Não
são só as habilidades técnicas que você aprende na faculdade ou no dia a
dia que interessam aos recrutadores. A maneira como você se comporta
pode ser igual ou até mais importante para quem vai “bater o martelo” de
uma contratação. É o que mostra uma pesquisa feita com mais de 2,1 mil
recrutadores e profissionais de recursos humanos, publicada pelo site
americano Career Builder.
Segundo
o levantamento, 77% dos entrevistados colocam técnica e personalidade
em pé de igualdade durante a avaliação de um candidato. Com isso, quando
dois candidatos têm um currículo semelhante, as atitudes de um deles
podem ser decisivas. Um dos motivos para isso é que o perfil
comportamental de uma pessoa pode falar muito (ou não) sobre sua
adaptação ao novo ambiente de trabalho, segundo o que Rosemary Haefner,
presidente de RH do site, sugeriu no relatório de apresentação da
pesquisa.
No
texto, ela pontua que questões como solução de problemas, motivação e
gerenciamento de pessoas estão intimamente relacionadas às habilidades
comportamentais de um profissional.
Segundo
a pesquisa, são 10 as características de personalidade mais buscadas
durante a avaliação de potenciais funcionários. Confira quais são na
tabela abaixo: