quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Entenda como a empatia pode melhorar suas relações

Descubra como desenvolver essa habilidade e tenha mais sucesso

Segundo o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, uma das definições para empatia é: “estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que esta está sentindo”. Em outras palavras, empatia está altamente relacionada ao modo como você lida com as reações e emoções das pessoas ao seu redor.


Dessa forma, trabalhar essa habilidade pode ser a chave do sucesso para melhorar suas relações interpessoais, seja na sua vida particular ou na carreira. Seguindo essas dicas simples que a Universia Brasil preparou é possível entender melhor esse processo e se tornar um bom empata. Veja!

Mude seus pontos de vista

Em geral, as pessoas tem a tendência de analisar as situações seguindo apenas uma perspectiva: a própria, em casos de conflitos pessoais, ou a de entes queridos. Faça o exercício de se colocar no lugar da outra parte envolvida. Tente analisar friamente os motivos que a levaram a agir de determinada maneira. Dessa forma, é possível aumentar sua capacidade de entender os sentimentos dos outros e, assim, melhorar sua empatia.

Seja observador

A empatia lida diretamente com o comportamento das pessoas. Quando estiver em público, procure observar as atitudes das pessoas e como elas reagem aos diferentes contextos. A ideia é que, entendendo a conduta de quem está ao seu redor, fica mais fácil imaginar o que as pessoas estão sentindo. Para esse exercício funcionar, esteja aberto a formas mais sutis de comunicação, como a linguagem corporal.

Fale menos, ouça mais

Essa dica está conectada à anterior. Qual a melhor maneira de entender uma pessoa senão ouvindo suas opiniões? Quando estiver conversando com alguém, preste muita atenção no que a pessoa está dizendo, deixe-a terminar o raciocínio antes de preparar sua resposta. Assim, você evita interrompê-la, gerando mal-entendidos e tem a chance de criar um argumento mais sólido para continuar a conversa.



 

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