Para evitar que isso aconteça, você pode seguir alguns hábitos simples que, se incorporados à rotina, contam pontos a seu favor na hora de pedir um aumento e podem, inclusive, tornar os chefes mais suscetíveis a aceitar a ideia.
Um deles é se tornar mais conhecido pelo seu gestor. Pedir um favor simples, como pegar uma caneta emprestada, é uma situação simples, em que você pode demonstrar responsabilidade ao fazer bom uso do objeto e também se tornar mais familiar para o chefe. Uma vez que ele esteja acostumado a isso, é possível que ele se sinta mais confortável em conceder um favor maior, como um aumento.
Outra dica é ser amigável. Para isso, tente usar um tom de voz agradável quando conversar com seu chefe e também demonstre educação e respeito. Essas atitudes revelam que, além de um profissional competente, você é um colega de trabalho valioso.
Já durante a reunião para pedir o acréscimo de salário, não vá direto ao ponto. Seja delicado, comece falando sobre temas amenos, por exemplo, o final de semana. Crie um clima descontraído, por exemplo, oferecendo uma bala ao gestor.
Na hora de negociar, deixe claro suas contrapartidas para a proposta, ou seja: você pretende ganhar mais, porém, também irá se comprometer com a empresa. Valorize seus pontos fortes, mostre que você fez por merecer essa gratificação, mas tome cuidado para não exagerar e soar arrogante.
Por último, uma boa ideia é pedir um valor um pouco maior que o planejado. Isso pode ajudar pois, caso o seu chefe ofereça uma contrapartida menor, você conseguirá ganhar o que desejava inicialmente e passará a impressão de que estava aberto a negociações. Além disso, ele se sentirá feliz por ter sido bem sucedido no acordo.
Fonte: Universia Brasil