domingo, 31 de agosto de 2014

Quer melhorar na carreira? Entenda os sinais da linguagem corporal

Uma das maneiras mais efetivas de se adaptar a diversas situações e tomar as melhores atitudes na carreira é entendendo a linguagem corporal dos outros. Entenda


Você sabe o que é linguagem corporal? É a maneira como o corpo das pessoas reage a certas situações. Por meio dela é possível entender como os outros se sentem sem que eles precisem falar. Por isso, se você deseja investir na sua carreira e se tornar um profissional de sucesso, é interessante que você conheça os principais sinais da linguagem corporais e saiba interpretá-las.


Um sorriso falso, por exemplo, pode ser facilmente percebido pelos olhos. Pessoas que estão genuinamente felizes, ao sorrir, ficam com rugas ao redor dos olhos. Portanto, quando você quiser saber se uma pessoa está sendo falsa em relação a algo que você disse ou fez, veja como os olhos reagem, e não somente a boca.

Outro sinal da linguagem corporal que pode significar algo negativo é levantar as sobrancelhas. Segundo um estudo da Susan Krauss Whitbourne, uma pesquisadora da Universidade de Massachussets, sentimentos como angústia, surpresa, medo e nojo podem ser facilmente reconhecidos se a primeira reação da pessoa é levantar as sobrancelhas.

Agora, se você quer detectar mentiras, existem duas formas de conseguir isso: a primeira é prestando atenção a como a pessoa olha para você durante a conversa. Se ela olha fixamente para os seus olhos, isso é um sinal de que ela quer que você acredite no que ela está dizendo. Além disso, o estudo de Susan Krauss Whitbourne também diz que se a pessoa fala mexendo pouco o pescoço isso é um sinal de estresse e que ela não está confortável com o que está falando.

A linguagem corporal também pode mostrá-lo quando a conversa está indo bem e não é necessário se preocupar. Segunda a psicóloga Barbara Fredrickson, quando duas pessoas estão satisfeitas com a conversa, elas costumam imitar os gestos da outra. Por exemplo: se você colocar a mão no queixo, é provável que o outro também coloque.

Outro sinal positivo é se o tom de voz da pessoa se altera ao longo da conversa. Se ela fala exatamente no mesmo volume durante muito tempo, isso significa que ela não está realmente interessada no assunto debatido.

Estar atento a esses aspectos pode ajudá-lo a tomar decisões mais adequadas a certas situações e, dessa forma, se tornar um profissional mais flexível e respeitado. Portanto, comece a utilizar essas percepções no seu dia a diae veja a sua carreira decolar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário