Manter o contato com outros profissionais para troca de experiência e
oportunidades é um hábito bastante recomendado para crescer na carreira.
Na hora de fazer networking, portanto, todo cuidado é pouco. Um
levantamento da OfficeTeam, empresa de recrutamento de trabalhadores
temporários, identificou os principais erros cometidos por profissionais
- e as melhores formas de evitá-los.
Para 42% dos mais de 300 executivos americanos entrevistados, o
principal equívoco é não pedir ajuda quando necessário. "Muitas vezes,
as pessoas não pedem ajuda para aqueles na sua rede por vergonha, ou
porque acham que podem ter sucesso sozinhos", diz o diretor executivo da
OfficeTeam, Robert Hosking. "Mas na hora de procurar um emprego novo ou
construir sua visibilidade, toda conexão é importante".
Não manter o contato frequente com a rede é o segundo erro mais comum,
citado por 28% dos participantes. Como solução, o contato on-line surge
na preferência de 47% dos respondentes, que consideram essa a forma mais
eficiente de manter contatos ativos. Já 24% acham um almoço ou café
mais interessante. Hosking reforça que os encontros físicos não devem
ser completamente substituídos pelos virtuais. "Essas reuniões permitem
que você associe um rosto ao nome, e assim fica mais fácil causar uma
impressão memorável". Participar de eventos profissionais (13%) e de uma
associação da sua área (11%) também são sugestões importantes, segundo
os executivos.
Outros erros que merecem atenção incluem não agradecer pela ajuda dos
outros (17%), não oferecer auxílio quando outros precisam (7%) e
'queimar o filme' com empregadores anteriores (6%). Para contornar os
riscos, a OfficeTeam recomenda ainda manter o networking constante, e
não apenas em momentos de necessidade, e ter agilidade para responder e
retomar contatos após encontros.
G1 SP
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