quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pronatec abre mais de 5 mil vagas para cursos de qualificação grátis em Salvador; saiba como se inscrever

Atenção, beneficiários de programas do governo federal que desejam se profissionalizar. O Ministério da Educação (MEC), em parceria como o Senai e com a Prefeitura de Salvador, abriu 5.120 vagas para cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos de qualificação são destinados a quem recebe o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

ENTENDA O PROGRAMA
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A ideia é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, de formação inicial e qualificação profissional

Também vale para dependentes desses, assim como para aqueles que possuem perfil no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico). 

São, ao todo, dez cursos com carga horária que varia entre 200 e 400 horas, com data de início a partir de segunda-feira (ver tabela abaixo). 

Além dessas, outras cerca de 15 mil vagas, em 132 cursos, serão abertas ainda este ano. Os cursos são financiados pelo governo federal, as aulas são ministradas pelo Senai, e a prefeitura, com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), executa o programa 

Os candidatos podem realizar até três cursos do Pronatec em um ano, desde que os cursos não ocorram ao mesmo tempo, de acordo com informações do Senai. “É uma excelente oportunidade para aprimorar a capacitação e estar mais preparado para o mercado de trabalho”, avalia a coordenadora do Pronatec no Senai Bahia, Jeane Dayubi. 

Segundo ela, entre os cursos oferecidos, os mais procurados são o de mecânico de máquinas industriais e de eletricista industrial, ambos com 40 vagas cada. “Quem fizer esses dois cursos e conseguir uma vaga em uma fábrica tem salário inicial entre R$ 2 mil a R$ 3 mil”, afirma o titular da Semps, Maurício Trindade. 

Clique nas imagens abaixo para aumentar 

Fonte: Semps

Inscrições

Ele ressalta o grande interesse em Salvador. “Somos o município campeão, além de termos o menor índice de evasão”, assegurou. No ano passado, a capital baiana foi a cidade recordista em inscrições pelo Pronatec em todo o Brasil, com 13.514 estudantes – dentre esses, 70% são mulheres, a maioria entre 18 e 29 anos e com ensino médio completo. 

Segundo ele, quem fizer o curso tem grande chance de conseguir um emprego no futuro em empreendimentos de setores como a indústria naval (estaleiros), a construção civil, a indústria automotiva, dentre outros.  De acordo com Dayubi, do Senai, os cursos também podem servir para estudantes que querem abrir o próprio negócio ou atuar como autônomos. 

É o caso do assistente de planejamento e controle de produção Edenilson Moreira de Jesus, de 30 anos. Hoje, ele estuda Ciências Contábeis, mas resolveu se matricular no final do ano passado no curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção, do Pronatec. “Como tenho o desejo de abrir uma empresa própria no futuro e observei que o curso poderia ser útil para mim, resolvi fazer”, conta. “Além disso, adquirir conhecimento é sempre bom”. 

Ele também destaca a gratuidade do curso. “É tudo gratuito e eu não tive custo nenhum, porque os alunos recebem o valor do transporte e o valor referente a um lanche por dia”. 

Os cursos abastecem a demanda de empresas como as que fazem parte do Polo Industrial de Camaçari. “A capacitação dessa mão de obra é fundamental, sobretudo para as empresas que estão chegando, que hoje são empresas de terceira geração, mais voltadas para o produto final, como o Boticário, ou  a Ford”, diz o superintendente de Comunicação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), que representa mais de 60 empresas do polo, Érico Oliveira. 

Matrícula 
 
Para realizar a pré-matrícula, os candidatos devem ter entre 16 e 59 anos e precisam comparecer a um dos postos do Simm - nas unidades do Comércio, do Cabula,  Cajazeiras ou na Boca do Rio.
É preciso apresentar originais do CPF,  da carteira de identidade, comprovantes de residência e escolaridade, além do Número de Inscrição  Social (NIS). Outras informações podem ser encontradas na página do Pronatec: pronatec.mec.gov.br.

FONTE: CORREIO 24 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário