1 – Não faça network sem nenhum propósito
Antes de comparecer a um evento, por exemplo, procure fazer uma lista com os principais assuntos que você irá abordar. Lembre-se: tentar estabelecer contato sem propósito definido irá parecer bem estranho aos seus colegas de trabalho.
2 – Não se obrigue a ficar muito tempo em um evento ou reunião
Não existe problema nenhum em ficar menos de meia hora em uma reunião. Se você sentir a necessidade de ir embora, vá contanto que você tenha cumprido com todas as suas tarefas e objetivos. Mas não fuja das situações: se no momento você estiver se divertindo e se sentido bem, não há motivos para ir embora.
3 – Mantenha o foco na qualidade e não na quantidade de contatos
É mais válido manter contatos com uma ou duas pessoas com quem você tem afinidade e se sente bem a tentar se aproximar de vários colegas com quem você não possui afinidade nenhuma.
4 – Prepare uma introdução para a sua conversa
É importante que você se prepare para iniciar uma conversa. Em geral, o nervosismo impede muitas pessoas introvertidas de falar de um modo mais natural. A dica, nesse caso, é treinar sua conversa em frente ao espelho, praticando a sua própria fala. Isso poderá ajudar bastante.
5 – Faça pequenas pausas para se acalmar
Em geral, grandes eventos com muitos profissionais podem assustar as pessoas introvertidas. Caso você se sinta muito nervoso, uma opção é fazer pequenas pausas para aliviar a pressão e a ansiedade. Ficar um tempo sozinho pode te ajudar a recuperar sua energia e disposição.
Ao contrário dos extrovertidos, os introvertidos sentem-se melhor sozinhos. Entretanto, isso não significa que pessoas mais tímidas não podem ter uma ampla rede de contatos. Muito pelo contrário. Se souberem trabalhar bem com essa característica, podem escolher os melhores contatos e, consequentemente, criar grandes amizades.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário