quarta-feira, 5 de março de 2014

Quer saber seu nível de autoestima?

A autoestima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de se valorizar, de se amar e saber expressar suas próprias aspirações e necessidades da maneira apropriada sem infringir direitos e respeitando os sentimentos dos outros. Faça o teste e veja como anda sua autoestima.

As afirmações abaixo se referem ao seu nível de autoestima. Responda com a máxima sinceridade levando em conta como você realmente é, e não como acha que você deveria ser. Responda de acordo com o critério abaixo, fazendo um X na letra correspondente. Para cada afirmação assinale apenas uma opção.

S = Sempre ou quase sempre
F = Frequentemente
O = Ocasionalmente
N = Nunca ou quase nunca


1. Normalmente, sinto-me muito bem e continuamente penso como é gostoso poder viver - S F O N
2. Quando enfrento adversidades ou tenho experiências negativas, invariavelmente consigo descobrir benefícios ou aprender algo novo e positivo com esses episódios - S F O N
3. Tenho por hábito encorajar a mim mesmo e as pessoas com quem me relaciono tanto em casa como no trabalho - S F O N
4. Mesmo que eu não goste, quando cometo um erro admito-o sem relutância, nem constrangimento - S F O N
5. Acredito que minha felicidade depende dos outros (não de mim) - S F O N
6. Faço o que acredito que é certo, mesmo que eu seja alvo de críticas ou gozações - S F O N
7. Quando recebo elogios fico constrangido ou envergonhado - S F O N
8. Sinto-me ofendido, magoado ou abatido quando recebo críticas - S F N O
9. Meu lema é: "Se você não tem nada de bom a falar sobre alguém, então não fale nada" - S F O N
10. Costumo me queixar das coisas (por exemplo: do chefe, do trabalho, da família, do governo, da situação econômica, do salário etc.) - S F O N
11. Mesmo sabendo que eu sempre tenho que melhorar, sinto-me bem comigo mesmo (minha forma de falar, de andar, de rir, meus gestos, minhas expressões faciais etc.) - S F O N
12. Magoo-me, me constranjo ou me humilho com certa facilidade - S F O N
13. Sei o que eu quero da vida, tenho objetivos e metas claramente definidos e persigo-os mês a mês - S F O N
14. É comum eu me sentir desanimado e desmotivado - S F O N
15. Quando alguém é agressivo comigo reajo com agressividade, ou, ao contrário, eu me retraio - S F O N
16. Embora eu não pare de lutar, muitas vezes sinto-me vítima das circunstâncias - S F O N
17. Gosto de desafios e de estar sempre aprendendo coisas novas - S F O N
18. Encaro com confiança obstáculos e adversidades, pois acredito que posso superá-los um a um - S F O N
19. Respeito as pessoas na mesma proporção em que quero ser respeitado (Você é assim?) - S F O N
20. Para ser aceito pelas pessoas, às vezes, faço coisas contra a minha vontade - S F O N
21. Tenho dificuldade de me relacionar com as pessoas - S F O N
22. Preocupo-me muito com o que as pessoas pensam a meu respeito - S F O N

Verifique sua pontuação conforme gabarito abaixo

Questão S F O N
1 -         3 2 1 0
2 -         3 2 1 0
3 -         3 2 1 0
4 -         3 2 1 0
5 -         0 1 2 3
6 -         3 2 1 0
7 -         0 1 2 3
8 -         0 1 2 3
9 -         3 2 1 0
10 -        0 1 2 3
11-         3 2 1 0
12 -        0 1 2 3
13 -        3 2 1 0
14 -        0 1 2 3
15 -        0 1 2 3
16 -        0 1 2 3
17 -        3 2 1 0
18 -        3 2 1 0
19 -        3 2 1 0
20 -        0 1 2 3
21 -        0 1 2 3
22 -        0 1 2 3


Total das quatro colunas

De 50 a 66 pontos. Você tem uma excelente autoestima. Sabe enfrentar adversidades com confiança, tem uma visão positiva de si mesmo, valoriza suas habilidades e acredita em suas potencialidades. Siga em frente e se mantenha neste nível. Se não confundir autoestima com arrogância ou autossuficiência, terá todas as chances de sucesso profissional, pois saberá ser humilde, agir com maturidade e valorizar as pessoas.

De 36 a 49 pontos. Esta pontuação revela uma autoestima média. Em determinados momentos você enfrenta com galhardia adversidades e obstáculos já, em outros, sente grandes dificuldades em fazê-lo, talvez porque não confie totalmente em suas habilidades e competências, ou se sinta inibido diante de certas situações. Procure analisar suas atitudes, acredite mais em suas capacidades e concentre seus esforços em descobrir, reconhecer e desenvolver seu devido valor.

Abaixo de 36 pontos. Esta pontuação revela uma baixa autoestima. É provável que você tenha perdido o prazer de desfrutar as coisas - e, mesmo, de viver -, por conta de uma percepção negativa de si mesmo e do ambiente que o cerca, e isso influi diretamente na qualidade de suas escolhas e decisões, e no seu relacionamento com as pessoas. É fundamental que você fortaleça sua autoestima através de cursos, livros e contato constante com pessoas positivas, realizadoras e de "alto astral". Considere também a opção de fazer psicoterapia para melhorar suas chances de sucesso pessoal e profissional.

Fonte: http://www.rh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário