segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Emprego depois dos 40: preconceito das empresas ou preferência por salários mais baixos?

Pesquisa avalia os pontos de vista das empresas e dos profissionais que passaram dos 40 anos

Uma pesquisa feita pela Vagas. com avaliou o comportamento das empresas na hora de contratar profissionais que passaram dos 40 anos de idade. O estudo foi feito com profissionais e especialistas em recrutamento e seleção de empresas.

Os resultados das pesquisas mostraram visões quase antagônicas entre as empresas contratantes e os s próprios profissionais. Segundo o levantamento, a maioria das empresas (62,2%) ainda resiste em contratar trabalhadores nessa faixa etária. Fatores como salários elevados, perfil conservador e pouco respeito à gestão dos mais jovens foram alguns dos maiores entraves constatados no levantamento que impedem a contratação desse profissional mais experiente.

O levantamento mostra ainda que as empresas continuam contratando profissionais dessa faixa etária, mas para posições mais estratégicas, geralmente, cargos que exijam maior qualificação e, nem sempre há vagas voltadas para este tipo de demanda.

Ainda segundo a pesquisa, a maioria das empresas contrata profissionais com mais de 40 anos (89,4%), porém com baixa frequência e para cargos de gestão e alta gestão (58%). Já cargos como analistas (39%), cargos técnicos (35%) e operacionais (48%) são contratados “muito frequentemente”.

Entre as barreiras verificadas para se contratar profissionais na faixa dos 40, mais da metade (56,1%) acredita que a remuneração mais alta é um impeditivo. Dos demais obstáculos que mais foram mencionados no levantamento, aparecem: possuem um perfil mais conservador (40,6%), não respeitar as lideranças mais jovens (30,5%), perfil pouco inovador (26,5%), idade (23%) e conhecimento técnico defasado (19,7%).

Outro dado que mostra a preferência das empresas por pessoas mais jovens é quando há uma disputa com profissionais mais maduros. Os mais novos têm a preferência de 56,7% dos entrevistados em um processo seletivo ante 43,3% da turma dos quarenta. Por outro lado, quando perguntadas sobre para quais tipos de cargos as empresas procuram profissionais “quarentões”, os representantes dessas companhias priorizam para vagas de gestão (77,7%), especialistas, consultores (68%), alta gestão (58%), operacional (40,9%), analistas (32%), cargos técnicos (25,5%), outros (7,6%) e estagiário/ auxiliar (6,8%). A pesquisa também conseguiu identificar quais são as vantagens de se contratar profissionais acima de quarenta anos. Das respostas que tiveram maior percentual, aparecem: maturidade (81,4%), experiência de mercado (80,1%), conhecimento técnico (70,1%), experiência de vida (69,1%), mais comprometimento (58,5%), equilíbrio emocional (57,5%) e mais fidelidade à empresa (45,4%).Na hora de procurar por um emprego, cerca de três em cada quatro profissionais acima dos 40 anos (72,6%) disseram que o mercado está “muito difícil” ou “difícil”.

iBahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário