segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Chefes difíceis de lidar: aprenda a conviver melhor com eles


No meio corporativo, existem vários perfis de supervisores. Entretanto, nem todos sabem como lidar com os seus funcionários de forma adequada. Além disso, não existe uma escola destinada especialmente a ensinar como ser um bom chefe, já que não há uma fórmula para o bom relacionamento pessoal.


A boa notícia é que existem certas estratégias para conseguir administrar o relacionamento diário entre funcionários e supervisores. A diretora do Linkedin, Nicole Williams, em parceria com Leigh Steere, co-fundador do Managing People Better, separaram os nove principais perfis de chefes difíceis de lidar, mostrando maneiras eficientes para conviver melhor com eles. Confira a seguir:

1. Aquele que insulta sem fazer críticas construtivas
 Como lidar: Não tenha medo de pedir a ele (a) uma explicação para as críticas feitas ao seu trabalho. Você pode perguntar o que fazer diferente na próxima vez, para que o seu erro não se repita. Comunique-se.

2. Aquele que não lhe fornece um feedback sobre o seu trabalho
 Como lidar: É muito importante perguntar a ele os pontos negativos e positivos a respeito do seu trabalho, bem como as atividades que você ainda pode melhorar. Isso é importante para criar uma relação de confiança entre vocês.

3. Aquele que não consegue reconhecer as suas realizações
 Como lidar: Procure ter uma conversa, tendo cuidado para enquadrá-la em um tom não-acusatório. Peça que ele (a) lhe ajuda a fazer um balanço das metas que foram cumpridas ao longo do seu trabalho.

4. Aquele que é desorganizado e não lhe ajuda a priorizar as suas próprias tarefas
 Como lidar: Primeiramente, procure descobrir o que faz dele (a) uma pessoa desorganizada. Uma forma de garantir que suas necessidades sejam atendidas é solicitar uma reunião semanal para ter uma conversa, abordando as suas pendências na empresa.

5. Aquele que é muito exagerado
 Como lidar: Uma boa forma de melhorar a relação é pedir para ele (a) ajudá-lo a classificar quais são as prioridades necessárias a cada semana na empresa. Comunique-se via e-mail para obter um melhor feedback das suas atividades.
 
6. Aquele que é muito controlador
Como lidar: Se o seu chefe não deixa você enviar um simples e-mail sem precisar conferi-lo, ele se encaixa nesse perfil. A chave para solucionar esse problema é a comunicação: comunique-se com ele até finalmente conquistar a sua confiança. Diga a ele o que você está fazendo e o porquê disso. Compartilhe realizações e forneça um feedback dos progressos na empresa. Peça conselhos, fazendo com que ele se sinta uma pessoa importante para você. Além disso, é fundamental mostrar que você se importa em comprovar a sua capacidade. Diga a ele que adoraria ter mais responsabilidade e pergunte o que é necessário para melhorar ainda mais o seu trabalho.

7. Aquele que é distante e abusivo
 Como lidar: Procure entender o comportamento do seu chefe, sendo honesto e direto com ele (a). Caso a situação não melhore entre vocês, consulte outro gerente da empresa, ou até mesmo o departamento de Recursos Humanos.
 
8. Aquele que é bonzinho demais
 Como lidar: Se o seu chefe está sempre elogiando o seu trabalho, diga-lhe que você poderia progredir ainda mais se identificasse os aspectos em que ainda pode melhorar. Explique que você ama tê-lo como um gerente, mas ao mesmo tempo também quer obter um avanço na sua carreira, enxergando em quais áreas onde você pode crescer.

9. Aquele que seleciona os seus funcionários favoritos
Como lidar: Apesar de ser uma atitude injusta, o melhor caminho é ignorar o problema. Não adianta queixar-se com o seu chefe, isso não mudará a mente dele. Resista à tentação de se lamentar sobre isso com os colegas de trabalho. Procure manter um olhar atento no progresso do seu próprio trabalho e programe um tempo com seu chefe para mapear os objetivos da sua carreira e descobrir o tipo de comportamento que ele (a) admira. Certifique-se de superar as suas metas.

Por fim, se o seu chefe se comporta de maneira inacessível, o mais importante é entender que, a partir desse momento, a interação e o esclarecimento se tornam fundamentais.








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