quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Aprenda a trabalhar em equipe

Os trabalhos em equipe têm sido cada vez mais procurados e valorizados por empresas e organizações. Esta capacidade promove o desenvolvimento da criatividade, da cocriação e da colaboração mútua, essenciais para a conquista dos objetivos da corporação.

Saber trabalhar em conjunto é uma habilidade fundamental para qualquer profissional, isso porque toda empresa é constituída por pessoas e são elas, em conjunto, que estão por trás de todo e qualquer bom resultado.

Dicas para trabalhar em equipe

Confira dicas fundamentais para trabalhar em equipe de forma adequada e eficaz!

1.    Controle emocional

Saber controlar as emoções é fundamental para não deixar que interferências negativas atrapalhem o desenvolvimento das atividades. Esta habilidade auxilia, ainda, a lidar melhor com diferentes opiniões e personalidades de colegas, evitando brigas e conflitos no dia a dia de trabalho.

2.    Evite as críticas e dê feedbacks construtivos

Em vez de apontar erros ou criticar o trabalho de seu colega, procure contribuir para o crescimento dele através de pontuações positivas e que estimulem o desenvolvimento contínuo.
Busque colaborar, sempre que possível, com novas soluções em vez de identificar falhas. Lembre-se que o trabalho de cada colaborador é fundamental para a conquista efetiva dos resultados finais da organização e que em algum momento você também precisará da ajuda dele.
As críticas negativas não ajudam em nada, pelo contrário, desmotivam e geram desgaste.

3.    Aprenda a ouvir

Esta é uma dica importantíssima para trabalhar em equipe. Respeite as ideias e as opiniões de seus colegas que, muitas vezes, podem ser diferentes das suas.
Procure ouvir primeiro, antes de tirar suas próprias conclusões ou fazer algum prejulgamento. Esteja aberto a aprender com os profissionais que convivem com você, pois as diferenças são importantes para melhorar o processo de trabalho.

4.    Cultive bons relacionamentos interpessoais

Procure manter relacionamentos saudáveis dentro do ambiente de trabalho. Cumprimente seus colegas sempre com um “bom dia” e um sorriso no rosto, aja com respeito e cordialidade, afinal, gentileza gera gentileza.
Trate-os do mesmo modo que gostaria de ser tratado. Lembre-se que suas atitudes refletirão nos comportamentos dos outros colaboradores da empresa.

5.    Fuja dos conflitos e fofocas

Os conflitos existem em todo lugar, principalmente no ambiente de trabalho. Críticas desnecessárias, comentários inconvenientes, fofocas e panelinhas, tudo isso atrapalha a convivência e o bom andamento das demandas e atividades do dia a dia.
Fuja destes comportamentos sabotadores e foque no que realmente é importante, o seu trabalho.

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