quarta-feira, 30 de abril de 2014

Entrevistadores pedem senha do Facebook aos candidatos

Nos Estados Unidos, algumas empresas têm pedido a senha de redes sociais dos candidatos a vagas durante a entrevista

Justin Bassett e Robert Collins são alguns exemplos dos vários que, durante entrevista de emprego, tiveram sua senha do Facebook solicitada. A prática tem se popularizado entre empresas americanas, como McLean County, IL; Spotsylvania County e a gigante e vendas Sears. Diversos advogados estado-unidenses, no entanto, classificam essa prática como violação de privacidade.  


Justin Bassett, um estatístico de Nova Iorque, tinha acabado de responder algumas perguntas sobre sua personalidade quando a entrevistadora se virou ao computador para procurar seu perfil no Facebook. Como o perfil do candidato estava bloqueado, ela pediu o login e a senha de Bassett.
 
O nova-iorquino recusou e desistiu da vaga, afirmando que não desejava trabalhar para uma empresa que quisesse informações tão pessoais.
 
Entretanto, a prática tem se democratizado nos Estados Unidos e, provavelmente, no mundo. E, claro, nem todos podem recusar um emprego.
 
É o caso de Robert Collins que, em 2010, retornava ao emprego de segurança no Departamento de Segurança Pública e dos Serviços Prisionais de Maryland depois da morte de sua mãe. Durante a entrevista de volta, seu login e senha foram solicitados para que a empresa verificasse se ele não estava envolvido em nenhuma gangue.
 
Ele se indignou com o pedido, porém não pôde recusar: "Eu precisava do meu emprego para alimentar minha família. Não tinha escolha."
 
A prática tampouco é atual. Desde 2006, a McLean County, Ill tem o login e senha de seus funcionários. O vice-chefe da empresa, Rusty Thomas, defende a prática: "Nunca ninguém se recusou a oferecer essas informações. Isso mostra que podemos confiar em nossos empregados".
 
Quando perguntado sobre o tipo de informação que eles procuram no perfil dos candidatos e trabalhadores, Thomas responde: "depende da situação. Por exemplo, verificamos se há fotos ou relacionamentos com pessoas menores de idade, o que é ilegal".
 
Professor na Escola de Direito Chicago-Kent especializado em privacidade na Internet, Lori Andrews, comenta: "me preocupo com a pressão exercida nos candidatos e funcionários, mesmo se eles concordarem. Esse tipo de voluntariado figura uma coerção, se a pessoa estiver precisando do emprego."
 
Bassett considerou-se com sorte de "se dar ao luxo" de recusar a proposta. Porém, "se tivesse que pôr comida na mesa para 3 filhos, não poderia recusar o emprego."
 
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário