sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mutirão de combate ao glaucoma e catarata é realizado em Salvador

Ação acontece até o dia 2 de agosto, das 8h às 17h, em Castelo Branco.
Interessados devem levar RG, comprovante de residência e cartão do SUS.

Um mutirão para combater o glaucoma e a catarata é realizado na região do bairro Castelo Branco, em Salvador, até o dia 2 de agosto. Podem participar pessoas com mais de 40 anos, que tenham diabete ou hipertensão e casos de glaucoma na família.

Os interessados devem levar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. O atendimento vai das 8h às 17h. Não é necessário estar em jejum. Na ação, primeiro é feita uma triagem e depois os médicos verificam o nervo ótico. Se o paciente tiver glaucoma, o diagnóstico sai na hora. Quando o diagnóstico é positivo, a pessoa segue para uma sala, onde são feitos exames complementares. Durante o exame, casos de catarata, outro problema dos olhos, também podem ser diagnosticados.

"Primeiro nós vamos fazer a triagem desse paciente, vamos pegar todos os dados de contato, vamos fazer um agendamento cirúrgico e vamos chamá-los à nossa clínica para poder fazer a cirurgia", disse Paulo Salvador, coordenador do mutirão.

Glaucoma
Perda de visibilidade, também chamada de campo visual, é o principal sintoma do glaucoma, doença causada pelo aumento da pressão do olho e que pode levar à cegueira. Na região do bairro Castelo Branco, que inclui outros cinco bairros, a estimativa é que mais de 30% da população tenha potencial para desenvolver a doença.

O colírio para o tratamento de glaucoma é de graça e deve ser usado durante três meses.
Depois desse período, o paciente é encaminhado para o Instituto Oftalmológico da Bahia, na Avenida Fernandes da Cunha, número 115, nos Mares, para pegar novos colírios.

G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário