quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

'Responsável' é a palavra mais utilizada por brasileiros no LinkedIn

A palavra 'responsável' é a mais utilizada pelos profissionais brasileiros no LinkedIn em 2013. A rede divulgou, nesta terça-feira (11), as palavras e as expressões mais utilizadas nos perfis profissionais neste ano. Globalmente, 'responsável' também foi a mais lembrada entre os 259 milhões de usuários no mundo.

Este é o quarto ano consecutivo que a rede profissional divulga a lista das palavras-chave mais empregadas nos perfis. Comparado aos anos anteriores, os chavões têm variado em termos de popularidade. Na pesquisa de 2012, a palavra mais usada foi 'experimental', já em 2011, o termo foi 'multinacional'.

A expressão 'estratégico' ficou com o segundo lugar. Já 'multinacional', que liderou o ranking em 2011, ficou com a terceira posição. 'Dinâmico' ficou com o quarto lugar, e 'organizacional' chegou na quinta posição. Completam o ranking das 10 palavras: especialista, criativo, eficaz, inovador e competitivo.

“Construir uma marca profissional é um importante passo para ter sucesso no trabalho”, diz Nicole Williams, especialista em carreira do LinkedIn.

Segundo Williams, ser parecido com todos não vai garantir um destaque entre os profissionais que competem por uma oportunidades. “Diferencie-se pela descrição exclusiva do que você tem realizado em sua carreira e traga exemplos concretos do seu trabalho por meio de fotos, vídeos e apresentações em seu perfil que demonstre o seu melhor resultado. Dar exemplos para demonstrar como você é responsável ou estratégico é sempre melhor do que simplesmente usar as palavras”, acrescenta.

Destaque na rede
Considerar o oposto: Um dos jeitos mais rápidos de decidir se deve ou não optar por uma palavra para definir marca profissional é considerar o antônimo. No caso de 'eficaz', o oposto é 'ineficaz'. Todo o perfil pode mostrar que o profissional é responsável e eficaz sem ter que incluir chavões.

Vincular a um resultado: Conecte habilidades a um resultado específico que demonstre sua competência. Para palavras como 'inovador', 'estratégico' e 'criativo', é importante ter um exemplo do trabalho no perfil, como uma foto, vídeo ou apresentação, para dar aos outros uma visão do talento.

Permitir que os outros confirmem por você: Uma maneira de verificar as habilidades listadas é buscar recomendações, escritas ou por clique, de fontes respeitáveis. Quando o profissional estiver em busca de recomendações, é importante pedir para que a conexão fale especificamente sobre a competência que que desejar enfatizar e para conectá-la a um resultado que este colega de trabalho já tenha testemunhado.

Usar linguagem ativa: Melhor do que dizer que é responsável por algo, é demonstrar como essa responsabilidade entregou resultados. Por exemplo, é possível substituir “responsável por mídia social” por “a meta de crescimento de dez vezes na audiência da mídia social para a marca foi alcançada sob minha supervisão” e fornecer material visual para mais demonstrações.

Usar o vocabulário da sua indústria: É importante selecionar as palavras certas para oportunidades específicas, se espelhando na linguagem das empresas desejadas. Pesquisando as empresas que pretende trabalhar, é possível encontrar o tom certo para incorporar no perfil. Se o profissional não tiver certeza sobre quais palavras escolher para descrever sua experiência profissional ou precisa alterar um de seus chavões, ele pode consultar a página da empresa desejada e selecionar algumas palavras.


Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário