Cada entrevista de emprego é uma chance única de conquistar um novo trabalho, e cada entrevistador se porta de uma maneira diferente. Mas existem algumas perguntas que, por serem indispensáveis para traçar um perfil do candidato, sempre são feitas. Leia as dicas abaixo e veja como dar respostas que possam ajudar na hora de conquistar seu objetivo:
1 – Por que você não começa falando um pouco sobre você?
Todos os entrevistadores pedirão isso. Procure contar, de forma resumida, quem é você, onde estudou, seus hobbies, conquistas pessoais, entre outras coisas. É assim que seu futuro chefe saberá como você se vê.
2 – Quais são suas qualidades?
Veja bem: o entrevistador não quer saber, a princípio, qualidades extremamente pessoais como "sou um bom irmão" ou "sou ótimo jogando cartas" (acredite, se ele quiser saber algo específico irá te perguntar diretamente). Fale de qualidades que ajudarão no seu futuro ambiente de trabalho.
3 – E os seus defeitos?
Fale de coisas que seu chefe provavelmente perceberá e tente mostrar de que maneiras você está tentando melhorá-las.
4 – Quanto você gostaria de ganhar?
Se esse será o seu primeiro emprego provavelmente você não saberá responder bem a essa questão. Nesse caso, procure sondar as expectativas salariais, demonstrando interesse. Ou então, caso tenha experiência anterior, fale de modo geral quanto recebia no seu último emprego.
5 – Por que você saiu do seu emprego anterior?
Seja sincero. Não será difícil para o entrevistador perceber seu nervosismo caso você minta (e, pior: será facílimo para ele descobrir a verdade). Então, diga o que te levou a sair, seja o salário, a falta de oportunidade de crescimento ou qualquer outra coisa.
6 – Qual é o diferencial que me levaria a te contratar?
"Venda seu peixe", como se diz por aí. Mostre características pessoais que você tem e que são imprescindíveis à vaga. Essa costuma ser uma das últimas perguntas da entrevista, então capriche!
Fonte:
Universia Brasil