sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Ifba abre 60 vagas para curso técnico gratuito em Salvador

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu inscrições para 60 vagas em um curso técnico gratuito em Salvador. O processo seletivo é destinado para jovens e adultos com idade a partir de 18 anos, que já concluíram o ensino fundamental. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Ifba e pagar uma taxa de R$ 30. Caso o candidato comprove que concluiu o ensino fundamental na rede pública de ensino, ele pode solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição, que cai para R$ 3. Nesse caso, é necessário fazer inscrição até o dia 21 de agosto e apresentar os documentos exigidos em edital.

O curso técnico de saneamento faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Dentro dos 50% destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12, 50% das vagas são para os que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ainda há oportunidades pelas cotas sociais para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total. Mais informações pelo telefone 2102-9442.

SeleçãoO Processo Seletivo para essa modalidade é diferenciado e consiste no preenchimento de questionário socioeducativo, disponível no ato da inscrição, além de participação em palestra informativa e redação, previstas para o dia 7 de dezembro, das 8h às 12h30.Posteriormente, os melhores classificados serão convocados para entrevista, com o intuito de definir o perfil socioeconômico e pedagógico.

FormaçãoO curso técnico de saneamento é predominantemente noturno, facilitando o cotidiano do estudante que trabalha durante o dia. Com duração de três anos e meio, essa formação prioriza a elaboração de alternativas que reduzam os impactos negativos sobre o meio ambiente, com destaque para os centros urbanos, tendo como foco a sustentabilidade.Um profissional formado pelo IFBA será capaz de executar ações sustentáveis pertinentes ao desenvolvimento de tecnologias para a melhoria da qualidade da água, do abastecimento público, da condução e do tratamento do esgoto sanitário, bem como da gestão dos resíduos sólidos.

Além de aulas teóricas e práticas, são oferecidos estágios em diversas empresas e outras instituições de ensino, através de projetos em que os estudantes podem atuar como bolsistas, como a Jornada de Engenharia Sanitária e Ambiental (Jesam).

iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário