terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Veja o que é essencial para um bom portfólio online

Atualmente, ter um portfólio online, ainda que você não trabalhe com arte, é um diferencial que os gestores procuram para analisar o perfil do profissional que desejam contratar. No entanto, se você não prestar atenção a alguns detalhes, este recurso pode prejudicar suas chances de conseguir um novo trabalho. Para que você não passe por isso, a Universia Brasil reuniu algumas dicas para montar um ótimo portfólio online. Confira a seguir:


1 – Formato
O primeiro passo para decidir como você apresentará suas produções é pensar sobre o que elas se tratam, afinal você quer optar por um layout que consiga expor da melhor forma seu produto. É importante que ele seja simples para que seus trabalhos de fato sejam os protagonistas da página e para que as pessoas consigam navegar facilmente pela página.

Além disso, lembre-se que as pessoas têm acessado a internet cada vez mais através de smartophones e tablets. Por isso, certifique-se de que seu portfólio esteja também atraente em telas menores. Há ferramentas que adaptam o conteúdo do seu site para qualquer formato, como SquareSpace. Procure qual é a melhor para você e monte, assim, o esqueleto do seu portfólio.

2 – Menu
Há alguns itens que devem preferencialmente aparecer na sua página, das quais a mais importante é a sua descrição. Geralmente dentro de uma seção chamada “Sobre”, este texto deve ser sucinto e apenas te apresentar aos clientes, mostrando o que você faz. Tome cuidado para não transformá-lo em uma pequena biografia da sua vida, porque assim você reduzirá suas chances de contratação. Acrescente também uma guia chamada “Contrate-me”, onde você facilitará sua contratação disponibilizando seus contatos.

É também essencial que sua página esteja conectada aos seus perfis nas redes sociais, afinal estas são ótimas plataformas para você divulgar seus portfólio e ampliar sua clientela. Por isso, divulgue o link para seus trabalhos nestes sites e garanta que o link para o seu portfólio esteja na bio de todos os seus perfis.

3 – Trabalhos
Independentemente da sua área de atuação, é necessário que você poste apenas seus melhores trabalhos para evitar que o público julgue suas habilidades a partir de um projeto executado num dia ruim, por exemplo. Foque também nas técnicas que você domina mais. Por exemplo, se você é um artista conhecido pelas colagens, disponibilize mais trabalhos deste tipo.

Embora você não deva postar todos os seus trabalhos sem pensar sobre o que cabe ou não à sua página, você deve manter seu portfólio sempre atualizado. Deste modo, você mostra aos visitantes do seu site que você fez e continua a fazer bons projetos, além de colocar seu portfólio nas primeiras páginas do Google por uma questão referente ao SEO (Search Engine Optimization).

Como esta é uma tendência, você deve tentar se diferenciar o seu portfólio dos tantos outros que já existem na internet. Reflita sobre o que tornaria o seu memorável em relação aos demais e de qual maneira você poderia se mostrar único. Para isso, vale até mesmo pedir ajuda aos amigos e parentes. Tudo para que você consiga se destacar em meio a tantos profissionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário