Para muitos gestores a crítica faz parte de seu trabalho, mesmo porque ele deve conduzir as atividades de sua equipe, mas é fundamental que estas críticas sejam bem elaboradas e não sirvam apenas como simples opinião.
Segundo Susanne Andrade, palestrante, escritora e coach na área de desenvolvimento humano o primeiro cuidado deve ser estabelecer um vínculo de confiança. Além disso, para que uma crítica seja bem recebida ela deve partir de uma pessoa confiável e para isso quem critica deve ter convicção e poder de argumentação.
A crítica deve ser colaborativa
Uma crítica profissional é sempre melhor quando vem junto a uma solução ou sugestão de melhoria. Por isso, deve-se apresentar opções mais viáveis do que a apresentada. Vale ressaltar que uma crítica sem propósito pode ter o efeito contrário, desmotivando e bloqueando os profissionais inseridos neste contexto.Susanne Andrade também comenta sobre os principais propósitos que devem ser levados em consideração na hora de julgar ou avaliar atos e tarefas: “A intenção da crítica deve também ser levada em conta, pois o propósito deve ser o de colaborar para mudanças onde todos ganham. Outro ponto importante é exercitar a empatia, colocando-se no lugar de quem vai ouvir a crítica para que o conteúdo seja abordado de forma leve e cuidadosa, e o receptor sinta-se motivado a buscar fazer o diferente”.
Confira algumas dicas rápidas para criticar de melhor maneira:
- Respeite a privacidade das pessoas ao efetuar as críticas.
- Fale em tom de conselho e não de “bronca”.
- Procure sugerir novos caminhos.
- Se coloque no lugar das pessoas.
- Seja claro, e fique à disposição para ajudar.