terça-feira, 13 de maio de 2014

O que fazer com aquele profissional que odeia redes sociais? Fonte: MSN Empregos

Sem dúvidas, as pessoas estão cada vez mais conectadas, com a recente popularização de smartphones e tablets, a internet está sendo ‘levada’ a todos os ambientes.  Esse movimento também passa a ser parte importante para o contato entre os profissionais: é comum estender a rotina de convivência com os colegas de trabalho, seja através dos celulares ou nas redes sociais pessoais.

Um estudo da Ipsos, empresa de pesquisa e análise de mercado, mostrou que o e-mail, por exemplo, é o serviço de internet mais usado por 90% dos internautas  no mundo. O Brasil ocupa a primeira posição no ranking de acesso, com 72% dos internautas assumindo pelo menos uma visita diária. Outros dados levantados este ano pela E.Life mostram que 98% dos que têm acesso a internet utilizam parte do tempo na rede para acessar plataformas sociais.

A partir daí, começa-se a criar um novo padrão de comportamento social, já que assim como o celular, o e-mail e o cadastro em pelo menos uma rede social tornaram-se indispensáveis para a troca de informações profissionais e pessoais – esse tipo de interação deixou de ser item supérfluo ou diferencial: agora é essencial.

Só que nem todo mundo ainda ‘vai com a cara’ dessa nova conduta social, muitos profissionais se mostram resistentes a adesão das redes.  “As desculpas são das mais variadas, uns dizem que já trabalham 10 ou 12 horas por dia e não têm tempo de ficar no papo furado do Facebook, LinkedIn ou Twitter ou não têm mais idade para isso, ou que até tentou participar, mas desistiu pela aparente confusão e falta de sentido prático do que rola nos sites”, explica o consultor de marketing digital da Magoweb, Silvio Tanabe.

Saiba o que fazer para participar mais das redes


Mesmo odiando redes sociais você pode interagir com seus colegas de uma forma saudável, só precisa tentar. Para isso, fizemos um pequeno guia com procedimentos essenciais apontados pelo consultor Tanabe. São eles:

Não precisa de muito tempo – Defina claramente o que você quer. Se o objetivo é manter-se disponível para os colegas da empresa, então adicione-os e aproveite para se informar sobre o que acontece com eles através de suas publicações.

Crie um hábito – Estabeleça os dias e os horários para fazer a "social": atualizar o seu perfil, comentar ou responder comentários e visitar perfis de outras pessoas. Com o tempo, isso se tornará tão natural e rotineiro quanto checar e responder e-mails.

Socialize-se – Um dos pontos fortes das redes sociais é justamente o seu poder em manter ou reatar contato com pessoas do seu relacionamento. Então aproveite, faça uma lista de gente que você conhece, incluindo os que não vê há tempos, e procure os seus perfis. Convide-as a participar de sua rede de contatos, mas tenha certeza de se sentirão à vontade para aceitar. Um péssimo hábito é sair convidando pessoas que nem conhece somente para "fazer volume" e parecer bem relacionado.

Capriche no perfil – Coloque todas as informações importantes – e verdadeiras-, e as mantenha sempre atualizadas.

Seja relevante – Ninguém gosta de chatos que só se lembram da gente para pedir alguma coisa ou falar apenas de trabalho. Nas redes sociais não é diferente, portanto não fique incomodando os outros dessa forma. Assim como um bom e saudável networking, o que vale é a reciprocidade. Tome a iniciativa e faça recomendações dos amigos, marque um happy hour com ex-colegas para por a conversa em dia, transmita conhecimento. É a melhor forma de também ser lembrado quando precisar.

Fonte: MSN Empregos

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