quarta-feira, 20 de maio de 2015

Veja como responder corretamente sobre seus defeitos em uma entrevista de emprego

Saiba como não depor contra suas habilidades e consiga o emprego

“Qual o seu maior ponto fraco?” Essa pergunta, que por si só já é embaraçosa, pode causar ainda mais desconforto em uma entrevista de emprego. Além da tensão natural da situação, a ansiedade de qualquer candidato pode aumentar muito ao ouvir essa questão de um entrevistador e, se a resposta for equivocada, pode colocar uma ótima oportunidade a perder.

Para evitar que isso aconteça, o melhor a fazer é estar preparado para encarar qualquer dificuldade. Uma das táticas mais eficazes para dar uma boa resposta é citar uma falha que não tenha uma relação direta com o trabalho. No caso de uma vaga que exija candidatos com perfil analítico, dizer que você não se sente confortável em falar em público não é tão grave, pois não se trata de uma habilidade que você usará com frequência.

Outra boa ideia é inverter a situação, comentando sobre um defeito que você reverteu e agora se tornou uma grande qualidade. Supondo que você fosse uma pessoa desorganizada, pode ser interessante comentar que, para superar esse problema, você desenvolveu um método próprio e agora consegue administrar muito bem suas atividades.

Ver o lado bom de uma fraqueza também é muito útil em uma situação como essas. A ideia é tirar o máximo potencial de um defeito, para que ele seja amenizado aos olhos do gestor e conte pontos ao seu favor. Por exemplo, se você não gosta muito de gerenciar múltiplas tarefas, pode comentar que prefere focar em um projeto de cada vez para se dedicar melhor a cada tarefa, porém, se necessário, sabe lidar com mais trabalhos ao mesmo tempo.


Lembre-se que é importante ser sincero em suas respostas e fugir de clichês como o perfeccionismo, afinal, a última impressão que você quer passar é a de que está subestimando o gestor.


Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário