A dinâmica de grupo é uma das fases mais determinantes e temidas nos
processos seletivos para vagas de emprego. De acordo com a coach
Bibianna Teodori, o método identifica várias características necessárias
para o mercado de trabalho, entre elas o comportamento ético do
profissional. "São apresentadas situações que testam a flexibilidade
nesse quesito. Se ele se preocupa, por exemplo, em reduzir custos a
qualquer preço ou leva em consideração a imagem da empresa no mercado.
Além disso, hoje se busca quem saiba lidar com diferenças. Muitas vezes é
possível perceber algum tipo de preconceito só pelo jeito de olhar do
candidato", diz a especialista, coautora do livro "Coaching na Prática -
Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.
Confira algumas dicas da coach para ter sucesso nas dinâmicas:
Aposte no autoconhecimento
Quanto mais conhecemos a nós mesmos, mais existe o domínio da situação
em que estamos vivendo. Por isso, antes de uma dinâmica é importante que
o profissional reflita sobre si. Faça uma retrospectiva, analise quais
são o seus valores, pontos fortes e fracos.
Conheça a empresa na qual pretende trabalhar
Essa pesquisa deveria acontecer antes mesmo da candidatura à vaga,
porque se parte do pressuposto de que a escolha é mútua: a empresa
escolhe o candidato e este escolhe a organização.
Identifique seus valores
Pense naquilo em que você acredita e quais valores se assemelham ou vão de encontro com a organização que deseja integrar.
Descubra o estilo da empresa para não errar na roupa
Existem organizações nas quais o casual é adotado diariamente, mas, na
dúvida, o melhor é ir social: terno e gravata para os homens (sempre
prefira cores neutras, como azul ou preto) e terninho para as mulheres
(também em cores neutras). Evite usar saias, pois existem algumas
atividades que pedem liberdade de movimento e, se houver necessidade de
sentar no chão, por exemplo, a saia com certeza atrapalhará. Proibido
usar gravatas “divertidas”, decotes ou roupas muito justas.
Desenvolva algumas "competências unânimes"
Embora as dinâmicas sejam adaptadas para as necessidades específicas de
cada empresa, existem atributos que, em geral, são desejáveis em
qualquer área de atuação. Entre as qualidades procuradas estão a
capacidade de negociação e de persuasão. Portanto, comunicar-se bem é
fundamental para ser aprovado nas seleções.
A boa comunicação também envolve o poder de análise e de síntese, o que
requer a compreensão adequada do cenário definido na dinâmica. Dessa
maneira, é preciso estudar com antecedência os valores da companhia e o
segmento em que atua, para não titubear na hora de sugerir estratégias
de negócio em um exercício proposto.
Não tenha medo de mostrar quem você é
Antes, era comum nas dinâmicas serem analisadas algumas situações
hipotéticas, como, por exemplo, decidir em grupo o que levar para uma
excursão à lua ou para um refúgio subterrâneo. Hoje, as questões a serem
resolvidas estão bem mais próximas da realidade, como a criação de um
produto ou serviço para a organização.
O processo antigamente era muito chato e sem conteúdo. Avaliava muito
as aparências e pouco o que movia, de fato, os desejos mais profundos do
profissional. Agora, entretanto, as dinâmicas são muito mais criativas,
mais envolventes, mais participativas. São reveladoras daquilo que cada
um traz consigo. Então, você tem uma ótima oportunidade para mostrar
quem você é, o seu valor, e conquistar a tão desejada posição
profissional.
G1 SP
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