sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Jovens: quando é hora de procurar o primeiro emprego?

Você finalmente entrou na faculdade e as responsabilidades começaram a aparecer. Quando é a hora certa para procurar o primeiro emprego, neste caso, um estágio ou um programa de trainee?

Agora. Não importa em qual ano da faculdade você esteja, quanto antes você começar, melhor. Aproveite que você está no Brasil, um país no qual a mão de obra qualificada disposta a trabalhar está em falta. Quanto antes você conhecer o ambiente corporativo e os desafios dele, mais na frente você estará dos seus concorrentes, porque terá vivência e maturidade.  


É claro que no primeiro ano da faculdade você não terá os mesmos conhecimentos e as mesmas oportunidades que no quarto ano. Por isso, é importante fazer um bom currículo e se atentar às boas dicas de entrevista de emprego. Mesmo assim, é importante entender que não se pode esperar obter logo o melhor estágio no primeiro ano.
 
No entanto, não se acomode. Não pense que, só porque é mais difícil, você não vai conseguir. Afinal, as dificuldades para um quarto-anista também existem, pois ele estará atrás de um trabalho que remunere melhor e que apresente mais desafios. Finalmente, as dificuldades nunca acabam. Pois é ingenuidade pensar que elas não existem para os formados e para os veteranos de profissão.
 
É justamente por isso que é necessário começar o quanto antes. Afinal, os desafios não vão acabar, mas você estará mais apto para enfrentá-los.
 
Na hora de escolher a carreira e para qual emprego você vai se candidatar, é necessário pensar com calma. Pense nas suas qualidades e, depois, no resto. Lembre-se que a melhor saída não é sair se candidatando para qualquer processo seletivo, mas para aquele no qual você tem mais qualificação.
 
Quando encontrar um emprego, verá como o seu campo de atuação é amplo e complexo, e como você terá que usar todas as habilidades que adquiriu na vida e não só o que estudou na faculdade. Isso fará com que você se desafie todos os dias e, embora o cansaço e o estresse apareçam, você se sentirá feliz de ter alguma utilidade e, mais ainda, quando receber o seu primeiro pagamento. O que você está esperando?
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário