Tão importante quanto conquistar um ótimo emprego é saber mantê-lo.
Infelizmente, muitos profissionais se esquecem ou não atentam para este
detalhe essencial. Seguem algumas dicas que poderão contribuir para a
manutenção do seu trabalho:
1. Tenha padrões de excelência e trabalhe com determinação.
Estabeleça para você, metas audaciosas e não se acomode. Quem tende a
fazer pouco, cada vez menos o faz. Esteja preparado para o mercado de
trabalho e não, apenas, para a sua atual empresa. Hoje, infelizmente,
quem tem um emprego, não tem nenhum. A qualquer instante a sua empresa
pode falir, demitir ou ser vendida para outro grupo. Quando isso
acontece, há demissões em massa, objetivando “enxugar” a folha de
pagamento.
2. Invista em você.
Cursos, palestras, videoconferências, livros, revistas, internet. Hoje,
as possibilidades são infinitas. A vontade do funcionário é que costuma
ser escassa. Tenha sempre uma reserva financeira para investir em sua
carreira profissional. Desenvolva um plano de ação com metas pessoais e
profissionais.
3. Procure se diferenciar.
A concorrência é grande em todas as profissões. Há uma concentração de
profissionais nas maiores e melhores cidades do País. Procure se
diferenciar e torne-se especialista (sem perder a capacidade de ser
generalista). Em muitos casos, é preferível você se preparar para um
mestrado do que ficar fazendo cursos de pós-graduação. Avalie o que é
melhor. Se você está começando a sua carreira profissional, descubra
oportunidades de trabalho em cidades do interior. Você poderá obter
experiências maravilhosas, contribuindo para melhorar a qualidade de
vida das pessoas e ainda poupar um bom dinheiro para futuras
especializações. O custo de vida em cidades do interior é menor e não
tem engarrafamentos no trânsito.
4. Construa a sua rede de contatos.
Neste blog já fizemos inúmeros comentários sobre este tema. Nunca é
demais alertar: A vida é a arte de relacionar com pessoas. Tenha uma
agenda atualizada, compartilhe os seus conhecimentos com a sua rede e
muito cuidado com o que fala. Seja comedido nos comentários e saiba
administrar os conflitos. Caso eles ocorram, deixe uma saída honrosa
para as outras pessoas (técnicas de negociação). A vida dá voltas e
vocês poderão trabalhar juntos.
5. Aprimore as suas habilidades e competências.
Seja qual for a sua profissão, tenha uma visão ampla do mundo e aprimore
as suas habilidades de comunicação (verbal e por escrito), atendimento,
vendas, relações interpessoais e negociação. Elas são imprescindíveis
em qualquer atividade.
6. Esteja preparado para administrar as frustrações.
O mundo empresarial e social lhe cobrará sucesso. Porém, antes de
alcançá-lo, esteja preparado para enfrentar as frustrações. Mais cedo ou
mais tarde elas acontecerão. Todo nós temos saliva, vaidade, inveja,
ambição, amor, ódio e ressentimentos. Saiba compreender os seus
sentimentos e os das outras pessoas. O mercado de trabalho está cada vez
mais competitivo e a tendências de alguns profissionais, infelizmente, é
puxar o tapete daqueles que estão no poder para assumir o lugar
almejado.
Cabe ressaltar que um bom plano não garante a sua execução. Comece
com três ou quatro metas importantes e faça avaliações constantes. Ele
deve ser flexível e se adaptar às mudanças. Vá em frente e sucesso!
Informações do Blog Empregos - iBahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário