sexta-feira, 24 de julho de 2015

Aceitando bem um feedback negativo

Nós nos empenhamos para dar o nosso melhor em todas as áreas da vida, e assim, sermos aceitos com nossas escolhas e condutas. Porém, mesmo bem intencionados, nem sempre o feedback (resposta ao desempenho) é positivo, e isso, muitas vezes, traz desapontamento.

Mas, você sabia que, no estágio e na aprendizagem, o feedback é importante ferramenta, não somente positiva, mas negativamente? Pois é, receber um feedback negativo pode ser bastante construtivo para uma carreira de sucesso. Entretanto, é preciso estar disposto a ouvir e com isso, aprender a evoluir, sempre com metas de melhorias.

Encarar as críticas de uma atividade que não foi bem aceita, como oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal, é a chave da questão! Esse comportamento demonstra interesse, maturidade e boa vontade com relação à empresa e às pessoas ao seu redor.

Por isso pratique:

Ouça: no momento do retorno que não foi bom como pretendia, não interfira nos argumentos do seu superior, tentando se defender ou pontuar algo que não seja relevante. Ouça atentamente o que está sendo falado, pois será importante assimilar o assunto, e depois fazer melhor. Isso também ajuda a se conhecer e entender quais são suas dificuldades para crescer profissionalmente.

Atitudes precipitadas: na avaliação negativa, não tome atitudes precipitadas, como se exaltar, distorcer informações, ou acusar outras pessoas. Exemplos assim mostram imaturidade, irresponsabilidade e dificuldades de trabalho em equipe.

Agradeça: outro ponto importante para a vida profissional é ser grato! Ao receber um feedback agradeça, mesmo que tenha sido negativo, pois é nessa hora que aprendemos mais com quem tem conhecimento e pode nos auxiliar.

Fontes: site Exame.com e portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário