Dizer
"não" pode ser difícil para algumas pessoas, principalmente na vida
profissional. Ainda assim, é algo necessário. Segundo Célio Antunes,
fundador do Grupo Impacta, um profissional que se sobrecarrega aceitando
tudo o que lhe é incumbido pode acabar parecendo incompetente ao não
dar conta das tarefas.
Veja dicas dele sobre como dizer "não" em um ambiente profissional:
ARGUMENTE
Não
basta simplesmente negar um pedido. Você precisa de argumentos que
embasem sua negativo. Mostre seu fluxo de trabalho, de que forma o seu
tempo está sendo consumido e explique suas razões.
TEU PASSADO TE CONDENA
Quem
vive dando desculpas esfarrapadas para fugir do trabalho não parece ser
alguém confiável. É importante ter uma boa reputação para que as
pessoas acreditem nos seus motivos.
SEJA POLÍTICO
Às
vezes, um pedido que parece complicado pode ser aquele trabalho que te
dará mais visibilidade na empresa. Analise se o custo-benefício vale a
pena, e se achar que sim, faça um esforço.
ANALISE O PEDIDO
Não
responda qualquer pedido prontamente. Analise se ele está fora do seu
alcance, quais as possibilidades de realizá-lo e só então dê a resposta,
sendo sincero e fiel ao que está ao seu alcance.
*Informações da Folha de S. Paulo