Os testes de perfis
profissionais, os estudiosos e os gurus do assunto, definem diversas
nomenclaturas definindo-nos com perfis como: o conservador, o moderado,
o agressivo, o da geração X ou da geração Y, entre tantos outros
rótulos que nos são apresentados.
Mas, na verdade, as
características que definem os profissionais, são muito mais abrangentes
que isso, e não podemos encaixar inúmeras pessoas tão diferentes em um
mesmo perfil. Na realidade, quem o define é você. Os testes nos
auxiliam, nos dão um norte inicial, e com o passar do tempo, com o
amadurecimento profissional tais padrões se apresentam alterados,
evoluídos.
O importante mesmo é saber
quem você é. Por mais piegas que isso pareça, é extremamente necessário
que você saiba quem você é quanto profissional, pois é isso que os
recrutadores buscam quando querem adicionar um novo membro à equipe.
Ao estabelecer seus pontos
fortes, suas fraquezas, habilidades, dificuldades e demais
características, você passa a entender o que busca em uma empresa, e não
perderá seu tempo em entrevistas desnecessárias.
(In)felizmente, a forma
mais fácil de saber isso é com a experiência. Ao vivenciar seu dia-a-dia
em um ambiente de trabalho, você passará a perceber as críticas e
elogios que fazem a você. A partir daí, não será tão complicado de
traçar novos objetivos para se aperfeiçoar!
A maior parte das empresas
procura um profissional seguro, que saiba se adequar ao padrão da
empresa e que gere mais lucro do que despesas. O grande desafio dos
profissionais é se adequar a esse modelo sem deixar de lado quem você é.
Apesar de ser difícil, é isso que te dará um diferencial no mercado de
trabalho.
Passe a se observar dentro
do ambiente de sua empresa e analise: o que você agrega? Do que mais
reclamam? Como corrigir isso? Faça uma autoanálise constante, para
encontrar as respostas. Novos desafios também são muito úteis para isso,
já que é uma situação desconhecida por você. Observe a si mesmo quando
surgir uma novidade nas suas tarefas: seu perfil estará especialmente
exposto nessas situações.
Seus valores devem se
fundir com os da empresa, só então você será capaz de dizer: esse é meu
perfil, é nesse tipo de lugar em que eu me enquadro. Com isso suas
chances de sucesso profissional serão mais prováveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário