O Programa Agente da Educação, que tem orçamento
garantido de mais de R$5 milhões por ano, será lançado nesta terça-feira
(7), pela Prefeitura de Salvador. A cerimônia vai autorizar a
contratação de mais de 768 estagiários na área de Pedagogia para atuarem
no projeto.
De acordo com a Prefeitura, o Programa tem o
objetivo de reduzir o abandono escolar, através do fortalecimento do
vínculo entre escola, família e comunidade. Inicialmente, o Agente da
Educação foi testado em 11 unidades de ensino da rede municipal e,
agora, será ampliado para as 384 escolas da capital.
Os estagiários de Pedagogia vão monitorar a
frequência escolar dos alunos da rede e o envolvimento da família e da
comunidade nas atividades da escola. Como exemplo, quando um aluno falta
aula, será o agente que vai dialogar com a família sobre a ausência.
O processo seletivo faz parte de um projeto da ONG
Parque Social, com coordenação técnica do Centro Integrado de Estudos e
Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).
Novo programa para escolas
No fim de junho, a Prefeitura lançou o 'Programa Combinado', com o objetivo de realizar 112 ações para a comunidade escolar. A gestão prevê investimento de R$500 milhões ao setor nos próximos dois anos.
No fim de junho, a Prefeitura lançou o 'Programa Combinado', com o objetivo de realizar 112 ações para a comunidade escolar. A gestão prevê investimento de R$500 milhões ao setor nos próximos dois anos.
Construído em parceria com gestores das escolas, o
programa tem o desejo de aproximar a prefeitura das unidades de ensino. O
conjunto de ações foi dividido em seis grupos – "Presença na escola",
"Ações pedagógicas", "Ações de suporte", "Ações de infraestrutura",
"Escola + Comunidade" e "Ações da escola" –, além de nortear as
atividades da Secretaria municipal de Educação (Smed) até o fim de 2016.
iBahia