O RH de uma empresa tem como papel principal selecionar, gerir,
reter talentos, desenvolver pessoas e alinhar as ações dos colaboradores
com os objetivos pretendidos pela organização. Porém, para muitos
profissionais, esta área ainda é vista com mistério.
Como resultado da falta de informação clara, segundo o diretor de RH da Logus Consultoria,
Rogério Shyakawa, grande parte dos funcionários se distancia do RH e
acaba concentrando todas as dúvidas e desentendimentos, a maioria das
vezes, apenas em seus respectivos gestores.
“Entre os trabalhadores há um mito de que o RH é uma extensão da
autoridade do presidente da empresa, ou ainda, aquele setor que só tira
seu tempo produtivo quando oferece um treinamento de vez em quando e
pede algumas avaliações. Além disso, por questões de desavença com o
pagamento de salário, por exemplo, é comum já haver uma rixa em relação à
área, pois é ela que lida com a parte burocrática do dinheiro”, explica
Shyakawa.
De fato, para o diretor, falta investimento por parte das companhias
em desmitificar o que realmente acontece dentro do RH e quando os
colaboradores devem se sentir à vontade para procurar o departamento. “É
importante para o colaborador entender que o gestor é, idealmente, seu
primeiro ponto de contato caso ocorra alguma adversidade, mas se sentir
que a ajuda não foi suficiente, ele deve ter a segurança de procurar uma
perspectiva organizacional maior sobre políticas/práticas no RH”,
afirma.
É hora de procurar o RH
Shyakawa citou as principais situações onde os profissionais costumam recorrer ao RH das corporações:
• Para obter informações sobre as políticas, processos e benefícios: o RH é o guardião de todas as práticas e regulamentos vigentes dentro da empresa.
• Para entender como avaliações de desempenho e remuneração são decididas:
lembre-se que um profissional de Recursos Humanos jamais dará qualquer
informação sobre pessoas em cargos específicos, porém é permitido
explicar como funcionam os métodos para promoção, plano de carreira,
etc. A quantidade de informação que pode ser compartilhada varia de
empresa para empresa e o departamento seguirá os termos internos de
confidencialidade.
• Quando precisar de uma mudança em sua situação de trabalho: os exemplos incluem transferência interna de área, mudança para outra filial da companhia, dentre outros.
• Em casos de violação das políticas internas: se
você for vítima ou testemunha de algum ato de violação, consulte o
manual do funcionário ou código de conduta da empresa. Qualquer
transgressão dos termos estabelecidos pode ser levada ao conhecimento do
RH, que vai investigar e ajudar a recolher provas suficientes para as
suas alegações. Exemplos incluem negação de pedidos de férias válidas,
favoritismo, etc.
• Se você notar uma prática ilegal: o exercício
indevido em relação ao modelo de negócios da organização pode levar,
inclusive, à demissão por justa causa. O RH, que trabalha em estreita
colaboração com a equipe jurídica na maioria das companhias, vai
averiguar a sua denúncia.
O
Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer 115.101 bolsas na
seleção do meio do ano, 28% a mais que no mesmo período do ano passado,
informou hoje (5) o Ministério da Educação (MEC). A lista completa
estará disponível a partir de amanhã (6) no site do ProUni na internet.
As inscrições, que vão do dia 9 ao dia 11 deste mês, devem ser feitas também pela internet, no site do programa.
As bolsas serão ofertadas em 22.943 cursos de 943 instituições privadas
de ensino superior. A maior parte delas será integral e em cursos
presenciais. Do total de bolsas, 73.601 são integrais, 32% a mais que as
ofertadas no segundo semestre do ano passado. As parciais tiveram
aumento de 21% sobre 2013 e serão 41.500. O número de bolsas em cursos
presenciais aumentou 38%, passando para 90.466. As bolsas de cursos a
distância serão 24.635, praticamente o mesmo número ofertado no ano
passado.
Veja abaixo o cronograma do Prouni:
Inscrições: de 9 a 11 de junho
Resultado da 1ª chamada: 15 de junho
Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
Resultado da 2ª chamada: 4 de julho
Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho
Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho.
ARATU ON LINE.
A Prefeitura de Eunápolis abriu nesta quarta-feira (04) o Edital de
Processo Seletivo Simplificado Nº 001/2014 para provimentos de vagas na
Secretaria de Assistência Social. Com 71 vagas e cargos com nível de
escolaridade ensino médio completo, licenciatura e graduação, as
inscrições serão realizadas através do site www.msmconsultoria.com.br até as 22h do dia 15/06/2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.
Para efetuar a inscrição é obrigatório o documento de identidade,
data de nascimento e o número correto do cadastro de pessoa física
(CPF) do candidato. O valor das inscrições é de R$ 20,00 para ensino
médio e R$ 40 para graduação e licenciatura. O Processo Seletivo
Simplificado será realizado em 2 (duas) etapas, que consistirá de provas
objetivas de múltipla escolha e prova de Títulos.
As vagas disponíveis são para auxiliar administrativo (25 vagas),
cuidador (a) (06 vagas), educadores sociais (17 vagas), assistente
social (08 vagas), Educador Físico (oficinas de esporte e lazer) (03
vagas), Educador Físico (oficinas de arte e cultura) (03 vagas),
nutricionista (01 vaga), pedagogo coordenador (02 vagas), psicólogo (05
vagas), terapeuta ocupacional (01 vaga), com vencimentos entre R$ 724,00
e R$ 1.642,66, de acordo com a função pública explícita no quadro IV do
Edital.
Os interessados poderão obter maiores informações sobre o
Processo Seletivo Simplificado do Edital 001/2014 no quadro de avisos
da Prefeitura Municipal de Eunápolis-BA, na Secretaria de Assistência
Social situada à Rua 07 de Setembro, 124, Centro - Eunápolis-BA e no
site www.msmconsultoria.com.br.
Órgão vai atuar no bairro de São Caetano, das 8h às 16h.
Serão disponibilizadas 900 vagas de emprego na área de telemarketing.
O SineBahia Móvel realiza nesta sexta-feira (6), uma ação no bairro de
São Caetano, em Salvador que oferece, gratuitamente, o serviço de
cadastro e encaminhamento de candidatos para uma empresa do setor de call center. Na oportunidade, serão disponibilizadas 900 vagas de emprego na área de telemarketing.
O evento será no estacionamento da instituição Era Digital, localizada
na Estrada de Campinas, próximo ao final de linha do bairro, das 8h às
16h. Os interessados devem levar Carteira de Trabalho, RG, CPF,
comprovantes de endereço e escolaridade, além de certificados de cursos,
caso possua.
Para aqueles que vão aproveitar a ação para
solicitar a carteira de trabalho, é necessário ter no mínimo 14 anos e
levar o CPF. A partir de 16 anos, é necessário também o título de
eleitor.
Confira os documentos necessários para emissão da 1ª via da Carteira de Trabalho:
- Certidão de Nascimento ou Casamento ou Cédula de Identidade ou Reservista;
- CPF (obrigatório);
- Comprovante de residência (obrigatório).
Para a solicitação da 2ª via, o interessado deverá apresentar, além dos
documentos e foto, a Carteira de Trabalho anterior ou documento oficial
que conste o Número de Série. Em caso de extravio, furto, roubo ou
perda será necessário o Boletim de Ocorrência Policial.
Documentos oficiais que constam o Número de Série:
- Cartão do PIS ou Extrato do PIS/PASEP ou FGTS;
- Termo de rescisão do contrato de trabalho;
- Guia de Recebimento do Seguro Desemprego;
- Declaração da Empresa em papel timbrado, mencionando o número e série.
G1 BA
Entre as instituições que recebem esse material está a Canore, na Pituba.
Outros 4 locais, em Salvador e Lauro de Freitas, também coletam o óleo.
No dia em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta
quinta-feira (5), o G1 lista algumas instituições onde o óleo de cozinha
e o óleo de dendê podem ser descartados em Salvador
e Lauro de Freitas, região metropolitana. Esses produtos, depois de
usados, liberam substâncias que podem contaminar a água e o solo. Por
isso, o ideal é colocar esse óleo numa garrafa plástica ou de vidro e
procurar um ponto de entrega. Confira alguns locais:
- Biotank
Avenida Santos Dumont, KM 7, Estrada do Coco, Lauro de Freitas. Tel: 3024-3066.
- Canore - Cooperativa Catadores da Nova República
Avenida Nova República, nº 146, Santa Cruz, Nordeste de Amaralina. Tel.: (71) 3346-3050.
Ou no Centro Comunitário Nossa Senhora da Luz, que fica na Praça Nossa Senhora da Luz, s/n, Pituba.
- Recicoop - Cooperativa de Serviços de Reciclagem Meio Ambiente e Promoção da Cidadania
Rua 16 de janeiro, nº 25, bairro Vista Alegre de Coutos. Tel: 8757-2035.
- Camapet - Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental
Rua Lopes Trovão, nº 117, Massaranduba. Tel.: (71) 3313-5542.
G1 BA
Além dos concursos que estão abertos em todo o
Brasil, muitas empresas também estão abrindo inscrições nos seus
Programas de Trainees para recém-formados. São pelo menos 12 processos
seletivos e os candidatos devem estar prestes a acabar a faculdade ou
ter acabado de concluir o ensino superior. Confira as oportunidades:
Veja também
Coluna ValoRH: Formei, e aí? O que me aguarda?
UnicasaAs oportunidades são para pessoas
formadas no nível superior entre 2009 e 2014 para atuar como trainee na
área comercial da empresa. O salário base é R$ 3 mil, fora benefícios
como moradia e transporte.
As inscrições vão até 31 de dezembro através do site da Unicasa.
EY
Consultoria,
impostos, transações corporativas e serviços financeiros. Essas são as
áreas para qual a EY está oferecendo 800 oportunidades. As vagas estão
distribuídas entre as cidades de Belo Horizonte, Blumenau, Brasília,
Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de
Janeiro, Salvador, São Paulo e, para participar, é necessário que o
candidato esteja cursando a partir do segundo ano de administração de
empresas, ciências atuariais, ciências contábeis, direito, economia,
engenharia (todas), estatística, cursos de TI, matemática ou relações
internacionais.
O salário não foi informado e um dos
pré-requisitos é ter nível intermediário em inglês. As inscrições vão
até o final do ano, pelo site de trainees da EY. Este processo seletivo, especificamente, será encerrado em outubro.
DeloitteAs
oportunidades são para formados entre dezembro de 2011 e dezembro de
2014, nas áreas de Administração, Ciências Atuariais, Ciências
Contábeis, Comércio Exterior, Direito, Economia, Estatística, Relações
Internacionais, Biologia, Engenharia (todas), Informática, Matemática,
Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Processamento de Dados,
Análise de Sistemas e Física e correlatos.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de dezembro, através do site 'Seu Futuro na Deloitte'. Há oportunidades ainda para alunos a partir do segundo ano de graduação.
Rodobens
As
oportunidades são para formados em Administração de Empresas, Economia,
Engenharias, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Sistemas de
Informação e Marketing, com formação entre julho de 2011 e julho de
2014. A idade máxima é de 28 anos. As vagas são para as cidades de São
Paulo e São José do Rio Preto, ambas no estado de São Paulo.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho, através do site da Rodobens.
BTG Pactual
As
oportunidades são para formados em Administração, Ciências Contábeis,
Ciências Econômicas, Matemática, Engenharias, entre outros cursos, entre
junho de 2012 e dezembro de 2014. É necessário falar inglês e português
fluentemente.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de julho, através do site do programa.
Grant Thornton
A
empresa de consultoria e auditoria seleciona estudantes e
recém-formados em administração de empresas, ciências contábeis,
ciências econômicas, direito, tecnologia da informação e relações
internacionais. Os interessados devem enviar o currículo para o email:
grandestalentos@br.gt.com.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho.
ADM (Archer Daniels Midland)
As
vagas são para 18 jovens formados entre 2011 e 2014 nas áreas de
Engenharia (mecânica, elétrica, agrônoma, química, de alimentos e de
produção), Economia, Administração, Ciências Contábeis, Relações
Internacionais e Tecnologia da Informação.
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de julho, através do site do programa.
Bosch
As
vagas são para quem tem graduação e pós-graduação nas áreas de
administração de empresas, controladoria, economia, engenharias ou
logística, concluídas até agosto de 2014. O programa exige experiência
profissional, inglês fluente, experiência como líder em organizações ou
em atividades extracurriculares, além de vivência internacional mínima
de 6 meses.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, através do site do programa.
Holding Clube
O
programa é voltado para quem com formação universitária entre dezembro
de 2012 e junho de 2014 na área de comunicação. Domínio da língua
inglesa é um requisito.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, através do site do programa.
Kinross
As
oportunidades são para formados entre dezembro de 2012 e dezembro de
2014 nos cursos de Geologia e Engenharias (Metalúrgica, Ambiental,
Civil, Controle e Automação, Minas, Produção, Elétrica, Mecânica, e
Química). O programa tem duração de 4 anos. Neste período, o trainee tem
a possibilidade de trabalhar nas unidades da empresa no Brasil, Canadá,
Estados Unidos, Chile, Rússia, Gana e Mauritânia. É preciso ter inglês
fluente.
As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de junho, através do site da Kinross.
Arezzo&Co
As
vagas são para formados entre 2012 e 2013, ou com previsão de formatura
até junho de 2014, nos cursos de Economia, Administração de Empresas,
Comunicação Social (com habilitação em Marketing, Publicidade e
Propaganda ou Relações Públicas), Relações Internacionais, Psicologia,
Negócios da Moda, Engenharia de Produção e Tecnologia da Informação. É
preciso ter nível avançado de inglês e disponibilidade para morar em
qualquer região do país.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho, através do site da Arezzo.
Saraiva
A
empresa está oferecendo 20 oportunidades para jovens que se formaram há
até dois anos nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito,
Economia, Engenharia de Produção, Letras, Comunicação, Jornalismo,
Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Pedagogia,
Sistemas de Informação e Ciências da Computação.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho, através do site da Saraiva.
IBAHIA
A Unidade do SineBahia em Madre de Deus oferece 30 vagas para atuar
como consultor de vendas. O candidato que for contratado receberá, além
do salário, benefícios como assistência médica e odontológica, seguro de
vida e vale refeição.
Para concorrer às vagas, é necessário que o candidato tenha o ensino
médio completo e, no mínimo, seis meses de experiência na Carteira de
Trabalho (CTPS). Além disso, o interessado deve possuir veículo próprio
(carro ou moto), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria
A/B.
Os interessados devem se dirigir até a unidade do SineBahia Madre de
Deus, portando carteira de trabalho, RG, CPF, comprovantes de residência
e escolaridade. A Unidade do SineBahia Madre de Deus fica na Rua
Francisco Leitão, Centro, em frente à Biblioteca Municipal.
A TARDE
O
Setor Infantil da Biblioteca realiza o Cine Vídeo, que exibirá filmes
para a garotada durante o mês de junho. As crianças poderão se divertir
com os filmes As Aventuras de Pi, O Mar não Está pra Peixe e Rio 2 toda
terça e quinta em duas sessões, às 10h e às 15h. A entrada é gratuita.
Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Porque você faz parte dessa História!
Experiência mínima de 06 meses -
Principais Responsabilidades:
Análise de Crédito com emissão de parecer de propostas encaminhadas pela área comercial;
Efetuar a checagem de informações fornecidas pelos clientes;
Certificar-se da segurança das operações realizadas, tendo como
parâmetro as políticas e procedimentos de crédito estabelecidos pela
Empresa.
Necessário: Boa fluência verbal, Comunicativo, conhecimento no pacote Office básico.
Carga horário: Das 09h ás 17:40h / 12h ás 21h.
Local de Trabalho: Comercio.
Benefícios e Salário.
Os interessados devem encaminhar currículo
Com o ASSUNTO: NOME DA VAGA de interesse para o e-mail: rhbrasilrecruta@gmail.com até dia 10/06/2014
A Secretaria do
Planejamento da Bahia abre processo seletivo para o preenchimento de
oito vagas de técnico de nível superior, sob Regime Especial de Direito
Administrativo (Reda). O edital foi publicado no Diário Oficial do
Estado no dia 31 de maio de 2014.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site www.seplan.ba.gov.br/reda
a partir do próximo dia 13 de junho, com encerramento no dia 26 do
mesmo mês. O prazo de validade do processo seletivo será de um ano,
contado da data da homologação do seu resultado final, prorrogável por
igual período, a critério da administração. Não poderão ser contratados
candidatos que já tiveram 48 meses de contrato Reda com o Poder
Executivo estadual.
A remuneração da
função temporária de técnico de nível superior é constituída pelo
vencimento básico de R$ 1.070,71, acrescida de gratificação de função
equivalente a R$ 1.399,76.
As oito vagas
serão estão distribuídas equitativamente para os Territórios de
Identidade Irecê, Velho Chico, Chapada Diamantina, Bacia do Rio Grande,
Sertão Produtivo, Bacia do Jacuípe, Litoral Norte/Agreste Baiano e Médio
Rio das Contas. Os interessados devem comprovar residência em um dos
municípios dos Territórios de Identidade para o qual pretende ser
selecionado.
Os candidatos
deverão comprovar ainda atuação na área de Desenvolvimento Territorial,
em organizações governamentais, empresariais e/ou não-governamentais
(ONGs), tendo exercido atividades como formulação, implementação e
gestão de políticas públicas; gestão de projetos sociais; instrutoria;
articulação de atores sociais; realização de estudos, diagnósticos e
planos para desenvolvimento local, regional e territorial.
TI Bahia.com
Analista de Sistemas .Net (Sharepoint)
Local: Salvador-Ba
Atividades:
- Propor a solução funcional e técnica em processos e elaborar a documentação da mesma;
- Atuar na decomposição de problema;
- Conhecer linguagens de programação em alta e/ou baixa plataforma;
- Especificar programas baseado no desenho de solução física e realizar a documentação dos processos básicos;
- Fazer levantamentos de requisitos;
- Codificar programas alta e/ou baixa plataforma.
- Conhecimento em Linguagem de Programação DotNet
- Conhecimento do Ambiente Sharepoint
- Conhecimento em Banco de Dados - SqL , Oracle
- Conhecimento em Analise , Projeto Fisico Fisico 40h/semanais.
Benefícios:
Seguro de vida
Vale transporte
Vale refeição
Plano de saúde
Interessados devem enviar cv para o e-mail: oportunidadesti@live.com , com o assunto "Analista Sharepoint"
Escolaridade: Graduação completa em Análise de Sistemas ou afins.
Necessário: Conhecimentos em PHP, Java, CSS, CSS Mobile, HTML e MySQL.
Remuneração: informar pretensão salarial
Local de trabalho: Feira de Santana/Ba
Enviar currículo com o assunto “Programador Feira de Santana” para valorhvagas@gmail.com
Serviço Night Bike Tour Salvador
Passeio ciclístico noturno
Data – 08/06/2014
Percurso - 8,4 km
Concentração – 18 horas estacionamento E 5 do Shopping Barra
Saída - 19 horas estacionamento E 5 do Shopping Barra
Destino -. Av. Centenário/Av. Garibaldi/Av. Ademar de Barros/orla de Ondina/ Av. Oceânica no sentido Barra/Rua Marquês de Caravelas/ Shopping Barra (estacionamento E 5)
Inscrições – http://bit.ly/nightbiketour
Retirada do kit – apresentar documento de identidade e doar 2kg de alimentos não perecíveis.
Aratu On Line.
Estudantes da rede pública de ensino, até o dia 14 deste mês,podem concorrer às 168 vagas do Programa Jovem Aprendiz da Embasa.
A inscrição será feita através do site da empresa responsável pela seleção http://www.concepcaoconcursos.com.br/
Instruções:
Após realizar a inscrição na internet, é necessário que os candidatos
enviem, pelos Correios, até o dia 14 de junho, a documentação
solicitada no capítulo VIII do edital, referente à avaliação documental,
bem como a declaração de renda, cujo modelo está disponível no anexo I.
A documentação deve ser enviada para o endereço:
rua Alceu Amoroso Lima, 470, sala 710/711, ed. Empresarial Niemeyer, Caminho das Árvores, CEP 41.820-770.
Mais informações pelo telefone: (71) 3011-1814.
Pré-requisitos:
Os candidatos devem ter nascido entre 18 de setembro de 1998 e 18 de setembro de 2000. Outros requisitos necessários são:
- Os estudantes devem ter cursado os últimos três anos na rede pública
de ensino ou instituições beneficentes, desde que não haja pagamento de
mensalidades;
- estar cursando o 8º ou 9º ano do ensino fundamental
na rede pública ou estar cursando o Ensino Médio (antigo 2° grau) em
escola da rede pública e possuir renda familiar de até três salários
mínimos.
Segundo a Unidade de Comunicação Social da Embasa, O
processo seletivo será realizado em duas etapas: uma através de provas
objetivas e a outra, por avaliação do desempenho escolar do candidato,
por meio da análise do histórico escolar do último ano cursado. A prova
objetiva acontecerá no dia 20 de julho.
Mais informações sobre o Programa Jovem Aprendiz no site da Embasa
http://www.embasa.ba.gov.br/.
Aratu On Line.
- Cursando até o quarto semestre de administração ou secretariado.
- Jornada de seis horas por dia de segunda a sexta.
-Bolsa de R$550,00 + Vale transporte.
- Atividades: atendimento ao cliente, atendimento telefônico e rotinas administrativas.
Email: recrutamento@asamotocenter.com.br
A
Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza ( SEMPS)
está oferecendo oportunidades para bombeiros civis interessados em
trabalhar durante os jogos da Copa do Mundo, em Salvador. A Secretaria
oferece 50 vagas, que podem ser preenchidas no Serviço Municipal de
Intermediação de Mão de Obra (SIMM). É imprescindível possuir curso de bombeiro, seis meses de experiência e curso médio, mesmo incompleto.
Os interessados devem procurar os postos do SIMM, das 8 ÀS 17 horas nos seguintes endereços:
Comércio - Rua Miguel Calmon, 382; no Cabula - Praça da Mangueira, 84,
em Cajazeiras - Estrada do Coqueiro Grande, 1.902; na Boca do Rio - Rua
Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja; em Itapuã -
Avenida Dorival Caymmi, s/nº, dentro da Feira de Itapuã.
Documentos necessários: Carteira de Trabalho, carteira de Identidade,
CPF, comprovantes de residência e histórico escolar e certificado do
curso de bombeiro, além do número do PIS, Pasep ou NIS.
Aratu On Line.
Pré-requisitos: Estar cursando até o 6º semestre de Administração;
Atividades: Dar suporte nas atividades administrativas e atendimento a
clientes Horário de estágio: 08:00 – 12:00h (segunda a sexta);
Bolsa-auxílio + transporte
Interessados devem enviar currículo para o e-mail: Rh@grupognc.com.br com o assunto: Estágio de ADM - vendas