sexta-feira, 9 de maio de 2014

CAMPANHA MOTIVACIONAL CRIADA POR EMPRESA GERA DANO MORAL

Uma campanha motivacional criada pela empresa  resultou no pagamento de R$ 2 mil a título de danos morais a operadora de televendas. A decisão, unânime, é da Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO).

De acordo com a obreira, que trabalhava na empresa desde 2008, ela sempre recebeu tratamento grosseiro de suas gerentes, a ponto de lhe causar choro. Ainda segundo a trabalhadora, a empresa criou uma campanha de vendas chamada de “ Nós vamos fazer o seu churrasco”, em que o vendedor que mais realizasse vendas na semana receberia um “cooler” com uma caixa de cerveja ou de refrigerante, além de uma picanha de cerca de 1kg. Já o empregado que menos vendesse, seria obrigado a repor o gelo daquele recipiente, como forma de punição. Como não bateu a meta em alguns dias, a empregada teve que repor o gelo e preparar o cooler, sendo vítima de gozação por parte de seus colegas.

Para o relator do processo, desembargador Breno Medeiros, ficou provado nos autos que a obreira era submetida a humilhação na “malfadada” ferramenta motivacional criada pela empresa. Para o desembargador, “os fatos narrados foram capazes de gerar dano moral, já que o destaque negativo que era dado à vendedora quando não alcançava a meta do dia, lhe atingia a honra e a autoestima”.

Assim, considerando as circunstâncias do caso concreto e o caráter pedagógico da medida, a Segunda Turma, seguindo o voto do relator, condenou a empresa, ao pagamento de R$ 2 mil em favor da empregada. (RO- 0001886-92.2011.5.18.0011).

Fonte: TRT/GO - 09/10/2013 - Adaptado pelo Guia Trabalhista

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