terça-feira, 14 de janeiro de 2014

7 dicas para fazer uma carta de apresentação impecável

A carta de apresentação pode ser determinante para que você consiga ou não uma vaga. Veja 7 dicas para fazer uma que faça você brilhar aos olhos do recrutador

A maioria das pessoas costuma esquecer-se das cartas de apresentação e valorizar apenas seus currículos. Porém, o que elas não percebem é que uma boa carta pode ser a chave para conquistar a vaga desejada no mercado de trabalho e se destacar entre tantos outros candidatos. Você se sente perdido a cada vez que se vê obrigado a escrever uma carta de apresentação? Não tem problema: confira abaixo 7 dicas que podem ser usadas como um passo a passo para que você escreva uma carta impecável e conquiste o recrutador.  

1 – Formato Profissional

A aparência da sua carta de apresentação conta muito porque, antes mesmo de ler as suas qualificações, o recrutador provavelmente observará em que formato essa carta foi escrita. Ela deve ser feita numa folha branca, com uma fonte simples como a Times New Roman, tamanho 11 ou 12, com o mínimo possível de frases sublinhadas, em negrito ou em itálico. A linguagem deve ser formal e, portanto, sem gírias, para evidenciar o seu profissionalismo. Caso você vá enviar a sua carta de apresentação por e-mail, as regras são as mesmas, acrescentando apenas que você deverá avisar gentilmente no corpo da mensagem que está enviando o seu currículo e a sua carta em anexo (ex: "Por favor, veja minha carta de apresentação que está no anexo desse e-mail"). Dica: nomeie adequadamente o arquivo da sua carta de apresentação, pois o recrutador provavelmente receberá mais de uma e será muito mais prático para ele saber de quem é cada uma. Por exemplo: ao invés de nomear simplesmente como "carta de apresentação", escreva "João Silva carta de apresentação". 
 

2 – Linguagem formal

Mesmo que você trabalhe em áreas que exigem criatividade, como a publicidade e o design, escreva utilize a linguagem formal na sua carta de apresentação. É melhor mostrar a sua criatividade através de um portfólio
 

3 – Priorize a individualidade

Pode parecer besteira, mas os recrutadores realmente percebem quando uma carta de apresentação é padrão e enviada exatamente igual a mais de uma pessoa. No cabeçalho, procure dirigir-se diretamente a quem irá ler o documento, colocando “Caro Sr. X”.   

4 – Apresente-se efetivamente

O primeiro parágrafo geralmente é determinante para que o recrutador decida se irá continuar a ler sua carta de apresentação ou não, portanto, prenda a atenção dele logo nas primeiras linhas: comece escrevendo por que decidiu se candidatar a vaga, onde e o que estuda, qual cargo quer e por que o almeja.   

5 – Escreva experiências que podem te destacar

Se, por exemplo, o cargo ao qual você está se candidatando exige conhecimento do Excel, e no passado você já fez um trabalho escolar em que teve que organizar em tabelas todas as finanças de uma empresa, escreva isso! Coloque no papel exemplos de atividades que você desenvolveu anteriormente e que de alguma forma aumentaram sua experiência com alguma habilidade requerida.   

6 – Conclua simples e objetivamente

Termine a carta reafirmando o seu interesse na vaga e propondo um encontro pessoal. Coloque seu número de telefone e seu e-mail a fim de facilitar um possível contato, e atenção: não afirme que você será a melhor escolha, porque não há como saber disso. No entanto, deixa claro que você se encaixaria perfeitamente ao cargo.   

7 – Revise

Então você acha que depois de escrever a conclusão o seu trabalho acabou? Negativo. Releia a carta atenciosamente, procurando erros de grafia, acentuação, pontuação e informações duvidosas. Se quiser, chame seus pais ou uma pessoa de confiança e peça para que eles leiam e te digam se encontraram alguma dificuldade de entendimento. Muitas vezes é mais fácil uma pessoa de fora encontrar erros do que você mesmo.  
 


ESTÁGIO: COMUNICAÇÃO SOCIAL


Curso do 'Oi Kabum' disponibiliza 280 vagas para jovens, em Salvador.

Curso é gratuito e interessados têm até 30 de janeiro para se inscrever.
Processo de seleção terá duas etapas e estudantes receberão certificado.


Estão abertas as inscrições para a “Oi Kabum! Escola de Arte & Tecnologia”, em Salvador. Os interessados têm até 30 de janeiro para preencher a ficha de inscrição no site ou em caso de dúvidas enviar um e-mail para oikabum2014@gmail.com.

São 280 vagas para as duas etapas do processo de seleção. No primeiro momento, 280 jovens serão pré-selecionados e participarão de oficinas multimídia em arte e tecnologia durante o período de um mês, recebendo o certificado no final desse período. Na segunda etapa, 80 desses jovens serão selecionados para o curso regular com duração de 18 meses.

Os aprovados na primeira fase serão informados por e-mail ou telefone para que continuem no processo seletivo. Para se candidatar, o estudante precisa ser do Ensino Médio ou já ter concluído o mesmo, em escola pública.

O curso é gratuito e os jovens receberão bolsa-auxílio, vale transporte, ticket-refeição e lanche. As atividades são realizadas todas as manhãs de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

Do G1 BA

CURSOS


Empresa abre 711 vagas de trabalho

A Atento, empresa de Contact Center e terceirização de processos de negócios (BPO), está abrindo 711 oportunidades de emprego em Salvador, sendo 702 vagas na área operacional, para o cargo de teleoperador, e 9 oportunidades em serviços presenciais, para promotor de vendas I.   
O perfil para o cargo de teleoperador é ter o segundo grau completo, bom vocabulário, boa dicção, fluência verbal, desenvoltura no relacionamento interpessoal, dinamismo, conhecimentos de informática e habilidade em digitação.
Para candidatar-se para as vagas de teleoperador, os interessados devem se cadastrar no site da Atento ou enviar um e-mail com o CV para recrutamentoselecao@atento.com.br.
   
Para promotor de vendas I, o perfil exigido pela Atento é segundo grau completo, conhecimentos em informática e tecnologia, dinamismo, objetividade, organização, habilidade para argumentar, pró-atividade, experiência em vendas, além de ser desejável ter experiência no cargo. O email é selecaopdvba@atento.com.br
Benefícios
Todas as oportunidades de trabalho são em regime CLT. A empresa oferece assistência médica, vale-refeição ou vale-alimentação, seguro de vida, assistência odontológica, vale-transporte, auxílio-creche e auxílio à criança especial.

A remuneração  varia de acordo com o cliente e a carga horária. Além disso, a companhia tem parcerias com instituições de ensino em todo País (em cursos superiores, pós-graduação, MBA, escolas de idiomas e informática) e são descontos que variam de 10% a 50% do valor da mensalidade, sendo que alguns são válidos inclusive para os dependentes. Vale ressaltar que esta parceria é um benefício para todos os funcionários da Atento.


TRIBUNA DA BAHIA

Inscrições para voluntários durante a Copa do Mundo de 2014 voltam a ser abertas

As inscrições para o Programa Brasil Voluntário, que vai selecionar interessados em auxiliar a estrutura da Copa do Mundo, foram reabertas nesta terça-feira (14). Quem quiser se inscrever para as 1.500 vagas precisa ter mais de 18 anos e disponibilidade para trabalhar no mínimo sete dias, seguidos ou intercalados. O cadastro para treinamento e seleção dos candidatos está disponível até 6 de março no site do programa. Em seu Twitter, a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil Voluntário vai ajudar torcedores e turistas em aeroportos, entorno dos estádios e eventos públicos. A participação dos aprovados no programa se dará também em áreas de mobilidade urbana, como terminais de ônibus e estações de metrô, e nos centros abertos de mídia.


Metro 1

População poderá obter segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito pela internet

Como medida para reduzir o excesso de burocracia para retirar segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, o Tribunal de Justiça da Bahia criou uma ferramenta para a retiradas dos documentos pela internet. O sistema online vai operar nos primeiros dias em fase de teste e ficará restrito à Salvador, com previsão de ser estendido para todo o estado em fevereiro. A medida foi divulgada na edição de segunda-feira (13) do Diário Oficial do Tribunal de Justiça.
Para retirar os documentos, o usuário precisa preencher o formulário no site do Tribunal, escolher o cartório onde deseja retirar a certidão e imprimir a guia de recolhimento. Depois, efetuar o pagamento e se encaminhar à unidade selecionada. O prazo para a emissão do documento será, no máximo, de quatro ou cinco dias úteis, segundo previsão do tribunal. 


METRO 1

Faculdade Ruy Barbosa abre seleção para professores

A  Faculdade Ruy Barbosa abre vagas para professores com mestrado e doutorado. Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail rh@frb.edu.br, colocando o assunto: vaga professor Ruy Barbosa.

As oportunidades são para Arquitetura, Gastronomia e Tecnologia. Entre as disciplinas de Arquitetura estão: Teoria da Arquitetura e do urbanismo, Desenho executivo e perspectivo, além de História da Arquitetura e Urbanismo moderno.

Outras vagas são para Projeto Hoteleiro, Arquitetura de interiores e Desenho de observação aplicada ao design. Em Gastronomia, Tecnologia do alimento - cozinha francesa, Terminologias Ítalo-espanhola aplicada a gastronomia e Terminologia anglo-francesa aplicada à área. Há também seleção para a disciplina de Processamento de Dados.


PORTAL A TARDE

Marinha abre concurso com 1.860 vagas para Fuzileiro Naval

A Marinha lançou concurso público para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) com 1.860 vagas. As inscrições vão de 3 a 27 fevereiro e podem ser feitas no site da Marinha em link que será disponibilizado. A taxa de inscrição é de R$ 12.

As vagas são distribuídas entre o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), Rio de Janeiro e o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), com 1.620 e 240 vagas, respectivamente.

As oportunidades do CIAMPA são preferencialmente para candidatos das regiões Sul e Sudeste, enquanto que as do CIAB destinam-se para candidatos do Norte, Nordeste e Centro-oeste. Nas unidades da Marinha no Rio de Janeiro são 1.079 vagas, nas unidades da Marinha em Brasília são 186 vagas, no grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande (RS) 74 vagas, grupamento de Fuzileiros Navais de Belém (PA) 112 vagas, grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (MS) 74 vagas, no Batalhão de Operações Ribeirinhas de Manaus (AM) 205, no grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (RN) 56 vagas e Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (BA) 74 vagas.

Durante o período em que estiverem no curso, aproximadamente 17 semanas, os alunos serão designados como Recrutas Fuzileiros Navais e receberão mensalmente o valor de R$ 590,00 como ajuda de custo. Mas quando finalizarem o curso e forem nomeados Soldados Fuzileiros Navais, terão remuneração de R$ 1.435,00.

Os interessados precisam  ter idade entre 18 e 21 anos, nível fundamental completo, assim como altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m.

Os candidatos serão avaliados por meio de exame de escolaridade na data provável de 29 de abril de 2014, às 10h no horário de Brasilía; verificação de dados biográficos, verificação de documentos, inspeção de saúde, teste de suficiência física e exame psicológico.

PORTAL A TARDE

VAGA: JOVEM APRENDIZ

Jovem Aprendiz Bradesco - Inscrições Online. TODAS AS CIDADES ONDE O BANCO TEM AGÊNCIA!

SAIBA COMO SE INSCREVER EM: http://www.jovemaprendiz.net.br/nacional/jovem-aprendiz-bradesco-inscricoes-online180.html


EMPRESA DE GRANDE PORTE CONTRATA COORDENADOR (A) INTERNA

LOCAL DE TRABALHO:
Av Tancredo Neves 3343 salas 309/310 torre B
Caminho das Árvores – Salvador - BA

SEGUNDA À SEXTA 08:00 AS 18:00

SALÁRIO: R$ 2.000,00
VR: R$ 16,00
VT
VA: R$ 200,00
SEGURO DE VIDA
ASSISTÊNCIA MEDICA
ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA
PLANO DE CARREIRA

POSSUIR EXPERIÊNCIA:
COM COORDENAÇÃO DE EQUIPES DE PROMOTORES, DEGUSTADORAS..
TRABALHAR SOBRE PRESSÃO
SE POSSÍVEL JÁ TER TRABALHADO EM AGÊNCIA DE PROMOÇÕES E EVENTOS

ENVIAR CURRÍCULO: mborzoni@workable.com.br

Oportunidades de estágios para estudantes de Museologia e Biblioteconomia!


Vagas para Jovem Aprendiz!!


Inscrições para o concurso de oficiais da Polícia Militar abrem no dia 23

Foi divulgado o edital do concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM), que terá inscrições abertas a partir do dia 23 de janeiro, até o dia 5 de fevereiro de 2014, via internet, através dos sites www.concursopm.uneb.br e www.consultec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 115,00 e o candidato deverá acessar um dos sites após 72 horas da efetivação do pagamento utilizando o código de inscrição ou CPF e data de nascimento para verificar a situação do pagamento da mesma.

Em 2014 serão 70 vagas, sendo 63 para homens e apenas sete para mulheres. O concurso é baseado em duas etapas: a 1ª consiste na aplicação do exame de conhecimentos em prova objetiva com redação de caráter eliminatório. Já a segunda é a avaliação Físico-Mental e de Idoneidade Moral, consistente em Avaliação Psicológica, Exame Médico-Odontológico, Teste de Aptidão Física e Investigação Social e Exame de Documentação.

Para participar é necessário ser brasileiro ou naturalizado; ter, no mínimo, 18 anos e no máximo 30 — completos —; estar em dia com o Serviço Militar Obrigatório; quando ex-militar, ter sido licenciado da Corporação, no mínimo, no comportamento “BOM”; se militar das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, possuir autorização e parecer favorável à inscrição, assinados por seu comandante (Cmt), chefe (Ch) ou diretor (Dir); ser eleitor e achar-se em gozo dos seus direitos políticos; possuir idoneidade moral, comprovada, principalmente, por meio de folha corrida policial e judicial, e não ter sido condenado em processo administrativo, se servidor público ou militar, nos últimos cinco anos, com fundamento que possa incompatibilizá-lo com o exercício da função policial militar.

Além disso, é necessário também possuir estatura mínima de 1,60m, para candidatos do sexo masculino, e 1,55m, para candidatos do sexo feminino; possuir o curso de Ensino Médio completo (antigo 2º grau) ou equivalente, no ato da matrícula; possuir o curso de Ensino Médio completo (antigo 2º grau) ou equivalente, no ato da matrícula; possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B e conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no edital.

IBAHIA


Multinacional oferece 711 oportunidades de trabalho em Salvador

A multinacional Atento, empresa que trabalha no ramo de serviços de Customer Relationship Management (CRM) no setor de Business Processs Outsourcing (BPO), está oferecendo 711 vagas de emprego em Salvador, sendo 702 vagas na área operacional, para o cargo de teleoperador, além de nove oportunidades em serviços presenciais, para promotor de vendas I.

Não é necessário experiência para o cargo de teleoperador e, para se candidatar a vaga, é necessário ter o segundo grau completo, bom vocabulário, boa dicção, fluência verbal, desenvoltura no relacionamento interpessoal, dinamismo, conhecimentos de informática e habilidade em digitação. As inscrições podem ser feitas através do site www.atento.com.br ou por e-mail, enviando o currículo para recrutamentoselecao@atento.com.br.

Já para a vaga de promotor de vendas, é necessário ter segundo grau completo, conhecimentos em informática e tecnologia, dinamismo, objetividade, organização, habilidade para argumentar, pró-atividade, experiência em vendas, além de ser desejável ter experiência no cargo. Os salários para as duas vagas variam de acordo com o cliente e a carga horária. Além disso, a empresa conta com parcerias com instituições de ensino em todo o país e dão descontos que variam de 10% a 50% do valor da mensalidade, sendo que alguns são válidos também para os dependentes.


IBAHIA

Uneb abre seleção para contratação de professor temporário

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Irecê, oferece três vagas no processo seletivo simplificado para contratação de professor temporário. A seleção é para atender as necessidades transitórias de excepcional interesse do DCHT.

Os selecionados vão ministrar aulas nas disciplinas/componentes curriculares do curso de Pedagogia. Os interessados podem se inscrever gratuitamente a partir desta quinta-feira (16) até o dia 22 deste mês na secretaria do DCHT, no campus, situado na Rua BA 052, Estrada do Feijão, s/n, das 8h às 11h e 14 às 17h.

Veja também:
Programa de iniciação a docência da Uefs oferece mais de 900 bolsas

Mais informações podem ser obtidas no edital e através dos telefones (74) 3641 3503/4532. A ficha de inscrição pode ser consultada neste link. 


IBAHIA

Segunda via de certidões pode ser solicitada pela internet

Agora ficou mais fácil obter segunda via das certidões de Nascimento, Casamento e Óbito. Os cidadãos podem fazer a solicitação pela internet, no site do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), com a implantação do Sistema de Controle de Certidões (SCC) nos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais de Salvador.

A novidade foi implantada nesta terça-feira (14), depois que foi publicada a Instrução Normativa Conjunta da Corregedoria Geral de Justiça e Corregedoria das Comarcas do Interior, divulgada no Diário de Justiça Eletrônico do dia 10 de janeiro.

Passo a PassoO cidadão vai precisar ter um login e senha para acessar o serviço, que podem ser cadastrados no próprio Portal do TJBA. Depois de informar alguns dados de identificação (nome, CPF ou RG e e-mail), é possível escolher em qual cartório deseja que seja impressa a segunda via da certidão.

Ao solicitar o documento, também serão fornecidas informações de como proceder para a geração do Documento de Arrecadação Judicial e Extrajudicial (DAJE), localização do cartório escolhido e número de protocolo da solicitação. O sistema garante também a emissão de uma notificação, convidando o cidadão a comparecer ao cartório para retirada do documento, com o DAJE pago, em mãos.

Ainda segundo o provimento das Corregedorias, se o registro não for localizado na base de dados do SCC e o cidadão não saiba qual o cartório de origem do seu registro, será apresentado a ele um link. Neste endereço, o requerente deve preencher um formulário, em que informará alguns dados de identificação que ajudem na localização do cartório de origem. Nestes casos, o sistema notificará o cidadão quanto às orientações futuras para a emissão do documento.


IBAHIA

VAGA: MECANOGRAFO 1


VAGA: BIBLIOTECÁRIO (A)


[SALVADOR-BA] ESTÁGIO EM PESQUISA DE RUA

-Área de Formação: Estudando Nível Médio ou Superior;
-Ambos os sexos;
-Carga Horária: 30 horas semanais (Segunda à Sexta);
O PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES, uma empresa de abrangência nacional, está contratando ESTAGIÁRIOS EM PESQUISA DE RUA. Nós oferecemos bolsa de R$ 350,00, + auxilio transporte, além de premiações e plano de carreira. Contratação imediata!
* Favor encaminhar currículo com foto para candidatos.eib@gmail.com – Título da vaga: “PESQUISA DE RUA”;
* E-mails sem o título da vaga no assunto não serão abertos.

VAGA DE EMPREGO - COORDENADOR PEDAGÓGICO


Vaga de emprego para atuar como coordenador pedagógico em Camaçari. Atuar 3 (três) dias na semana, das 12h30 às 17h15. R$ 800,00 + Transporte Necessário superior completo em Pedagogia e experiência na área. Candidato deve residir em Salvador.

Interessados devem encaminhar currículo para: selecao.ba@isbet.org.br com assunto Fhenix.Camaçari.

VAGAS ISBET

VAGA DE ESTÁGIO - A PARTIR DE 18 ANOS
Local: Rio Vermelho Atividades: Almoxarifado Horário: 09h às 15h (segunda a sábado) Remuneração: R$ 300,00 + Transporte Requisitos: Cursando ensino médio pela noite Sexo: Masculino
Interessados devem comparecer no dia 15/01 às 09h ou 14h, portando: RG, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade.
Endereço ISBET: Rua General Labatut, 66 - Barris (em frente ao SINDAE e em cima do mercado Super-Delli).


VAGA DE JOVEM APRENDIZ - 18 À 22 ANOS
Local: Simões Filho Atividades: Rotinas Administrativa Carga Horária: 4h por dia (segunda à sexta) Requisitos: Cursando ensino médio ou médio completo Sexo: Ambos
Interessados devem comparecer ao ISBET no dia 15/01 às 09h, portando: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título Eleitoral, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e Reservista (para os homens).
Endereço ISBET: Rua General Labatut, 66 - Barris (em frente ao SINDAE e em cima do mercado Super-Delli).