segunda-feira, 26 de maio de 2014

7 dicas de psicólogos para criar um bom currículo

É sempre a mesma coisa: os recrutadores passam pouco tempo lendo os currículos e é necessário um bom para chamar a atenção deles. Confira dicas de psicólogos para fazer um bom currículo

Você já deve ter lido isso aqui, mas não custa reforçar. Os recrutadores passam pouquíssimo tempo analisando currículos, afinal, eles têm uma pilha deles para avaliar, por isso, eles procuram algo que chame atenção logo nos primeiros segundos de leitura. A dica mais óbvia, portanto, é que você seja breve e conciso. Quais as outras? 


Confira 7 dicas de psicólogos para fazer um bom currículo:
 
 

Confira 7 dicas de psicólogos para fazer um bom currículo - 1. Não exagere

É lógico que você precisa causar uma boa impressão no seu futuro contratador, mas não exagere. Só adicione informações sólidas e conquistas concretas. Pesquisa publicada no Journal of Business and Psychology mostra que exagerar nas habilidades pessoais e "lapidar" demais o currículo não é uma boa saída. Guarde a sua lábia para entrevista, ela funciona melhor nesta situação.  
 

Confira 7 dicas de psicólogos para fazer um bom currículo - 2. Declarações de competências

Você deve achar uma forma de concentrar e relacionar as suas competências aos requerimentos do emprego. Em pequisa divulgada pelo International Journal of Selection and Assessment, aqueles com afirmações mais relevantes foram melhor classificados por recrutadores.  
 

Confira 7 dicas de psicólogos para fazer um bom currículo - 3. Use sua aparência

Se você foi abençoado com certa beleza mas acha que seu CV não passa da média para o emprego, inclua uma foto do tamanho daquela em seu passaporte. Um estudo publicado pelo International Journal of Selection and Assessment descobriu que, para currículos com alta qualidade, a foto não ajuda muito. Mas quando o CV está apenas na média, a boa aparência pode ser o diferencial.  
 

Confira 7 dicas de psicólogos para fazer um bom currículo - 4. Experiência acima da educação

Infelizmente, a maioria dos contratadores não etá particularmente interessada na sua educação, mas na sua experiência. Portanto, priorize sua experiência no currículo. Isso foi verificado em pesquisa exemplificada no livro Convincing the Recruiter: A Comparison of Resume Formats. A exceção para isso é se você quiser um emprego na própria academia.  
 

Confira 7 dicas de psicólogos para fazer um bom currículo - 5. Não economize em informação

Tente dar o máximo de informação possível. Os recrutadores não podem ter dúvida alguma ao lerem seu currículo. Não se esqueça, porém, que um bom CV deve ter, no máximo, 2 páginas.  
 

Confira 7 dicas de psicólogos para fazer um bom currículo - 6. Não use papel colorido

Estudo divulgado no Journal of Business Communication, demonstrou que os recrutadores têm certo preconceito com currículos coloridos. Com um CV desta forma, você vai se destacar da maneira errada.  
 

Confira 7 dicas de psicólogos para fazer um bom currículo - 7. Não use um layout criativo

Parece que a maioria dos recrutadores não gosta de layouts criativos. No livro Impression making by résumé layout: Its impact on the probability of being shortlisted, pesquisadores chegaram à conclusão de que layouts criativos, em vez dos formais, tinham era duas vezes menos selecionados. Novamente, prefira sempre a formalidade para que seu CV não seja descartado.  
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário