terça-feira, 4 de novembro de 2014

Veja como lidar com um inimigo no trabalho

O conflito é inevitável em um ambiente com pessoas reunidas, pois cada uma tem seus valores e opiniões, de acordo com Alexandre Prates, especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional. No entanto, segundo ele, o problema não está no conflito, mas na consequência dele. “O debate de ideias é saudável. No entanto, a maioria das pessoas, quando questionadas e contrariadas, tem a sua vaidade ferida e tende a atacar para se defender”, diz.

Segundo Prates, muitos relutam em reconhecer que a ideia do outro é melhor, e outros, por receio de perder posição ou promoção, criam atritos para diminuir a reputação do colega. Assim, diz o especialista, vão sendo criados inimigos no ambiente de trabalho. Para lidar com esse inevitável incômodo na empresa, Prates dá 5 dicas.

1. Ter adversários é normal
Se o profissional não tem adversários, é porque não está fazendo o trabalho dele direito. Quando as pessoas se incomodam conosco, é sinal de que estamos nos destacando. Mas, estou falando de resultados, de entrega, de comprometimento, e não de destaque por comportamentos inadequados, ou seja, bajular o chefe, vestir roupas extravagantes, extrapolar nas brincadeiras. Se você é bom, vai se destacar e, quando isso acontecer, terá adversários.


2. Fortaleça a sua reputação
A reputação é o seu maior patrimônio. Contribua com as pessoas, preserve a sua imagem, não entre em fofocas e, principalmente, faça o seu trabalho de forma extraordinária. Amplie a percepção de valor que as pessoas enxergam em você.


3. Entregue resultados
Eles te protegem, pois comprovam a sua competência. Se você é um grande vendedor, vai ter muitos adversários, mas jamais conseguirão fazer nada contra você. Quem tem resultado, tem credibilidade.


4. Seja firme e verdadeiro
Não se importe se o adversário é desonesto, falso, dissimulado. Se você agir igual, dará armas para ele usar contra você. Se ele fez uma fofoca a seu respeito, chame-o e esclareça imediatamente. Se ele mente, fale sempre a verdade. As pessoas sempre ficam perto de quem fala a verdade. Se ele não parar, chame-o para uma reunião, com o seu superior, e apresente o que está acontecendo com muita calma e serenidade.


5. Não se desespere. Lembre-se, você está certo
O sucesso está sempre ao lado de quem faz as coisas certas. Sei que a vontade, muitas vezes, é gritar, brigar, mas isso não ajudará. Coloque a pessoa no seu devido lugar e da melhor forma que você pode fazer: com sabedoria. Nenhum adversário ou inimigo resiste a isso.


G1 SP

Vagas temporárias para Auxiliar de Vendas- EVENTO NATAL


Experiência: Atendimento ao público/ Vendas
Horário: 15:00 hs
Sexo: Indiferente        

** Possuir disponibilidade TOTAL de horários ( Disponibilidade para atuar no fechamento E abertura da loja sem nenhum tipo de restrição)


Interessados deverão comparecer na Kelly Services no dia 05/11/2014 (Quarta-Feira) às 15:00 horas com currículo atualizado, papel e caneta em mãos. Endereço: Rua Mato Grosso, Nº 164, Edf. Marfina, Pituba. Ponto de Referência: Em frente a Editora Podium, perto da Igreja Nossa Senhora da Luz.

Balé Teatro Castro Alves promove aulas abertas gratuitas em novembro

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) promove neste mês de novembro, aulas abertas gratuitas, ministradas pelo coreógrafo Tuca Pinheiro e a bailarina Alice Becker. Podem participar apenas profissionais ou alunos de dança em nível avançado, mediante a inscrições prévias e gratuitas, pessoalmente ou pelo telefone (71) 3117-4846, das 13h às 19h. O limite é de sete vagas por dia.

Tuca Pinheiro realizará mais uma série de aulas, nos dias 4, 6, 11, 25 e 27. Profissional com vasta experiência como diretor coreográfico e pesquisador da dança contemporânea no Brasil e no exterior, Tuca é o criador da nova coreografia do BTCA, "Agô, Arêrê! Por Favor, Não Aperte o Mamão!", espetáculo que tem estreia prevista para dezembro deste ano, na Sala Principal do Tatro Castro Alves (TCA), no bairro do Campo Grande.

Já a bailarina Alice Becker vai ministrar aulas de Pilates, nos dias 5, 7, 10, 19, 21, 24 e 26 de novembro. Todas as aulas acontecem em horários vespertinos, na Sala de Ensaio do BTCA, no piso C, do Teatro Castro Alves.

Serviço
Aulas abertas do BTCA – Novembro
Local: Sala de Ensaio do BTCA - Piso C do Teatro Castro Alves.
Quando: dias 4, 6, 07, 11, 25 e 27/11 (Tuca Pinheiro, coreógrafo convidado).
                   dias  5, 7, 10, 19, 21, 24 e 26/11  (Pilates, com Alice Becker).
Vagas: Sete vagas para cada aula. Podem participar profissionais e alunos de dança de nível avançado.
Inscrições gratuitas: pessoalmente ou pelo telefone (71) 3117-4846, das 13h às 19h.


G1 BA

Mutirão oferece testes de PSA em ação contra câncer de próstata

Homens com idade a partir de 45 anos podem realizar testes de PSA gratuitamente durante mutirão de saúde contra o câncer de próstata no sábado (8), às 7h, na Fundação Lar Harmonia, bairro de Piatã, em Salvador. O exame, que é realizado através do sangue, será realizado por ordem de chegada. Serão oferecidos 150 testes.

A ação é uma parceria entre o Laboratório Leme em parceira com a Fundação Lar Harmonia e a Sociedade Brasileira de Urologia secção Bahia. Além dos testes, o mutirão dará oferecer orientações sobre o câncer de próstata.

O mutirão faz parte das ações em comemoração ao Novembro Azul. O movimento que é voltado para a saúde do homem, visa orientar a população para a importância do exame de toque retal e PSA para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

SERVIÇO
O quê: III Mutirão de Saúde de Combate ao Câncer de Próstata
Quando: Dia 08 de novembro de 2014, das 07h às 12h
Onde: Fundação Lar Harmonia, Rua Deputado Paulo Jackson, nº 560, Piatã
Os atendimentos serão realizados gratuitamente


G1 BA

Ação em prol da saúde masculina atende moradores em Alto de Coutos

Uma ação de saúde voltada para os homens será realizada nesta quarta (5), quinta (6) e sexta-feira (7), no bairro Alto de Coutos, Subúrbio de Salvador. O público alvo são homens que morem no bairro, com mais de 45 anos ou aqueles que têm mais de 40 anos e têm histórico de câncer na família. Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h, com palestras, exames de sangue, glicemia, próstata, ultrassom consultas médicas e oficinas. Tudo será feito de forma gratuita.

Os interessados devem se dirigir à Creche Escola Comunitária São Francisco de Assis - Obras Sociais Irmã Rainha, na Rua da Ressurreição, s/n, Alto de Coutos. O local fica anexo à Paróquia São Francisco de Assis.

Os atendimentos serão feitos pela Fundação José Silveira. Os documentos necessários são RG (ou documento oficial com foto); comprovante de residência, cartão do SUS, e no caso de ultrassonografia, levar a requisição médica.

Palestras
Na quarta-feira, o tema das palestras que serão realizadas às 9h e às 15h será "Saúde do Homem - DST-AIDS/HPV/HTLV e suas consequências e danos". Na quinta-feira, os palestrantes irão abordar "Acoolismo e Tabagismo" também às 9h e às 15h. Na sexta-feira, o tema abordado será a "obesidade". Nos três dias, haverá informações sobre a relação dessas doenças com o risco de desenvolvimento do câncer de próstata.


G1 BA

Aulão na Arena Fonte Nova vai preparar alunos para provas do Enem

Estudantes que estão nesta reta final de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem participar na quinta-feira (6), a partir das 18h30, do aulão show gratuito que integra o projeto "Educação em Movimento".

SERVIÇO
O que: Educação em Movimento ano IV
Quando: 6 de novembro, a partir de 18h30
Onde: Arena Fonte Nova (Salvador-BA)
Atrações musicais: Adão Negro e Rafael Pondé
Ingressos: Distribuídos em escolas públicas e em um balcão no shopping Iguatemi – 3º piso – Alameda de serviços (3 a 5/11 – 9 às 21h | 6/11 – 9 às 18h)
Mais informações: www.educacaoemmovimento.com
**Podem participar estudantes das redes pública e privada


G1 BA 

Grupo leva espetáculo gratuito a duas praças de Salvador este mês

O Grupo Nariz de Cogumelo retorna às praças de Salvador neste mês de novembro para apresentar o novo espetáculo: “A Maré do Amor Sem Fim”, que estreia no próximo dia 8 de novembro (sábado), às 16h30, na Praça Ana Lúcia Magalhães (Pituba).

O projeto segue em cartaz até o dia 23 de novembro, sempre com apresentações aos sábados na Pituba e aos domingos no Campo Grande. Baseada no texto “Cordel do Amor Sem Fim”, da baiana Cláudia Barral, a montagem traz no elenco as palhaças Laili Flórez, Larissa Uerba e Viviane Abreu e o músico Pedro Vieira, que executa a trilha original ao vivo.

SERVIÇO
A Maré do Amor Sem Fim – Novo espetáculo do Nariz de Cogumelo
Locais: Praça Ana Lúcia Magalhães (Pituba), aos sábados, e Campo Grande, aos domingos.
Quando: De 08 a 23 de novembro (sábados e domingos), sempre às 16h30.
Apresentações são gratuitas (contribuição a chapéu)
Classificação: Livre |  Informações: www.narizdecogumelo.com.br
Entrevistas/Pautas: 9192-7788 ou narizdecogumelo@gmail.com


G1 BA

Minicurso em Gestão da Inovação, Financiamentos, Arcabouço Legal e Elaboração de Projetos


A Áity Incubadora de Empresas do Parque Tecnológico da Bahia, promove nos dias 12 e 13 de novembro, às 14h, no auditório do Tecnocentro, o Minicurso em Gestão da Inovação, Financiamentos, Arcabouço Legal e Elaboração de Projetos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do email: parque.tecnologico@secti.ba.gov.br ou formulário http://migre.me/mEI0b
Confira a programação completa: http://goo.gl/7HB28e
 


 

VENDEDOR EXTERNO COM MOTO

Necessário: CNH A, Ensino Médio completo. Experiência na área de vendas externas.
Atividades: Venda de produtos para o pequeno varejo em Salvador.
Horário de Trabalho: Segunda a sexta.
Salário: Projeção de R$ 1.700,00 + Ajuda de Custo + Plano Odontológico.
As vagas são para Salvador e Camaçari

 Interessados enviar currículo para valorhvagas@gmail.com com o assunto
“Vendedor com Moto”

Promotor de vendas da área de mercado

Empresa contrata;

Promotor de vendas da área de mercado;
Ensino médio completo
Carga horária - 44 horas semanais
Salário de R$ 842,00
Benefícios - VT + VA de R$ 12,00 por dia, transporte e convenio.
Atividades; reposição, negociação de espaço, validade, controle de estoque, arrumação do layout.
Desejável vivencia na área

Seleção quinta-feira 06/11/2014 comparecer as 09:00.
Endereço Rua Dr. Jose Peroba, Ed- Elite Comercial, 14 andar GUAPO RH, entrada do Costa Azul, 2105-8031.

Secretaria da Educação oferece 13.395 vagas em cursos técnicos gratuitos

Secretaria da Educação do Estado da Bahia abriu nesta terça-feira (4) as inscrições para 13.395 vagas em cursos técnicos gratuitos de nível médio para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional em 69 municípios baianos. As vagas são destinadas a estudantes, jovens e trabalhadores, que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública de educação, no âmbito federal, estadual ou municipal.

As oportunidades são nas áreas de Análises Clínicas, Administração, Agroindústria, Agricultura, Biotecnologia, Contabilidade, Documentação Musical, Desenho da Construção Civil, Enfermagem, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática, Nutrição e Dietética, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Petroquímica, Serviços de Restaurante e Bar e Zootecnia.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro através do site da secretaria e os convocados serão selecionados por meio de um sorteio eletrônico que está previsto para acontecer no dia 25 de novembro, às 15h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A matrícula dos contemplados acontecerá de 09 a 11 de março de 2015.


iBahia

VAGA DE CUIDADOR

Estamos selecionando profissionais para trabalharem como cuidadores de pacientes psiquiátricos.

Necessário segundo grau completo.
Experiência em clínicas e hospitais será um diferencial.

Interessados: vagaclinicadesaudessa@gmail.com

CONFIRA VAGAS DE ESTÁGIO: SINEBAHIA

Estágio em Administração
Habilidade com atendimento ao público
Superior incompleto em Administração ou Contábeis
Não exige experiência
30 vagas

Estágio em Psicologia
Ter cursado ou estar cursando disciplinas para a área organizacional
Superior a partir do 6º sem de Psicologia/ Noções da área de RH
Não exige experiência
05 vagas

Estágio em Administração
Superior incompleto em Administração ou Gestão de RH
Não exige experiência
03 vagas

Estágio em Nível médio
Cursando o ensino médio
Não exige experiência
10 vagas


UNIDADES DE ATENDIMENTO: Os candidatos interessados devem se dirigir à unidade central do SineBahia, situada na Avenida ACM nº. 3359 – Edf. Torres do Iguatemi, ou aos postos do SAC.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: das 7h00 às 17h00 (senhas distribuídas a partir das 6h10).

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar número do PIS, PASEP ou NIS; Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Vaga: Coordenador e Supervisor de Telemarketing

Os candidatos interessados devem se dirigir à Unidade Central do SineBahia, ou aos postos do SAC, portando RG, CPF, Carteira de trabalho e Comprovantes de residência e de escolaridade.

2 VAGAS DE ESTÁGIO PARA NÍVEL MÉDIO (cursando)

Bolsa: 400,00
Escolaridade: a partir do 1° ano, que estudam no período NOTURNO e MATUTINO.
Setor de locação: Atendimento.
Horário: 12H30 as 17H30
Benefícios: Meia passagem.
Bairro: Dois de Julho.
Sexo: Ambos
Pré requisito: Noção de atendimento ao cliente.

Encaminhar currículo atualizado (Turno e ano em curso, ano de nascimento).

Email: nurecrh@gmail.com --> Assunto: ATENDIMENTO/DOIS DE JULHO.

VAGAS DE ESTÁGIO PARA NÍVEL SUPERIOR (cursando)

Bolsa: 728,00
Curso: ADMINISTRAÇÃO ou CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Setor de locação: Setor de Avaliação.
Horário: A definir
Benefícios: Meia passagem.
Bairro: Caminho das Árvores.
Sexo: Ambos.
Pré requisito: Boa comunicação, informática básica e habilidade com cálculos básicos de matemática.

Encaminhar currículo atualizado (Turno e semestre em curso; ano de nascimento).

Email: nurecrh@gmail.com --> Assunto: SETOR DE AVALIAÇÃO/ CAMINHO DAS ÁRVORES.

Salvador recebe oficina gratuita de gastronomia entre os dias 7 e 22 de novembro

Entre os dias 7 e 22 de novembro, dez instituições de Salvador irão receber oficinas gratuitas de gastronomia, onde os participantes aprenderão a cozinhar receitas práticas, reaproveitamento de alimentos, comida natural e a importância da higienização.

A atividade é promovida pelos formandos da primeira turma do curso técnico profissionalizante em Auxiliar de Cozinha, da organização sem fins lucrativos (ONG) Gastromotiva, que surgiu em São Paulo, no ano de 2006; confira o calendário abaixo.

07/11: Escola Estadual Ocridalina Madureira, Massaranduba.
11/11: Escola Amai Um Ao Outro, Alto do Cabrito
14/11: Organização de Amigos e Apoiadores da Comunidade de Nova Brasília e Itapuã.
14/11: Escola Municipal Lagoa do Abaeté.
14/11: Clube das Mães Carentes do Bairro Jardim Cruzeiro
14/11: Centro Educacional Construir: Lot. Santo Antonio, Cajazeiras XI
18/11: Escolinha Pequeno Aprendiz, Paripe.
18/11: Escolinha do Lar: Rua Bahia, nº 10. Paripe.     
22/11: Paróquia Sta. Terezinha Doutora da Igreja, Alto da Terezinha. 

Para participar, os interessados devem procurar uma das instituições acima e se inscrever. Segundo Tarsila Santos, coordenadora do curso de Gastronomia da ONG, “Qualquer pessoa da comunidade pode participar. Normalmente fazemos em instituições por já existir um público fixo que frequenta o local, mas qualquer pessoa que tem interesse pode participar”, pontuou.


iBahia

A Fundação Hemoba precisa urgentemente de doadores de sangue.



A Fundação Hemoba precisa urgentemente de doadores de sangue. Estamos com o estoque totalmente crítico. Para ver os requisitos de doação, acesse: www.hemoba.ba.gov.br


DICA CULTURAL

Todas as terças e quintas-feiras, o Cine Vídeo do Setor Infantil da Biblioteca exibe filmes para a garotada. Nesta terça-feira (04), às 10h e 15h, as crianças poderão se divertir com o filme "Kirikú e a Feiticeira", de Michel Ocelot. Todas as sessões são gratuitas. Saiba mais: http://migre.me/mDQoV

Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Porque você faz parte dessa História!

Programação da 2ª Semana do Bebê Soteropolitano

Terça-feira - 9h: concurso Bebê Show, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e unidades de Saúde da Família (USF) e Básica de Saúde (UBS); atividades integradoras de saúde da criança nas unidades de saúde (USF e UBS); atividades no Centro de Referência em Assistência Social (Creas)  do Bonocô sobre o tema “Violação dos Direitos das Crianças”; 14h: “Cinematerna”: sessão de cinema gratuita para mães e bebês de 0 a 2 anos (sala de cinema do Shopping Bela Vista); palestras “Convivendo com a família”, na biblioteca Monteiro Lobato (Nazaré), das 9h ao meio-dia, e “Desenvolvimento Infantil pelo Movimento Somático BMC”, na Escola de Dança da Ufba (Campus de Ondina), das 15h às 17h

Quarta-feira -  9h: mutirão do teste do pezinho nas unidades de saúde (USF e UBS); concurso Bebê Show nas unidades de saúde (USF e UBS) e CMEIs; atividades integradoras de saúde da criança nas unidades de saúde (USF e UBS); 14h30 às 16h: roda de conversa “Desenvolvimento Infantil”, no CMEI José Maria de Magalhães Neto, (Pau Miúdo)

Quinta-feira - 8h às 13h: mutirão do teste do olhinho, na maternidade Albert Sabin (Cajazeiras); 9h: concurso Bebê Show nas unidades de saúde (USF e UBS) e CMEIs; atividades de saúde da criança; palestras “Bebês Brincando com a Família”, no CMEI Calabar, “Musicalização Infantil com Bebês e Mães”, no CMEI Ieda Barradas Carneiro (Av. ACM), das 9h30 às 11h, e “Convivendo com a Família”, na biblioteca Monteiro Lobato (Nazaré), das 14 às 17h

Sexta-feira - 9h: mutirão do teste do pezinho nas unidades de saúde (USF e UBS); concurso Bebê Show; atividades de saúde da criança

Sábado - 9h às 10h: ações com grávidas, mães, bebês e família; 9h às 16h: encontro lúdico com bebês; 10h às 11h: “mamaço e engatinhaço” . E ainda: vacinação contra poliomielite; orientação de saúde e assistência social; recreação (atividades no Campo Grande)

A Tarde

RECEPCIONISTA (ÁREA DE SAÚDE)


ANALISTA FISCAL / TRIBUTÁRIO


VAGA PARA ESTAGIÁRIO DE BIBLIOTECA

Escolaridade: Cursando 1º ou 2º ano do Ensino Médio
Local: Rio Vermelho
Salário: Divulgado na seleção + Benefícios
Turno de trabalho: MANHÃ


Os interessados deverão encaminhar o currículo com o assunto ESTAGIÁRIO DE BIBLIOTECA para rhfrb@hotmail.com.br

Exploradora de petróleo abre inscrições para Programa de Trainee na Bahia

A PetroRecôncavo, operadora independente de exploração e produção de petróleo e gás (setor E&P) onshore do Brasil, está com inscrições abertas para o seu Programa de Trainee 2015. As oportunidades são para profissionais com até 2 anos de formação ou pós-graduando em engenharia mecânica, engenharia de petróleo, engenharia química ou engenharia elétrica. É preciso ter inglês em nível avançado.

As oportunidades são para trabalhar em Mata de São João (BA). Os interessados também devem ter disponibilidade para viajar. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de novembro pelo site do programa


IBAHIA

SUPERVISORA ADMINISTRATIVA


1 VAGA PARA PIZZAIOLO

CONTRATAÇÃO IMEDIATA.
IMPRESCINDÍVEL EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE PIZZARIA DE NO MÍNIMO 6 MESES.
ATIVIDADES: ELABORAÇÃO DE MASSAS, MOLHOS E INSUMOS PARA PIZZA.EXPERIÊNCIA COM FORNO A LENHA.
REMUNERAÇÃO: FIXO + COMISSÃO
BENEFÍCIOS: TRANSPORTE

INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO: 8757-1550 (OI) 9208-5337 (TIM)

Feirão online oferece descontos para renegociação de dívidas

A partir desta terça-feira (4), os  casais endividados - e os solteiros também - têm uma chance para colocar as finanças em ordem. Até o dia 14 de novembro, a Serasa realiza o Feirão Limpa Nome Online, que possibilita aos consumidores renegociarem suas pendências financeiras. 

O serviço é gratuito e funciona 24 horas pela internet. Para participar, o consumidor acessa o site do Serasa Consumidor e preenche um cadastro. Em seguida, será levado a uma página onde são listadas todas as empresas participantes do Feirão com as quais ele possui alguma dívida pendente. 

Ao clicar no nome da empresa escolhida, outra página surgirá, apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos.

Matéria original do Correio

VAGAS PARA CAIXA

SELEÇÃO ESTA SEMANA.

ENVIAR CURRICULUM PARA: r.schettini10@hotmail.com

SÓ SERÃO ANALISADOS OS ENVIADOS ATE O DIA 07-11-2014

Estudantes têm até dia 23 para responder questionário obrigatório do Enade

Estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014 têm até o dia 23 de novembro para responder ao questionário do estudante na internet. Somente após responder todo o questionário, o estudante terá acesso a informações sobre o local da prova.
 
O preenchimento é obrigatório e deve ser feito no ambiente virtual destinado ao universitário, pelo CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aqueles que não responderem estarão em situação irregular com o Enade e poderão ficar impedidos de colar grau e receber o diploma, mesmo que façam o exame.
 
Esta edição da prova será aplicada no dia 23 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. Será avaliado o desempenho de 483.520 estudantes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Participarão da prova aqueles que têm expectativa de finalizar o curso até julho de 2015. Para tanto, precisam concluir mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. Também farão o exame estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2014 e os universitários de cursos superiores de tecnologia que tiverem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.
 
A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório para os alunos. O resultado do exame é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. O questionário do estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo.
 
Neste ano, participarão do exame alunos de 33 cursos superiores nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins. Confira a lista dos cursos que participarão do exame este ano. 
 
As informações são da Agência Brasil.

Iº FÓRUM DA EXPO TECNÓLOGO

Não percam tempo, inscrevam-se.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=669522156479111&set=a.120082188089780.20350.100002639985783&type=1&theater