.

Fonte: MSN Empregos

VAGA BOLSISTA: FIOCRUZ


Prazo para isenção de taxa de vestibular da UEFS termina na sexta

O prazo para solicitar isenção de taxa de inscrição no vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) 2015.1 termina na sexta-feira (22). A solicitação deverá ser feita até as 18h, por meio do site. As provas serão aplicadas do dia 30 de novembro a 2 de dezembro de 2014. Cerca de três mil candidatos serão beneficiados.

As vagas são oferecidas para os candidatos que cursaram o ensino médio ou, exclusivamente, em estabelecimento da rede pública de ensino, incluindo, os que estão em conclusão do terceiro ano. Também terá direito ao benefício o estudante que estiver cursando o ensino médio por meio de exames supletivos ou curso equivalente na rede pública. Nesse caso, é preciso comprovar aprovação em Português e Matemática até a data do pedido de isenção.

Servidores efetivos das quatro universidades estaduais baianas (UEFS, UNEB, UESB e UESC), bem como os dependentes diretos, também podem pedir isenção. Mais informações poderão ser obtidas por meio da Coordenação de Seleção e Admissão da UEFS, localizada no Prédio da Reitora, 1º andar, ou pelo telefone (75) 3161-8030.

G1 BA

VAGAS PARA OPERADOR DE TELEMARKETING


DICA CULTURAL


Prefeitura de Salvador divulga a programação da inauguração da nova Barra

A Prefeitura Municipal de Salvador divulgou nesta quinta-feira (21) a programação da inauguração do novo trecho da orla da Barra. Uma caminhada prevista para acontecer às 16h da sexta-feira (22) vai dar início a uma série de eventos que vão atrair o público para conhecer a nova infraestrutura do bairro. Uma roda-gigante de 20 metros de altura, equivalente a um prédio de sete andares, já foi instalada e vai ficar lá por 10 dias. Para ter acesso ao brinquedo, é necessário a doação de 1 kg de alimentos não-perecíveis, peças de roupas ou brinquedos. Além da roda-gigante, feiras de gastronomia e artesanato e shows prometem entreter o público presente.

Confira a programação completa da inauguração da nova Barra:

Sexta-feira (22)

16h - Caminhada do Porto da Barra ao Farol
16h30 - Início da Feira Gastronômica no Porto da Barra e da Feira de Artesanato (trecho Barra Center /Caranguejo do Farol) 
18h às 22h - Funcionamento da roda-gigante
18h - Show Todos Cantam Salvador com Márcia Short, Antonio Carlos e Jocafi, Baby do Brasil, Fafá de Belém, Armandinho, Gerônimo, Vânia Abreu e a Banda Jam no Mam

Sábado (23)

8h30 - Início do passeio ciclístico saindo do Farol
10h às 21h - Funcionamento da roda-gigante
11h às 17h - Feira dos Chefs (Avenida Oceânica x Rua Adolfo Magalhães)
15h às 21h - Feira Gastronômica no Porto da Barra e Feira de Artesanato (trecho Barra Center / Caranguejo do Farol)

Domingo (24)

9h - Cortejo cultural infantil com Microtrio, saindo do Barra Center até o Farol, e início da oficina de pipas, em frente ao Farol
9h às 21h - Funcionamento da roda-gigante
10h - Cortejo do Quabales 
11h às 17h - Feira dos Chefs
11h - Show musical infantil "Os Saltimbancos"
11h às 17h - Feira dos Chefs (Avenida Oceânica x Rua Adolfo Magalhães)
15h às 21h - Feira Gastronômica no Porto da Barra e Feira de Artesanato (trecho Barra Center / Caranguejo do Farol)
 
Metro 1

SIMM disponibiliza hora marcada para retirada de benefício

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (SEMPS) disponibilizam para o trabalhador o serviço de agendamento para retirada de Seguro Desemprego.

Para usufruir do benefício do atendimento com hora marcada do SIMM o trabalhador deve ligar para os números 0800 285 311 ou 2203-2016 e receber sua senha com horário definido.

O Hora marcada permite, ainda, que o trabalhador faça seu cadastramento no SIMM, a montagem do currículo profissional pelo atendente e a pesquisa por uma das inúmeras vagas disponíveis no banco de dados.

Caso seja confirmada alguma vaga que se encaixe no perfil profissional do trabalhador, é feito o encaminhamento imediato para a empresa, para que participe de processo seletivo, aumentando as chances de retorno ao mercado de trabalho.


Os interessados devem se dirigir aos postos do SIMM nos bairros do Cabula, localizado na Praça da Mangueira, 84, no Comércio - Rua Miguel Calmon, 382; em Cajazeiras, na Estrada do Coqueiro Grande, 1.902; Boca do Rio - Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja.

O Seguro Desemprego é um benefício adquirido através da lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que garante o direito de auxílio financeiro aos trabalhadores demitidos sem justa causa. Eles podem receber de três a cinco parcelas mensais, que variam entre R$ 622 a R$ 1.163,76, a depender do tempo de serviço e do último salário.

Documentação necessária para dar entrada no pedido do Seguro Desemprego:


Carteira de Identidade (RG);

Carteira de Trabalho e Previdência Social (preenchida, carimbada, assinada e contendo todas as alterações, inclusive salariais);

Cartão do PIS - Pasep;

Guias de requerimento do Seguro Desemprego - SD e CD (devidamente preenchidas carimbadas e assinadas);

Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;

Comprovante do saque do FGTS ou Extrato do depósito;

Comprovante de escolaridade;

Comprovante de residência.

Aratu

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA




Estudantes do Ensino Médio e Superior, Mestres e Doutores participem do #PremioJovemCientista . Regulamento, linhas de pesquisa, prêmios, dúvidas frequentes e link para fazer sua inscrição no www.jovemcientista.cnpq.br Participe!


Vaga: ASG



Envie seu currículo! recrutamento@grupocontinua.com.br

Feira para noivas começa nesta sexta-feira em Salvador

Quem está pensando em se casar terá uma boa oportunidade de comparar preços e conhecer novos fornecedores neste final de semana, em Salvador. Nesta sexta-feira (22), começa a Expo Noivas Bahia 2014. O evento é gratuito e será realizado no Fiesta Bahia Hotel, das 14 às 22h, até o próximo domingo (24). A feira, considerada a maior do nordeste, contará com 70 expositores em diferentes segmentos.

Uma das empresárias que terá seu trabalho exposto na Expo Noivas será Karla Rodrigues, diretora do cerimonial Realize. Ela contou ao Aratu Online que pretende inovar para apresentar seu cerimonial às noivas. "Com um stand baseado no meu casamento, que aconteceu em 26 de julho, eu vou levar um pouco do que eu vivi para a feira, dando às noivas a oportunidade de ouvir declarações reais de quem acabou de viver essa experiência". Karla ainda vai tentar recriar o clima do seu casamento no stand, que seguirá uma decoração clássica com mesas de doces semelhantes às do grande dia, nas mesmas cores e com degustação.

Aratu

Vaga: Assistente de Transporte


Defesa do consumidor leva serviços aos bairros de Nazaré e Caminho de Areia

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), levará o serviço Codecon Itinerante em dois locais esta semana. Nesta sexta-feira (22) participará da comemoração dos 20 anos de implementação do Ministério de Ação Social Integral, que acontece na Praça do Campo da Pólvora, em Nazaré. Já no sábado (23), o balcão estará no evento realizado no Sesi Itapagipe, na Avenida Tiradentes, 1454, no Caminho de Areia, em homenagem ao Dia Nacional da Construção Social, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon).

Com o propósito de levar o conhecimento sobre as relações de consumo à população, o Codecon Intinerante tira dúvidas de problemas com produtos diversos, a exemplo do cartão de crédito, além de receber denúncias de estabelecimentos com irregularidades. No atendimento, é identificado se o caso deve ser encaminhado à sede da Codecon para atendimento mais específico ou se pode ser resolvido no próprio balcão. Quem preferir pode fazer a denúncia diretamente na sede do órgão, na Rua Chile, ou pelo telefone (71) 3322-9817.

Aratu

Vaga: Técnico de segurança do trabalho

Pré-requisitos: Curso técnico em segurança do trabalho

Residir em Salvador

Faixa salarial: R$ 1.500,00

Benefícios: assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, cesta básica, ticket alimentação/restaurante, vale-transporte.

Atividades desenvolvidas: Orientar tecnicamente o uso de EPI's e formas seguras de trabalho;

Realizar treinamento de colaboradores sobre aspectos que envolvem a segurança no trabalho;

Acompanhar os acidentados ao hospital;

Realizar inspeções nos locais de trabalho e solicitar correções de riscos de acidentes, quando necessárias;

Auxilio na elaboração de relatórios de acidentes de trabalho e de inspeção de segurança;

Controlar validade dos extintores e a instalação dos mesmos;

Dar apoio a CIPA na organização da SIPAT - Semana Interna de prevenção de acidentes do Trabalho; Colaborar e acompanhar a CIPA; Realizar DDS e DSS; Fazer o controle de ASOS, Atestados, Afastamentos; Controle de absenteísmo; Atendimento a funcionários afastados, orientação;

Os candidatos interessados devem enviar o currículo atualizado para o e-mail selecao_ba@internacionalmaritima.com.br com o título TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Vaga: Assistente de compras

Pré-requisitos: Ensino médio completo.

Residir em Salvador

Faixa salarial: R$ 1.300,00

Benefícios: assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, cesta básica, ticket alimentação/restaurante, vale-transporte.

Atividades desenvolvidas: Lançamento de Notas Fiscais;

Cotação de materiais;

Elaboração de planilhas de compras;

Emissão de pedidos; Enviar para o fornecedor a efetivação da compra;

Arquivo de pedidos.

Os candidatos interessados devem enviar o currículo atualizado para o e-mail selecao_ba@internacionalmaritima.com.br com o título ASSISTENTE DE COMPRAS

Castramóvel atende no bairro de Ilha Amarela

Agora é a vez do bairro de Ilha Amarela receber o Castramóvel. O serviço de controle populacional de cães e gatos, disponibilizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve inicio na localidade na última segunda-feira (18) e segue até o dia 28. O atendimento está ocorrendo na unidade de saúde local, localizada na rua Nova Esperança, s/n.

De acordo com o médico veterinário e chefe do setor de Vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador, Aroldo Carneiro, além do controle de reprodução dos pets, o serviço tem por objetivo evitar a transmissão de doenças aos humanos e conscientização da importância do procedimento para a saúde do bicho. "Existem muitos benefícios para o animal e para o dono. Com o procedimento são evitadas doenças como câncer na mama no aparelho reprodutor, infecções e inflamações e até tumores.", alertou.

O projeto de castração foi lançado em março deste ano e vem obtendo bons resultados. Só em Fazenda Coutos, último bairro que recebeu o serviço, foram contabilizadas 400 castrações no período de um mês, capacidade máxima mensal. Após passar por Ilha Amarela será a vez dos bairros de Cajazeiras X, em setembro, e Boca do Rio, em outubro, receberem o Castramóvel.

Para realizar o processo, o proprietário deve comparecer com Documento de Identidade, CPF, carteira de vacinação do animal e comprovante de residência. Após efetivado cadastro e triagem, o procedimento é agendado para a mesma semana. As triagens ocorrem às segundas e terças, já a cirurgia as quartas e quintas. O animal deve ter entre oito meses e cinco anos e peso acima de 1kg.

Cuidados antes e depois – Aroldo explica que para fazer a castração o principal requisito é manter o animal em jejum de doze horas. Isso porque o procedimento exige aplicação de anestésico geral. Outro cuidado importante deve ser tomado com a vacinação. É fundamental que o animal esteja com a vacinação antirrábica em dia. Caso contrário, o proprietário deve procurar uma unidade de saúde para atualização da dose anual e o bicho só poderá ser submetido a cirurgia dez dias após aplicação.

Sobre o pós-operatório, ele explica que os cuidados devem ser tomados com a administração de antibióticos e anti-inflamatórios. É importante que o dono garanta que o animal não passe a língua sobre o curativo, para evitar contaminação. Uma dica é a utilização do Colar Elizabetano, uma espécie de cone que vai garantir a ausência de contato do animal na região.

ARATU


Mutirão de combate ao glaucoma acontece neste sábado em Paripe

A Associação Comunitária Nascer de Novo promoverá neste sábado (23), um mutirão de combate ao glaucoma, no bairro de Paripe. A ação pretende alertar sobre a doença ocular que afeta, em sua maioria, homens e mulheres acima de 40 anos, podendo levar até a cegueira.

O atendimento será realizado no prédio anexo a Igreja Nascer de Novo, na Avenida Rocha, a partir das 9h. Para participar do mutirão é necessário apresentar documento de Identidade, cartão do SUS e comprovante de residência (Xerox e Originais). Após a avaliação, serão distribuídos colírios e os pacientes terão encaminhamento para o tratamento caso seja necessário.

Serviço:

Dia: 23 de agosto, a partir das 9hs
Local: Igreja Nascer de Novo - Av. Rocha, 87 - Paripe (Prédio anexo a igreja)
Publico alvo: Homens e mulheres acima de 40 anos.
Documentos necessários: Identidade, cartão do SUS e comprovante de residência (Xerox e Originais).

ARATU

Bolsa Família móvel atende Caixa D'Água e Nazaré nesta sexta

O Bolsa Família Móvel, serviço da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) visita estará, nesta sexta feira (22), nos bairros de Caixa D'Água e Nazaré, das 9 às 16 horas. O serviço itinerante tira dúvidas e realiza atualizações e inclusões cadastrais de beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico).

No bairro de Caixa D'Água, os técnicos da Semps realizarão os atendimentos, na Creche Sonho Meu, localizada na Praça João Guilherme da Rocha Barros. Em Nazaré, a população do bairro terá acesso ao serviço no Ministério de Ação Social Integrada – Mais, situado na Rua da Independência, nº1.

Os interessados em receber os atendimentos devem comparecer aos locais, levando o original dos seguintes documentos:

1. Responsável Legal: RG, CPF e Título de Eleitor; Carteira de Trabalho (caso assinada levar contracheque); Comprovante de residência - obrigatório (pode ser recibo de água, luz, telefone, ou correspondência recebida pelo correio);

2. Demais pessoas da casa: Carteira de identidade e Título de eleitor para maiores de 18 anos; Carteira de identidade e/ou certidão de nascimento para menores de 18 anos; Carteira de Trabalho (para todos os maiores que possuam) caso assinada levar contracheque. Em caso de falecimento de algum dos dependentes, levar certidão de óbito. Para os menores de até 6 anos: Cartão de vacinação atualizado. Para pessoas de até 18 anos: atestado de frequência escolar. Quem já tem algum benefício, levar o cartão; e 1 foto 3x4 para carteira do idoso (para maiores de 60 anos).

ARATU

VAGA: ASSISTENTE DEPARTAMENTO DE PESSOAL


Ferinha gastronômica na Barra vende pratos conceituados a preços populares

Feijoada carioca é destaque do evento, que acontece no próximo final de semana

No próximo final de semana (23 e 24 de agosto) acontece a I Feira Gastronômica com Chefs, que será realizada na Barra. O evento contará com 20 barracas comandadas por chefs de restaurantes renomados de Salvador, como o Al Mare, Ferraz, Lafayette, DOC e Amado. Nas barracas, o público poderá comprar pratos conceituados a preços populares. As fichas custarão R$ 5, R$ 10 e R$ 15.

Um dos destaques da feirinha é a feijoada carioca do restaurante Ferraz. A barraca do restaurante também servirá bolinhos de feijão.

Serviço

I Feira Gastronômica de Rua de Salvador

Quando: 23 e 24 de agosto, das 11h às 17h

Onde: Rua Alfredo Magalhães (perpendicular à Avenida Oceânica)

Quanto: R$ 5, R$ 10 e R$ 15 (pagamento somente em dinheiro)

IBAHIA

VAGAS NA ÁREA DE VENDAS


CONSULTOR TÉCNICO


VAGA: GARÇOM


VAGA: REPOSITOR - DEMONSTRADOR


ESTÁGIO: NÍVEL SUPERIOR


DICA CULTURAL

A Escola Profissionalizante do Ilê Aiyê acaba de abrir 60 vagas para a "Oficina de Estética Afro". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da instituição, no Curuzu. São aulas práticas de maquiagem, corte de cabelo, manicure e trançado. Já as teóricas abordam temas como relações interpessoais, oratória e atendimento ao público.

Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Porque você faz parte dessa História!


LBV abre 120 vagas para curso gratuito de informática



O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) abriu 120 vagas para o curso gratuito de informática. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de setembro na sede da instituição, localizada na Rua Odilon Dórea, 676, Brotas.

O curso tem como público alvo jovens e adultos que desejam o primeiro emprego ou a reinserção no mercado de trabalho. O cadastro requer a apresentação do original e da cópia do RG, CPF e do comprovante de residência. Para menores de 18 anos é necessário a presença dos pais ou responsável.

As aulas iniciarão no dia 8 de setembro com palestra motivacional sobre sonhos e carreira profissional, ministrada pelo diretor executivo da RH e Cia, Ivo Cortez.

Serviço:
Curso de Informática da LBV.
Inscrições: de 21 de julho a 4 de setembro.
Horário: 08h às 11hs e das 14h às 17h.
Local: Rua Odilon Dórea, 676, Brotas.
Informações: (71) 3234-9300.