Já não é novidade que, no contexto corporativo, as pessoas são
julgadas e avaliadas muitas vezes mais pelo lado comportamental do que
pelo técnico. E uma grande parcela das atitudes e postura dos
profissionais é relacionada à maturidade, que não necessariamente está
ligada ao tempo atuando em uma empresa ou no mercado como um todo.
“A experiência profissional contribui para a maturidade, mas não tem
uma relação direta. Tanto que hoje existem profissionais muito jovens,
de 20 a 25 anos, com responsabilidades de gestão e nível de
comprometimento grande com as empresas onde atuam”, relata Mariana Almeida, gerente de RH da Mega Sistemas Corporativos.
Pessoas com baixa maturidade passam uma imagem para a empresa que
pouco contribui para seu crescimento – cargos de gestão ou de tomadas de
decisão, por exemplo, acabam ficando mais distantes.
“As mentiras, comportamentos infantilizados, egocentrismo, falta de
foco, extrema competitividade em atividades que não são essência do
trabalho e brincadeiras inapropriadas no ambiente de trabalho são
algumas das características associadas à baixa maturidade profissional”,
aponta Henrique Veloso, especialista em gestão de pessoas.
A imaturidade pode fazer com que o profissional se acomode demais na
empresa, e permaneça por muito tempo estagnado em determinada função,
mas também pode provocar a instabilidade do indivíduo, fazendo com que
mude de emprego constantemente. “Não encarar os problemas de frente e
fugir das responsabilidades não colabora nem um pouco com o
desenvolvimento profissional, que é consequência da imaturidade”, conta
Mariana.
Como atingir a maturidade
Ser autocrítico é fundamental para encontrar uma postura equilibrada e
madura perante o contexto da organização onde atua. A inteligência e o
controle emocional bem desenvolvidos são o espelho de um profissional
maduro, e saber driblar e superar situações de pressão, cobrança e de
conflitos é prova de que o sujeito é bem preparado.
Uma postura madura geralmente contagia e engaja os colegas de equipe,
e leva, muitas vezes, o profissional a caminho de um cargo de liderança
– a empresa geralmente valoriza e enxerga a maturidade de um
funcionário, e abre espaço para que se desenvolva como gestor.
“Ser maduro profissionalmente permite saber lidar com as diferenças
entre os indivíduos, saber se comunicar melhor, ou seja, dar e receber
feedbacks sobre o trabalho, trabalhar em equipe, reconhecer falhas e
aprender com elas. A maturidade também colabora para encarar situações
desconhecidas e de pressão, permitindo lidar melhor com o estresse
ocupacional”, opina Veloso.
As inscrições para o programa de trainee 2015 da Companhia de Bebidas
das Américas (AmBev) vão até 7 de setembro por meio do site www.traineeambev.com.br.
Podem se candidatar jovens de todo o Brasil com até dois anos de
formados ou que tenham previsão de formatura para o final de 2014.
Entre os critérios analisados ao longo da seleção estão habilidade para
gerenciamento de pessoas e negociação, interesse por desenvolvimento de
novas tecnologias, capacidade de liderança e visão empreendedora.
Inglês fluente e disponibilidade para viagens e mudanças de cidade,
estado ou país são atributos importantes.
A Tarde
Moradores
do Bairro da Paz e imediações interessados em entrar no mercado de
trabalho terão oportunidade de se cadastrar no Sistema Único de Emprego
na próxima quarta-feira (30) e, a partir daí, se habilitar às vagas de
disponibilizadas pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra
(SIMM). A iniciativa é resultado de uma parceria
entre a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza
(Semps) e Projeto Formação Profissional Salvador (PFSSA), e será
executada pelo Instituto Oikos, uma ONG italiana, junto à Cooperativa
Colibris.
O objetivo é incentivar ações da sociedade civil
buscando reduzir a pobreza e fomentar o desenvolvimento sustentável nas
periferias, através da geração de trabalho e renda. Os atendimentos
serão realizados no espaço “Avançar” no período matutino. Os candidatos
deverão comparecer com RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de
residência. Os interessados também poderão participar de uma oficina
gratuita sobre empregabilidade, abordando aspectos como elaboração de
currículo, perfil profissional e seleção, focado na desenvoltura do
candidato.
Aratu On Line.
O
Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) da UNEB inscreve, até o dia 31 de
julho, novas turmas para o curso de francês. São 50 vagas para os níveis
básico e intermediário, no valor de R$ 280 por semestre.
As
matrículas acontecem no prédio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), na
avenida Jorge Amado, ao lado do supermercado Atacadão Mix, no bairro do Imbuí, em Salvador, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Os interessados devem levar identidade e o valor da taxa de inscrição,
em dinheiro ou cheque. Os alunos que tiverem algum vínculo com a Uneb ou
a UFBA ganham desconto de R$ 40.
As aulas serão todas as
sextas-feiras à noite, das 19h às 22h, no campus da Uneb, na rua
Silveira Martins, 2555, Cabula. Informações: NEC/Proex - tel. (71)
3371-0107.
A Tarde.
Na próxima quarta-feira, 30, acontecerá na Saraiva do Salvador Shopping,
às 19h, o Papo do Mercado. Trata-se de um ciclo de encontros que
discutirá assuntos sobre o mercado de comunicação. Na primeira fase
serão discutidos "Os desafios da comunicação na era digital". Aberto a
profissionais de diversas áreas, o encontro terá palestras de Katia
Borges, editora da revista Muito de A TARDE, e de Linda Bezerra, editora
de produção do jornal Correio.
A Tarde
Quem sonha em trabalhar na Rede Globo tem até o dia 3 de agosto para se
inscrever na seleção de trainee da organização, que vai escolher
profissionais para atuar nas áreas de negócios, entretenimento e
programação.
A seleção é destinada a universitários de todas as
graduações. é necessário ter inglês fluente, mobilidade para residência
entre Rio de Janeiro e São Paulo e interesse genuíno pelo segmento de
comunicação, mídia, publicidade e entretenimento.
A seleção conta com game online, dinâmica de grupo e circuito com gestores. Para se inscrever basta fazer um cadastro no site talentostvglobo.com.br/trainee.
iBahia