A procura por uma oportunidade no mercado de trabalho está cada vez
mais acirrada, com muitos profissionais buscando a mesma vaga. Além
disso, a internet e as rede sociais vêm mudando a forma como as empresas
recrutam seus talentos, com o uso cada vez maior de ferramentas
on-line.
E como o profissional pode se destacar entre tantos? Como deixar seu perfil profissional mais atrativo e ser visto?
Especialistas ouvidos pelo G1 ressaltam que os
candidatos devem manter um perfil e um currículo completo e objetivo.
Destacar resultados e utilizar termos da área ajudam a aumentar as
chances de ser visto.
“Os recrutadores olham muitos perfis e os mais completos e objetivos
ganham mais destaque”, afirma Fernanda Brunsizian, gerente de
comunicação do LinkedIn. Usar chavões, não mostrar resultados e ser
genérico são os erros mais comuns dos candidatos.
Para Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, é importante destacar
as realizações profissionais. “São elas que tornam um currículo muito
diferente do outro, e que podem fazer a diferença entre ser escolhido ou
não. Quanto maior riqueza e variedade de informações, mais chances ele
tem de aparecer nas buscas por palavras-chaves”, diz.
Veja 10 dicas para destacar seu perfil profissional na web:
1 – Não copie e cole o currículo
Na internet, os recrutadores não vão ver um currículo de papel,
portanto o candidato deve formatar o texto que será exibido na tela, em
blocos pequenos e utilizando indicadores visuais ou textuais. “O perfil
na internet oferece mais opções do que o tradicional currículo”, lembra
Fernanda.
2 – Foto
Enquanto no currículo a foto não é muito utilizada, na internet ela
pode ser uma boa aliada para facilitar a identificação do perfil do
profissional. Segundo Fernanda, a foto deve ser da forma que o candidato
gostaria de ser apresentado profissional para outra pessoa.
3 – Vincule resultados
Os profissionais não devem apenas citar o que já fizeram, é importante
mostrar as realizações. Publicar um exemplo do trabalho ou um resultado
expressivo, que possa ser divulgado, são boas opções.
4 – Evite jargões
É importante ficar atento ao uso de algumas palavras para definir sua
marca profissional. Utilizar palavras que todos usam não vai fazer uma
grande diferença para destacar o perfil. “As palavras que são muito
comuns acabam não representando o que o candidato faz”, completa
Fernanda.
5 – Vocabulário da área de atuação
Além de mostrar seu conhecimento na área, utilizar palavras do ramo de
atuação ajudam a melhorar a visibilidade do seu perfil na internet. Os
recrutadores procuram por meio de palavras-chave e quanto mais você
tiver, maior a sua chance de ser visto. “Todos os termos funcionam como
palavras-chave”, lembra Fernanda.
6 – Em dia com o português
Erros de português são inadmissíveis. Já que esse será o primeiro
contato do recrutador com o profissional, o português correto e
profissional é fundamental para uma primeira boa impressão. “Os
candidatos ainda deixam muitos erros de português, especialmente quando
descrevem suas próprias experiências”, comenta Abrileri.
7 – Resumo das qualificações
Informar logo no início do perfil ou do currículo quais são as
qualificações e experiência pode aumentar as chances de ser visto. “A
apresentação, quando é sucinta e objetiva, chama a atenção”, diz
Abrileri.
8 – Perfil em redes sociais e blogs
Blogs pessoais sobre assuntos diversos podem até aparecer no perfil do
profissional na internet, desde que o candidato tenha a certeza de que
isso pode ajuda-lo durante um processo seletivo. Já a divulgação de
perfis pessoais na internet, como Facebook, Instagram e Twitter, não é
recomendada. “Você pode fazer um álbum da sua família em uma página
pessoal, mas profissionalmente não tem muito a ver”, afirma Fernanda.
9 – Objetividade
“Uma das coisas que não funciona bem é ser genérico. O recrutador não
consegue entender quem é o candidato é e o que ele está procurando”, diz
Fernanda. Segundo Abrileri, é importante evitar textos longos,
subjetivos e difíceis de entender. “É sempre por meio da descrição
objetiva de suas realizações mais importantes que o profissional deve
revelar seus verdadeiros diferenciais”, ressalta.
10 – Atualização constante
Fazer um perfil profissional ou cadastrar um currículo em uma
plataforma de vagas e esquecê-lo é um dos erros mais comuns. Mesmo
estando empregado, o profissional pode deixar seu perfil atualizado,
assim quando for buscar uma oportunidade, seus dados já estão
disponíveis. “Não adianta deixar informações ultrapassadas. Alguns
acabam esquecendo de atualizar dados de contato, como celulares”, lembra
Abrileri.
Cadastro de currículo
Para os profissionais que utilizam plataformas para cadastrar seu
currículo, Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, indica o
preenchimento de todas as informações pedidas, mesmo que isso leve muito
tempo. “Antes de despertar o interesse do selecionador, ele precisa ser
encontrado no sistema. Para isso, é importante que o currículo online
seja ricamente preenchido, e o preenchimento pode se estender para mais
páginas, por ter uma estrutura diferente, inclusive de layout”, diz.
Informar o cargo pretendido também ajuda a despertar o interesse do
recrutador. No currículo on-line, o candidato pode incluir cargos
compatíveis ao que está buscando e que estejam com as nomenclaturas mais
usais no mercado.
“É por meio dos cargos e áreas mencionadas nos objetivos profissionais
dos candidatos que as empresas fazem a maior parte de suas buscas”,
completa Abrileri.
G1 SP
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