quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

4 dicas para aprender com seus erros

Não desperdice sua próxima falha, confira essas 4 dicas para garantir que você aprenda o máximo com essa experiência

Você não deve ter medo de errar. Simplesmente porque é por meio dos erros que aprendemos. A melhor maneira de aprender é experimentando, sentindo na própria pele. Uma boa dica é aprender com os erros dos outros, mas é comprovado que aprendemos melhor com fracassos. Portanto, não seja duro demais com você mesmo e entenda que se você errou, pelo menos, tem algo a aprender com isso. Saiba encontrar o lado bom disso.  


Confira 4 dicas para aprender com seus erros:

 1. Conceito de erro

Há diversos tipos de erro, alguns mais difíceis de negar e até de consertar. Por exemplo, uma demissão ou um erro de cálculo. Porém, há muitos outros difíceis de classificar até como erros. Por isso, você deve pensar duas vezes antes de “abortar uma missão”. Se você lançou um produto e ele vendeu pouco, que tal fazer outra campanha de marketing?   

2. Aprenda a superar

Você nunca aprenderá e colherá frutos dos seus erros se não os tiver superado de fato. Por isso, ache uma maneira para tal. Conforte-se com amigos, família, namorada (o), equipe. Que tal levá-los para um bar e fazer uma festinha do fracasso? É o jeito de mostrar que você está pronto para colocar uma pedra no assunto e começar a aprender com o erro, nem que seja por nunca mais repeti-lo.   

3. Pergunte-se sobre o que deu errado

Essa parte é complicada, porque pode parecer – especialmente para aqueles que trabalham com você – que você está querendo distribuir culpa. Você não está e precisa deixar isso bem claro. Esclareça a todos que, se vocês erraram, é porque todos cometeram erros, não somente uma pessoa. Afinal, os outros não viram aquela pessoa fazer algo errado. Explique a todos que os erros – assim como o sucesso – são coletivos. Além disso, é necessário saber exatamente onde está o problema. Se um trabalho tem 10 etapas, pode ser que só uma não esteja apropriada.    

4. Use o que você aprendeu

A única coisa que vale a pena do erro é que você pode aprender depois. Seja honesto com você mesmo: pense naquela prova de matemática que você errou uma conta ou um sinal bobo e perdeu um exercício por conta desse deslize. Perceba: agora você sempre se mantém atento na hora de resolver uma conta boba durante a prova de matemática. O erro deixa cicatriz, mas faz com que aprendamos.  
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário