segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Você sabe criticar?

Como já falamos por aqui, saber lidar com críticas é fundamental para um profissional, mas o outro lado da história também precisa tomar certos cuidados, afinal também é preciso saber criticar.
Para muitos gestores a crítica faz parte de seu trabalho, mesmo porque ele deve conduzir as atividades de sua equipe, mas é fundamental que estas críticas sejam bem elaboradas e não sirvam apenas como simples opinião.
Segundo Susanne Andrade, palestrante, escritora e  coach na área de desenvolvimento humano o primeiro cuidado deve ser estabelecer um vínculo de confiança. Além disso, para que uma crítica seja bem recebida ela deve partir de uma pessoa confiável e para isso quem critica deve ter convicção e poder de argumentação.

A crítica deve ser colaborativa

Uma crítica profissional é sempre melhor quando vem junto a uma solução ou sugestão de melhoria. Por isso, deve-se apresentar opções mais viáveis do que a apresentada. Vale ressaltar que uma crítica sem propósito pode ter o efeito contrário, desmotivando e bloqueando os profissionais inseridos neste contexto.
Susanne Andrade também comenta sobre os principais propósitos que devem ser levados em consideração na hora de julgar ou avaliar atos e tarefas: “A intenção da crítica deve também ser levada em conta, pois o propósito deve ser o de colaborar para mudanças onde todos ganham. Outro ponto importante é exercitar a empatia, colocando-se no lugar de quem vai ouvir a crítica para que o conteúdo seja abordado de forma leve e cuidadosa, e o receptor sinta-se motivado a buscar fazer o diferente”.

Confira algumas dicas rápidas para criticar de melhor maneira:

  • Respeite a privacidade das pessoas ao efetuar as críticas.
  • Fale em tom de conselho e não de “bronca”.
  • Procure sugerir novos caminhos.
  • Se coloque no lugar das pessoas.
  • Seja claro, e fique à disposição para ajudar.

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