quarta-feira, 2 de abril de 2014

Salvador recebe oficina de braile para cegos e videntes; inscrições abertas

Evento será realizado entre os dias 8 a 12 de abril, na Caixa Cultural.

Organizadora conta que intuito é democratizar acesso ao sistema braile.

O objetivo é aproximar pessoas através do braile”, diz Patrícia Silva, responsável pelo projeto da oficina “De Olho no Braille” que será realizada de 8 a 12 de abril, na Caixa Cultural, na Rua Carlos Gomes, em Salvador.

As inscrições abriram no dia 31 de março e seguem até o dia 7 de abril. Elas podem ser feitas na sede da Caixa Cultural, situada na Avenida Carlos Gomes, mediante doação de 20 latinhas ou 10 garrafas pet para reciclagem.

Também conhecida como Patrícia Braile, apelido dado pelos alunos, ela conta que a oficina pretende democratizar a aprendizagem do Sistema Braile entre as pessoas que enxergam, favorecendo o contato entre cegos e videntes por meio da escrita. “Minha abordagem é lúdica. Todos os participantes, tendo ou não deficiência, são apresentados ao universo do braille. Essa oficina não é restrita a pessoas que enxergam”, explica a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado. Para ela, o sistema de leitura com tato para cegos precisa ser democratizado. “É uma escrita tão perfeita que permite que não só cegos leiam. Não precisa ser cego para ler braile”.

São esperadas 180 pessoas nas oficinas. Além disso, será realizado workshop sobre o mesmo tema, que deve contar com 40 pessoas. O workshop é voltado para pessoas com interesse em cultura e educação.

Oficina
O curso será dividido em dois momentos, entre 08 a 10 de abril. Serão duas turmas por dia, uma às 09h e outra às 14h, com carga horária de 40 minutos cada. Cegos e pessoas que enxergam podem participar. Crianças alfabetizadas também podem integrar a oficina, mas precisam estar acompanhadas de responsáveis.

Já nos dias 11 e 12 de abril, acontece o workshop "Livro Acessível", em uma única turma, das 9h as 17h, com carga horária de 16h, que é voltado a pessoas da área de educação e cultura que precisam de informações e experiências técnicas sobre o assunto.

Do G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário