domingo, 22 de setembro de 2013

Projeto social qualifica jovens da periferia de Salvador

Mais de 500 jovens e mulheres devem receber qualificação profissional para a Copa do Mundo

A Cooperativa Colibris inaugurou oficialmente na manhã desta quarta-feira (18) sua nova sede para qualificar profissionalmente moradores dos Bairros da Paz, Mussurunga, São Cristóvão, Itapuã e entorno. A finalidade da Cooperativa, que atua diretamente com atividades de costura e serigrafia, é criar alternativa que gerem trabalho e renda para as comunidades, fomentando a diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas. A sede fica localizada na Rua da Resistência, n 75, Bairro da Paz.

No espaço solidário, entre outras iniciativas, funciona o Projeto Formação Profissional FPSSA, que tem como meta qualificar 500 jovens e mulheres para os grandes eventos esportivos que acontecerão na capital baiana, em especial a Copa de 2014, além de inseri-los no mercado de trabalho.

Na oportunidade, foram inauguradas ainda a cozinha comunitária; espaço para oficina de costura, do Projeto Artcos, e feita a entrega de equipamentos para empreendedores dos Bairros da Paz e Itapuã, iniciativa realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre; Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR, Casa Civil e o Instituto Qualificação e Cidadania – ICI.


Cursos Profissionalizantes - FPSSA

As primeiras turmas dos cursos profissionalizantes realizados no Espaço Colibris tiveram início no último dia 9 e seguem com inscrições abertas. Cerca de 40 alunos já participam do curso de culinária, que apresentam técnicas de higiene, armazenamento e preparo de comidas típicos da culinária baiana. Práticas na manipulação de alimentos, além de variadas receitas que estimulam a criatividade gastronômica também estão sendo aprendidas no curso.

O curso de inglês, voltado para capacitar os jovens e mulheres a se comunicarem por meio da escrita, conversação e leitura, vem estimulando o jeito próprio de cada morador assimilar o idioma e inseri-los no mercado de trabalho. Mais de cem pessoas estão frequentando os dois cursos.


Matrículas Abertas
Os próximos cursos são de Hotelaria (camareira, hospedagem); Turismo (qualidade em serviços turísticos); Artesanato em tecido ( corte costura). Para participar, os interessados devem ter entre 18 e 24 anos (homens) e a partir de 18 anos (mulheres). A matrícula pode ser feita gratuitamente nos balcões informativos ou na sede do Projeto FPSSA, localizada na Rua da Resistência, n 75, Bairro da Paz. Os interessados que morem na área de abrangência do Projeto terão transporte gratuito. O material didático também é fornecido gratuitamente. Mais informações no tel: 3367-4036 ou acesse o site www.projetofpssa.org.br.



O Projeto de Formação Profissional Salvador

A ideia é fomentar ações de qualificação profissional, inclusão socioprodutiva urbana e inserção no mercado de trabalho no marco do turismo responsável – sustentável, a exemplo de hospedagem comunitária, economia solidária, arte, cultura, artesanato e culinária típica.

Segundo a coordenadora do Projeto FPSSA, Valentina Trentini Ono, do Instituto Oikos, ONG italiana, “a iniciativa tem como foco a superação das desigualdades, discriminação e desemprego, visando reduzir a pobreza da população das periferias, vislumbrando a Copa de 2014 como indutor na construção de comunidades justas, solidárias e sustentáveis".


Nenhum comentário:

Postar um comentário