Seguem algumas regras básicas de como
melhorar nosso trato pessoal e possibilitar relacionamentos mais
saudáveis, comunicativos e produtivos, em qualquer ambiente:
- Cumprimente as pessoas. Nada há tão agradável e animado, quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de “sorrisos amáveis”.
- Sorria para as pessoas. Acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
- Chame as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome.
- Seja amigo prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.
- Seja cordial. Fale e haja com toda sinceridade.
- Interesse-se sinceramente pelos outros.
- Seja generoso ao elogiar, cauteloso ao criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros.
- Considere os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o da outra pessoa, e o lado de quem está certo.
- Ouça, aprenda e saiba reconhecer o valor dos outros.
- Preste favor, sem esperar nada em troca.
- Ao dizer “não”, o faça com delicadeza.
- Se abstenha em devolver um ataque verbal. Nessas horas, é melhor ficar calado do que dizer bobagens e alterar os ânimos.
- Não se meta onde não é chamado, a não ser que suas responsabilidades o obriguem a tal.
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Jamais passe comentários negativos.
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