O trabalhador brasileiro conta a
partir desta quarta-feira (08) com um aliado na hora de procurar
recolocação profissional. O Portal Mais Emprego, do Ministério do
Trabalho e Emprego, permite que o próprio cidadão pesquise e se
candidate às vagas existentes no Sistema Nacional de Emprego (Sine) sem
precisar sair de casa ou depender de um intermediário. O sistema,
disponível pela internet ou por meio do sítio no MTE,
também oferece informações sobre o andamento do seguro desemprego,
oportunidades de qualificação profissional e abono salarial.
A Bahia concentra 28.751 vagas, que
podem ser verificadas pelos candidatos acessando o portal. O sistema já
estava no ar, em testes e passa a ser divulgado a partir de hoje nas
redes sociais com foco no apoio ao trabalhador que busca um novo
emprego. Tem como maior destaque a oferta de vagas de todo o País,
simultaneamente, pelo acesso ao banco de dados do Sine. Esse sistema,
durante a fase de testes, no ano passado, captou mais de 2,6 milhões de
oportunidades de trabalho. O Portal também permite ao trabalhador
preencher e imprimir seu cadastro curricular e manifestar interesse por
cursos de qualificação profissional do Pronatec. Também podem ser
obtidos dados do PIS e verificadas informações sobre sua ocupação no
mercado de trabalho, por meio da Classificação Brasileira de Ocupação
(CBO).
Para as empresas, o sistema auxilia no
atendimento das disposições trabalhistas, quando possibilita o
empregador enviar o requerimento do Seguro-Desemprego pela internet,
dispensando o requerimento adquirido em papelaria, substituindo o
preenchimento manual pelo eletrônico.
As oportunidades de trabalho oferecidas
pelo Portal Mais Emprego são informadas diariamente pelos empregadores
ao MTE. Após a realização do cadastro no Portal Mais Emprego o
trabalhador poderá verificar vagas de emprego condizentes ao seu perfil
profissional, e se auto candidatar aos processos seletivos, sem ter de
ir a um Posto de Atendimento do Sine, bem como ter acesso aos demais
serviços disponíveis.
Cadastro do Trabalhador
Para se inscrever no Portal Mais Emprego e acessar o serviço de intermediação de mão de obra, o trabalhador precisa ter, no mínimo, 14 anos de idade, informar o número da identidade, da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), do Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) ou Número de Identificação do Trabalhador (NIT).
Para se inscrever no Portal Mais Emprego e acessar o serviço de intermediação de mão de obra, o trabalhador precisa ter, no mínimo, 14 anos de idade, informar o número da identidade, da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), do Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) ou Número de Identificação do Trabalhador (NIT).
Também é necessário informar a formação
acadêmica e os cursos profissionalizantes realizados, além do seu
perfil, pretensão e experiências profissionais, com e sem comprovação. O
campo pretensão profissional é o local de preenchimento das vagas de
emprego que o trabalhador deseja concorrer. É possível informar até seis
cargos desejados.
Cadastro do Empregador
Para se cadastrar no Portal Mais Emprego e disponibilizar vagas de emprego, o empregador precisa fazer um login de acesso com o número de identificação registrado. Para isso é necessário ter em mão o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o CEI (Cadastro Especifico do INSS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Para se cadastrar no Portal Mais Emprego e disponibilizar vagas de emprego, o empregador precisa fazer um login de acesso com o número de identificação registrado. Para isso é necessário ter em mão o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o CEI (Cadastro Especifico do INSS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Caso o empregador já tenha comparecido a
uma Agência do Sine, o cadastro já estará preenchido, então será
necessário apenas verificar se as informações precisam de atualização. O
cadastro está dividido em cinco etapas, para que seja informados a
identificação, contatos, principais atividades da empresa e o período
que mais efetua contratações. Também é necessário selecionar a agência
do Sine que ficará responsável por validar o cadastro, as informações
das vagas que a empresa cadastrar e prestar todo o apoio durante o
acompanhamento do preenchimento da vaga.
Se o trabalhador ou o empregador tiver
algum problema ou a dúvida para realizar o seu cadastro no Portal Mais
Emprego, é necessário procurar a agências de atendimento do Sine, mais
próxima.
Aratu
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