segunda-feira, 7 de abril de 2014

RECONHECIDO DISPENSA POR JUSTA CAUSA DE TRABALHADOR QUE USOU DROGA EM SERVIÇO

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) manteve decisão de primeiro grau que reconheceu a dispensa por justa causa de trabalhador que utilizava substância entorpecente no ambiente e no horário de trabalho. A decisão é da Segunda Turma de julgamento, que entendeu que o uso de drogas em ambiente de trabalho constitui falta grave o suficiente para autorizar o rompimento do contrato de trabalho por justa causa.

Na inicial, o pedreiro alegou que a empresa fez uma correspondência de dispensa por justa causa sem qualquer prova, além de tê-lo exposto como usuário de drogas na presença de colegas de trabalho. Já a empresa, alega que a dispensa do trabalhador ocorreu porque não era a primeira vez que o trabalhador fazia uso de maconha em ambiente de trabalho e que, inclusive, teria tentado reverter essa situação através de conscientização feita pelo Diálogo Diário de Segurança (DDS).

Conforme depoimento de uma das testemunhas, o pedreiro foi visto no dia da dispensa com outros dois colegas em um canteiro da obra enrolando cigarros de maconha. Essa testemunha diz saber disso por conviver com pessoas usuárias e conhecer os gestos quando estão enrolando esse cigarro, além do cheiro. Outro depoente também afirmou que os trabalhadores estavam fazendo “o quilo do almoço”, quando o pedreiro se afastou do grupo com outros dois trabalhadores e foram para debaixo de uma árvore.

Diz que sentiu o cheiro da maconha e que já tinha visto o obreiro fazendo uso de maconha em outras 4 ou 5 ocasiões. Já uma terceira testemunha afirmou que o trabalhador não estava consumindo drogas no local.

Analisando os autos, o relator, desembargador Daniel Viana, concluiu que restou provado que o trabalhador praticou ato suficientemente grave para ensejar a sua dispensa por justa causa. O magistrado também destacou que não há qualquer prova ou indício de que o reclamante fosse dependente químico, fato que recomendaria tratamento antes de eventual punição.

Dessa forma, a Segunda Turma manteve a dispensa por justa causa, conforme havia decidido o juiz de primeiro grau, e o indeferimento das demais verbas rescisórias pleiteadas na inicial. (Processo: RO-0001237-91.2012.5.18.0141).

Fonte: TRT/GO - 30/01/2014 - Adaptado pelo Guia Trabalhista

4 dicas rápidas para aumentar seu desempenho no trabalho e na vida pessoal

Se você é o tipo de pessoa que está sempre em busca de desenvolvimento, confira 4 dicas rápidas que vão ajudá-lo a melhorar o desempenho em qualquer área da vida 

Embora as pessoas interessadas em desenvolvimento busquem inúmeras estratégias, a verdade é que simples comportamentos têm o poder de melhorar seu desempenho em qualquer área da vida, seja ela pessoal, acadêmica ou profissional. Se você gostaria de ser alguém melhor, confira 4 dicas rápidas para isso:


4 dicas rápidas para aumentar seu desempenho no trabalho e na vida pessoal: 1. Seja absolutamente curioso

Se acredita estar interessado em uma nova carreira, um novo conceito ou mesmo em uma oportunidade de trabalho voluntário, busque todas as informações disponíveis sobre o assunto. Esteja disposto a encontrar as pessoas certas para responder suas questões e não deixe nenhum campo do seu interesse mal explicado. Pense da seguinte maneira: seu interesse por um assunto pode ser o início de um superpoder que vai fazer a diferença em uma concorrência com outras pessoas.  
 

4 dicas rápidas para aumentar seu desempenho no trabalho e na vida pessoal: 2. Conheça sua narrativa

Para determinar com exatidão as suas habilidades, seja claro sobre quem você é e de onde você veio. Entenda sua própria história perguntando a si mesmo (e respondendo de maneira honesta!) perguntas como: quais são minhas qualidades? Pelo que eu sou conhecido? Pelo que eu quero ser conhecido?  
 

4 dicas rápidas para aumentar seu desempenho no trabalho e na vida pessoal: 3. Permita-se diversão

Em vez de se sentir culpado pelo tempo que passa se divertindo ou desempenhando interesses externos, permita-se buscar esse tipo de coisa, porém, com um tempo determinado. A diversão vai fazer com que você se sinta mais feliz, calmo e motivado. Por isso, mesmo que você precise comprometer um tempo que usaria trabalhando, esteja disposto a perseguir seus interesses para não acabar viciado em trabalho e frustrado com as outras áreas da vida.  
 

4 dicas rápidas para aumentar seu desempenho no trabalho e na vida pessoal: 4. Converse consigo mesmo

Não perca tempo sendo negativo sobre seus sentimentos. Em vez disso, converse consigo mesmo e procure entender o que você está sentindo e de onde vêm essas impressões. Incentive-se a pensar em coisas positivas, isso vai ajudá-lo a se motivar para os desafios que você enfrentará em qualquer área da vida.  
 


Gratuito: Faça sua Declaração de IR de 2014


Diálogo terapêutico gratuito acontece no Gabinete Português de Leitura

Coordenado pela fisoterapeuta Alice Senna, o colóquio terapêutico "Presença no Corpo" será realizado no dia 16 de abril, às 16h, e contará com a presença do jurista Taurino Araújo e convidados, no Gabinete Português de Leitura, localizado na praça da Piedade, em Salvador.
A proposta da iniciativa é ajudar o participante a encontrar o bem-estar através do toque e da respiração consciente. A entrada é gratuita.

Serviço
O que: Colóquio “Presença no Corpo”
Quando: 16 de abril
Horário: 16h
Onde: Gabinete Português de Leitura, na praça da Piedade, em Salvador
Entrada é gratuita
Informações: (71) 3329-2733


G1 Bahia

Curso de Fotografia Digital para iniciantes é realizado em Salvador

Aulas ocorrerão de 22 a 25 de abril, no bairro da Pituba, em Salvador.
Curso será formado por três turmas, cada uma com oito vagas.

Iniciantes e apaixonados por fotografia poderão conferir o curso de Fotografia Digital que será ministrado de 22 a 25 de abril, pelo fotojornalista baiano de casamentos, Sérgio Muricy.

O curso vai ser realizado no estúdio Life Lines, na rua Almirante Carlos de Paraguaçu, no bairro da Pituba, em Salvador. Os interessados podem ter maiores informações sobre o valor da inscrição através do e-mail: cursos@lifelines.com.br ou pelos telefones (71) 3351-2800 e (71) 8845-333.

As temáticas abordadas no curso serão: introdução à fotografia; câmeras e lentes; sensores e megapixel; iso, obturador e Diafragma; fotometria; balanço de branco; flash; iluminação; e composição.

Além disso serão formadas três turmas, cada uma com oito vagas. As aulas vão ser ministradas nos turnos matutino, vespertino e noturno. No último dia, os participantes realizam uma sessão de fotos com uma modelo profissional.

Premiações
Em março de 2014, o fotógrafo baiano conquistou três prêmios internacionais, concedidos pelas entidades especializadas em registro de matrimônios Wedding Photojournalist Association (WPJA), duas imagens, e Artistic Wedding Photojournalism, um registro. Muricy também foi escolhido como Fotógrafo do Ano 2013, pela instituição internacional Wedding Photography Select (WPS).

G1 Bahia.

OFICINAS INFANTIL



Setor Infantil da Biblioteca promove oficinas durante o mês de abril
Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Porque você faz parte dessa História!



Vaga: Teleoperadores

Maiores de 18 anos

Ensino Médio Completo

Carga horária: 6hs

Salário+ pacote de benefícios atrativos.

O processo seletivo será nos seguintes dias e horários:

08/04/2014 às 14:00 horas


Endereço: Rua Mato Grosso, Núm 164, Edf. Marfina, Pituba. Perto da Igreja Nossa Senhora da Luz. Em frente a Editora Podium.

Os interessados deverão comparecer impreterivelmente neste dia e horário, munidos de currículo atualizado, caneta e lápis.

II Fórum de Serviço Social do HMG



ATENÇÃO Assistentes Sociais e Estudantes! Estão abertas as inscrições para o II Fórum de Serviço Social do HMG, que trará o tema "Atenção domiciliar em Pediatria: Desospitalização Assistida".
Inscrições no tel: 71 3032-3786. VAGAS LIMITADAS!


Vaga: Atendente de loja


Vaga: Auxiliar Técnico


40 vagas para Orientador de Tráfego.


Vaga: Na área de Departamento Pessoal


Vaga: Técnico de Enfermagem do Trabalho


Vaga para Professor.


Aulão gratuito de ginástica acontece no próximo domingo, na Pituba

Evento acontece a partir das 8h, na praça Ana Lúcia Magalhães.

No próximo domingo (13), a academia da Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, irá receber um aulão de ginástica ao ar livre para a população. Em meio as atividades, as pessoas receberão orientações sobre atividades físicas e esportivas, prevenção de doenças e poderão aferir a pressão com profissionais do laboratório Sabin, realizador do evento em parceria com a Secretaria Cidade Sustentável de Salvador (SECIS).

As atividades serão monitoradas pelo coordenador de Esportes do Laboratório, Carlos Pereira e pelos colaboradores voluntários do Sabin em Salvador. A academia ao ar livre conta com dez aparelhos de ginástica diferentes, como alongador, simuladores de cavalgada, caminhada, remo, entre outros. O aulão começa às 8h.

ibahia

VAGAS DE EMPREGO


Secretaria do Planejamento abre inscrições de processo seletivo

A Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) abriu nesta segunda-feira (7) as inscrições para um processo seletivo, destinado ao preenchimento de sete vagas de técnico de nível superior, sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os interessados poderão se inscrever até o dia 11 deste mês, através do site www.seplan.ba.gov.br/reda.

O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contado da data de aprovação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da administração. Os candidatos que já tiverem 48 meses de contrato Reda com o Poder Executivo não poderão ser contratados.

Os aprovados irão ganhar uma remuneração equivalente a função temporária de técnico de nível superior, que é constituída pelo vencimento básico de  R$ 1.049,72, além da gratificação de função equivalente a R$ 1.372, 31. O edital pode ser conferido neste link.


ibahia

Imposto de Renda 2014 Gratuito


Rede de atacados oferece curso gratuito de capacitação em Salvador

Oportunidades são na área de gestão de negócios e gastronomia

O Makro Atacadista está com inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação em gestão de negócios e gastronomia em Salvador. A iniciativa faz parte do programa de capacitação Sabor & Saber, que o atacadista oferece há sete anos e já certificou mais de 60 mil empreendedores.

Os cursos são ministrados em parceria com SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e grandes empresas da indústria de alimentos, além de fornecedores regionais. As aulas acontecem dentro de uma carreta móvel do Makro, equipada com uma cozinha experimental e estrutura completa para realização das atividades.

Este ano, todas as cidades sede da Copa do Mundo serão contempladas. Os cursos em Salvador acontecem nos dia 10, 11 e 12 de abril. As inscrições devem ser feitas diretamente na loja que fica na Av.Tancredo Neves, 3413. As vagas são limitadas. Mais informações através do telefone: (71) 3343-4000.

iBahia

VAGA PARA COPEIRA

Requisitos: segundo grau completo, desejável experiência anterior.
Atividades: atender e servir café e água aos clientes e colaboradores, providenciar o café , dar suporte ao departamento de Serviços Gerais.

Salário e benefícios compatíveis com os oferecidos pelo mercado de trabalho.

Carga horária: 44 horas semanas (segunda à sábado)

Interessados mandar e-mail para: rh@grupognc.com.br com o assunto: copeira

Vaga de Técnico em Informática.

Empresa no ramo de informática seleciona Técnico em Informática para trabalhar 44 horas semanais;

Salário(R$ 850,00)+ Transporte+ ticket alimentação.

Ensino Médio Completo
Possuir 6 meses de experiência na área de informática.

Interessados enviar currículo com o assunto Técnico em Informática para: novotalentorh@gmail.com, até Quarta-feira (09/04/2014)

PROMOTORAS COM URGÊNCIA

Ação 3 corações
Salário:1.100,00+ comissões
Alimentação:16,00 Vt: 2 por dia

Enviar currículo com fotos para ADM.SSA@GUAPORH.COM.BR
COM O ASSUNTO AÇÃO PROMOTORA.

OSID estão com inscrições abertas para curso de fisioterapia aplicada ao idoso

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) inscreve para o VIII Curso de Aperfeiçoamento em Fisioterapia Aplicada ao Idoso. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de maio, de forma presencial, no Centro Geriátrico da OSID (Avenida Bonfim, Largo de Roma).

O curso, que tem carga horária de 162 horas, é voltado para fisioterapeutas formados (com registro no Conselho de Fisioterapia). Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa de R$ 60. O curso será ministrado de 13 de maio a 5 de setembro, com investimento mensal de R$ 200.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (71) 3310-1168/1169.

iBahia