Muitas críticas e poucos elogios podem acabar com a disposição do
profissional no ambiente de trabalho. Quando a bronca é injusta, a
situação pode ficar ainda pior. Mas o funcionário que sabe questionar as
críticas pode transformar a raiva em uma relação profissional melhor.
Segundo Beth Taylor, consultora de carreiras do PayScale, o
profissional precisa ter um bom "jogo de cintura" para aprender a
conviver com o chefe crítico. "Às vezes, é o empregado que terá que
determinar o quanto a crítica é construtiva ou injusta", diz.
Considere as críticas
O primeiro passo para lidar com as críticas no trabalho é se afastar do
ego e de todos os sentimentos negativos e pessoais que o profissional
possa ter contra o gestor. Um chefe rude, que normalmente critica seus
funcionários e quase não faz elogios, não possui liderança e habilidades
interpessoais, mas isso não signifca que sua percepção de qualidade de
trabalho seja errada, segundo Beth Taylor.
O profissional precisa pensar em críticas específicas, ser objetivo e
procurar a sua validade. Ele pode tentar responder a algumas perguntas
como "existe algo que pode ser melhorado?" e "é possível aprender com a
experiência?'". Se as respostas forem positivas, ele pode tentar
entender o fundamento das críticas e melhorar.
Críticas injustas
Se as críticas realmente forem injustas, o profissional pode conversar
com o chefe. O ideal é evitar o confronto direto com frases como "você
foi injusto comigo". A melhor opção é discutir a situação e não o
comportamento do chefe.
De acordo com Beth, não existe nenhuma garantia de que o gestor será
receptivo, mas se o funcionário juntar seus bons resultados e mostrar
como está ajudando a empresa, ele pode ter sucesso na conversa.
Lidando com o estresse
Chefes muito críticos e que não são abertos para sugestões causam
grande estresse na equipe e ainda podem prejudicar a produtividade e os
resultados. Segundo a American Psychological Association (APA), o que
causa estresse emocional em uma pessoa pode não ser tão impactante para
outra, por isso é importante que o profissional analise realmente o que
causa esse estresse.
Se a resposta for o chefe, a melhor opção para resolver o problema é
conversar e tentar uma boa convivência. A possibilidade de ter essa
discussão já vai deixar o funcionário com mais energia emocional e mais
dedicado ao trabalho, segundo Beth.
Fonte: G1 SP
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